+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Talíria Petrone preside audiência para debater subsídios públicos para geração de energia a partir do carvão

Apesar de representar apenas 2,6% da geração de energia do Brasil, a modalidade é altamente insalubre e poluente, e emite 40% dos gases de efeito estufa na indústria de combustíveis fósseis

A deputada Talíria Petrone (RJ) conduziu na última quinta-feira (18.09), na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, a audiência pública “Subsídios públicos destinados à geração de energia a partir do carvão”. A parlamentar afirmou que o debate é urgente para o enfrentamento das mudanças climáticas.

“Daqui a menos de dois meses, sediaremos a COP30 e ela precisa ser o momento em que o Brasil, junto com os demais países, vão apresentar um freio global para o que vem acontecendo. Cada vez mais as temperaturas sobem, os trabalhadores ficam sujeitos a calor extremo e chuvas fortes em curto espaço de tempo já não são exceção”, disse a deputada.

A audiência é resultado de um requerimento de autoria de Talíria, que é também autora do Projeto de Lei 219/2025. A proposta legislativa acaba com as isenções fiscais e os incentivos para a produção de energia gerada a partir da queima de carvão mineral no Brasil.

Apesar de o carvão representar apenas 2,6% da geração de energia do país, ele emite 40% dos gases de efeito estufa da indústria de combustíveis fósseis, em que estão incluídos também o gás e o petróleo.

De acordo com o relatório Boom and Bust Coal 2024, publicado pelo Global Energy Monitor, em parceria com o Instituto Internacional Arayara e outras organizações especializadas, o Brasil destinou, entre 2020 e 2024, uma média anual de R$ 1,07 bilhão em subsídios à produção de eletricidade a partir do carvão mineral.

O valor representa um apoio financeiro 4,5 vezes maior do que o direcionado às energias renováveis no mesmo período, na contramão da tendência global de descarbonização e os compromissos climáticos assumidos pelo país.

“A transição energética é um pilar para o enfrentamento do aquecimento global. Temos que ter, claro, políticas no cotidiano das cidades, como adaptação e mitigação, porque a mudança do clima é uma realidade”, avalia a parlamentar.

Participaram da audiência na comissão os representantes dos seguintes órgãos e instituições: Instituto Internacional Arayara, Frente Nacional de Consumidores de Energia, Observatório do Carvão Mineral, Observatório da Mineração, Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica.

Foto: reprodução/ PSOL na Câmara

Fonte: PSOL na Câmara

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Contribution: Roadmap on the Transition Away from Fossil Fuels in a Just, Orderly and Equitable Manner

Introduction ARAYARA International Institute is a federally recognized public interest organization, a member of the National Environmental Council and the National Water Resources Council, among other collegiate bodies in Brazil, and part of Brazilian civil society. It works to promote climate justice, socio-environmental protection, and a just energy transition. Based on its activities in Brazil and Latin America, the Institute

Leia Mais »

Na mídia | Transição energética ganha nova ferramenta no Brasil

Por: plurale.com.br Em Brasília, no próximo dia 27 de abril, o Instituto Internacional Arayara apresenta a representantes de órgãos do governo, especialistas, educadores, estudantes,ativistas e profissionais de diversas áreas o Monitor de Energia, ferramenta colaborativa que traz informações técnicas importantes para o entendimento do processo de transição energética. A plataforma interativa reúne dados, análises e visualizações sobre o setor energético

Leia Mais »

Contribuições do ARAYARA para os Mapas do Caminho – COP30 apontam caminhos para a transição justa longe dos combustíveis fósseis

Introdução O Instituto Internacional ARAYARA é uma organização de utilidade pública federal, membra do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros órgão colegiados pelo Brasil, e da sociedade civil brasileira que atua na promoção da justiça climática, na defesa socioambiental e na transição energética energética justa. Com base em sua atuação no Brasil e

Leia Mais »

ARAYARA Proposes Solutions for a Just Energy Transition for the 1st Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels

Introduction The organizing team of the First Conference on Transitioning Away from Fossil Fuels (https://transitionawayconference.com/), to be held in Santa Marta, Colombia, from April 24-29, 2026, and co-sponsored by the Governments of Colombia and the Netherlands, has opened a consultation for participation in Methodological Stage 1 of the Conference. Written contributions focus on practical solutions around three thematic pillars: (i)

Leia Mais »