+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas criticam fala de Lula sobre Ibama ser contra o governo

Presidente defendeu a perfuração de bloco exploratório e disse que Petrobras tem responsabilidade e condições de explorar a região

BRASÍLIA — O Instituto Arayara reagiu às críticas de Lula (PT) ao Ibama, nesta quarta (12/2), classificando como “ofensa às autoridades ambientais” a declaração do presidente durante entrevista a uma rádio de Macapá (AP).

Ao comentar a indefinição quanto à licença ambiental e falta de resposta à análise do pedido de reconsideração da Petrobras para a perfuração de poço exploratório na bacia da Foz do Amazonas, Lula disse que o Ibama atua contra o governo na exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Na semana que vem, ou esta semana ainda, vai ter uma reunião da Casa Civil com o Ibama e nós precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que nós queremos, se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para a gente ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, reforçou Lula.

Para a Arayara, o pedido de licença não pode se resumir a um “estudo”. A organização enxerga no movimento político um incentivo à expansão da atividade de exploração de combustíveis fósseis no país, indo na contramão dos esforços que precisam ser feitos para limitar a crise climática.

“O Instituto Internacional Arayara lamenta o posicionamento do presidente da República. Para usarmos a expressão adotada pela maior autoridade do país, lenga-lenga é a postura dúbia de governantes que se dizem preocupados com o aquecimento mas não resistem ao canto da sereia do poderoso setor de combustíveis fósseis, causa maior das mudanças climáticas que ameaçam o planeta”, diz o comunicado da instituição.

Agenda no Amapá

Lula embarca amanhã (13/2) para Macapá, onde cumpre agenda até sexta. O presidente será acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), com roteiro voltado para o setor de energia.

A comitiva da presidência irá inaugurar obras de linha de transmissão e há previsão de visita às obras da Petrobras que fazem parte do licenciamento para a perfuração na Foz do Amazonas, em Oiapoque (AP).

Ibama defende atuação técnica e refuta críticas de Lula

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) também se posicionou em defesa do órgão. Em resposta às declarações de Lula, a Ascema ressaltou, em nota, que “o Ibama é um órgão de Estado, cuja missão é a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais do Brasil, e todas as suas decisões são baseadas em critérios técnicos, científicos e legais”.

A associação refutou a alegação de que o Ibama estaria “contra o governo”, enfatizando que o processo de licenciamento ambiental é conduzido de forma rigorosa e responsável, com foco na preservação da biodiversidade e no bem-estar das populações afetadas.

A Ascema também destacou as dificuldades enfrentadas pelo órgão devido ao sucateamento da gestão socioambiental, o que tem dificultado a aceleração dos processos de licenciamento.

A posição dos servidores do Ibama se opõe às declarações de Lula, que sugeriu que o órgão estivesse obstruindo os planos do governo no setor de petróleo. Para a Ascema, a interferência política nas ações do Ibama, especialmente em um processo tão sensível como o licenciamento de atividades na Bacia da Foz do Amazonas, seria prejudicial à proteção ambiental, podendo “resultar em impactos ambientais irreversíveis”.

Fonte: Eixos  Foto: reprodução Eixos: (Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Protagonismo LGBTQIA+ se destaca na defesa dos manguezais na Amazônia

O ARAYARA Amazon Climate Hub iniciou nesta quinta-feira (20) sua programação com o painel “Protagonismo LGBTQIA+ na defesa dos Manguezais no Estado do Pará”, reunindo representantes de redes e organizações amazônidas para debater a proteção ambiental e a preservação cultural na região. O evento trouxe relatos de jovens e lideranças que enfrentam desafios diários enquanto lutam pelo reconhecimento e pela

Leia Mais »

Jovens e líderanças indígenas destacam papel da Amazônia na COP30 e alertam sobre ameaças à vida e aos territórios

Enquanto a imprensa internacional discutia nesta quarta-feira (19/11) o rascunho da carta final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que reforça a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, jovens e lideranças indígenas participaram de um painel no ARAYARA Amazon Climate Hub para debater o papel central da Amazônia na implementação dessas metas. O evento

Leia Mais »

“Exploração na Foz do Amazonas é um experimento para testar a resistência estratégica das comunidades”, diz, especialista

No ARAYARA Amazon Climate Hub, a Rede Cuíra Jovens Protagonistas dos Manguezais promoveu nesta quarta-feira (19/11) o painel Nosso Mangue Tem Valor com Gente e Livre de Petróleo!. A iniciativa integra a campanha lançada em novembro por organizações e redes representativas de povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico, com foco na proteção da sociobiodiversidade e na inclusão das

Leia Mais »

A teia da influência: lobby de fósseis e agronegócio captura a política Climática em Debate no ARAYARA Hub

O futuro climático do Brasil e do planeta está sendo sistematicamente moldado pela “influência indevida” de grupos de interesse ligados ao petróleo, carvão e ao agronegócio. Essa captura dos processos decisórios, que se manifesta desde os corredores da COP até as leis nacionais, foi o tema central da mesa-redonda “Quando o lobby e a influência indevida promovem injustiça climática”, realizada

Leia Mais »