+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ANP descumpre regras em processo licitatório de leilão do Pré-Sal

Representante da ARAYARA lembra que a agência não respondeu às demandas da última rodada

Faltando menos de 30 minutos para o início da quinta audiência pública deste ano (a de nº 05/2022) do pré-edital da oferta permanente sob o regime de Partilha de Produção para exploração de petróleo no Pré-Sal a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não havia publicado as Diretrizes Ambientais referente a três blocos do certame Jade, Tupinambá, e Turmalina.

O referido processo licitatório da ANP foi publicado em 5 de janeiro de 2022 através da Resolução CNPE nº 26/2021, que autorizou a licitação de 11 blocos sob o regime de partilha de produção no sistema de oferta permanente e aprovou os parâmetros técnicos e econômicos dos blocos: Esmeralda, Água Marinha, Ágata, Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Norte de Brava, Sudoeste de Sagitário, Itaimbezinho, Turmalina, Jade e Tupinambá. Clique aqui para visualizar as áreas dos blocos.

Diversas organizações ambientalistas, entre elas a ARAYARA, o Observatório do Petróleo e Gás participaram desta audiência pública que teve como objetivo obter subsídios e informações adicionais para este pré-edital e suas minutas de contratos. Este evento ocorreu no dia 25 de março de 2022, às 14h, por meio de videoconferência e está disponível aqui.

Uma lista de 38 observações técnicas sobre a exploração foram enviadas à ANP. Os blocos atingem áreas de mar aberto nas Bacias de Santos e Campos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e parte do Espírito Santo.

Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da ARAYARA, salientou que a agência não deu retorno às demandas das organizações ambientalistas sobre a última rodada. “Expresso que todas as contribuições feitas pelo Instituto Internacional ARAYARA e por outras organizações da sociedade civil ao longo das consultas públicas da ANP, nunca receberam uma devolutiva da parte da Agência Nacional de Petróleo, tratando a consulta pública como um mero mural de recados”, evidencia.

Saiba mais sobre sobre como funciona o processo de leilões de petróleo aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Seminário na Câmara debate minerais críticos e riscos para a crise climática

No dia 11 de setembro, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou o Seminário “Minerais Críticos e Crise Climática”, reunindo especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil. O encontro discutiu os impactos da corrida global pela exploração de minerais estratégicos, como lítio, cobalto e terras raras, no contexto da transição energética. O seminário foi

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Manual de Sobrevivência: BdF lança podcast que propõe caminhos para os desafios climáticos

Produção explora possibilidades de futuro sustentável em meio à crise ambiental Já está no ar o primeiro episódio do novo projeto sonoro do Brasil de Fato. O podcast Manual de Sobrevivência propõe uma jornada pelas complexidades da crise climática e pela busca de soluções viáveis para os desafios atuais. Com apresentação da ativista socioambiental Gabi Brasiliae e do historiador e cientista político Juliano Medeiros,

Leia Mais »

ARAYARA assume cadeira no Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima durante seminário em Brasília

O Instituto Internacional ARAYARA participou do Seminário de Governança Climática, que integrou a programação do 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado na última quarta-feira (10), no Auditório da Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil e instituições internacionais, e destacou a importância da integração

Leia Mais »