+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Alerje debate – Defensores da Terra

Em entrevista à TV Alerje, a diretora executiva da ARAYARA, Nicole Figueiredo de Oliveira, e a pesquisadora Heloísa Simão compartilharam um pouco da trajetória da instituição, que atua em diversas frentes. Elas também destacaram o lançamento oficial do Programa Defensores dos Defensores, realizado em abril deste ano.

Em 2023, pelo menos 25 ambientalistas foram mortos no país, consolidando o território brasileiro como o segundo mais perigoso para defensores da terra e do meio ambiente, atrás apenas da Colômbia. Nos últimos três anos foram registrados 1.700 (mil e setecentos) casos de ameaças, perseguições e despejos, com ativistas sofrendo ações judiciais abusivas, cujo objetivo foi silenciar os defensores e interromper a luta pela causa ambiental.

Diante desses desafios, o Instituto Internacional ARAYARA  criou Programa  Defensores dos Defensores  com o objetivo de garantir a segurança física, jurídica e humanitária de ambientalistas e líderes comunitários que enfrentam situações de vulnerabilidade e riscos em sua atuação. O programa  oferece suporte legal com acesso a advogados, treinamento de defesa e estratégias de segurança, assistência emergencial, também com recursos financeiros, para vítimas e familiares.

Para fortalecer o impacto da iniciativa, a ARAYARA também está estabelecendo parcerias com organizações nacionais e internacionais. O Programa abrange também treinamentos e capacitação, desenvolvimento de pesquisas, ações de advocay, efetivação de parcerias e realização de campanhas.

Confira  entrevista

Sobre o Instituto Internacional ARAYARA

O Instituto  Internacional ARAYARA é uma organização brasileira com 33 anos de atuação nas áreas de energia, clima e campanhas antifóssil em nível global. A instituição já evitou a emissão de mais de 3 bilhões de toneladas de CO2, salvou aproximadamente 675.000 vidas e prevenir danos econômicos estimados em 1,2 trilhão de dólares. 

Reconhecida por seu protagonismo em litigância climática, em julho deste ano, moveu uma ação civil pública inédita no Brasil contra o Governo do Rio Grande do Sul, exigindo uma transição energética justa. Já desenvolveu estudos críticos para o 4º Ciclo de Oferta Permanente, que resultou na suspensão da assinatura de blocos de exploração de petróleo na Amazônia em 2023. Iniciativas como as campanhas No Fracking Brasil, Observatório do Petróleo e Gás, Amazônia Livre de Petróleo e Monitor Oceano também fazem parte dos esforços da ARAYARA.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Organizações brasileiras enviam carta à União Europeia contra o “PL da Devastação

Na última terça-feira (28/05), um amplo coletivo de organizações da sociedade civil e comunidade científica brasileira e internacional entregou uma carta aberta a representações diplomáticas internacionais denunciando os riscos associados ao Projeto de Lei 2159/2021 — apelidado de “PL da Devastação”. O texto, que desmonta pilares da Política Nacional de Licenciamento Ambiental, propõe a flexibilização e até a dispensa da

Leia Mais »

Instituto ARAYARA promove reunião de capacitação sobre os riscos da exploração de Petróleo em Fernando de Noronha

O Instituto Internacional ARAYARA realizou, na noite de ontem (29), uma reunião de capacitação para tratar dos riscos da exploração de petróleo em Fernando de Noronha. O especialista em oceanografia e gerente de operações da ARAYARA, Vinicius Nora, e a geógrafa e chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da região, Lilian Hangae, demonstraram os perigos que

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Instituto Arayara move 5 ações contra próximo leilão de áreas de petróleo da ANP

O Instituto Internacional Arayara moveu cinco ações civis públicas, em cinco Estados diferentes, contra o próximo leilão de áreas exploratórias de petróleo e gás do Brasil em 17 de junho, pedindo ainda a exclusão de um total de 117 dos 172 blocos previstos para serem ofertados. As ações civis públicas, embasadas em estudos técnicos, apontam “altos riscos socioambientais” em blocos ofertados na

Leia Mais »