+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ANP descumpre regras em processo licitatório de leilão do Pré-Sal

Representante da ARAYARA lembra que a agência não respondeu às demandas da última rodada

Faltando menos de 30 minutos para o início da quinta audiência pública deste ano (a de nº 05/2022) do pré-edital da oferta permanente sob o regime de Partilha de Produção para exploração de petróleo no Pré-Sal a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não havia publicado as Diretrizes Ambientais referente a três blocos do certame Jade, Tupinambá, e Turmalina.

O referido processo licitatório da ANP foi publicado em 5 de janeiro de 2022 através da Resolução CNPE nº 26/2021, que autorizou a licitação de 11 blocos sob o regime de partilha de produção no sistema de oferta permanente e aprovou os parâmetros técnicos e econômicos dos blocos: Esmeralda, Água Marinha, Ágata, Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Norte de Brava, Sudoeste de Sagitário, Itaimbezinho, Turmalina, Jade e Tupinambá. Clique aqui para visualizar as áreas dos blocos.

Diversas organizações ambientalistas, entre elas a ARAYARA, o Observatório do Petróleo e Gás participaram desta audiência pública que teve como objetivo obter subsídios e informações adicionais para este pré-edital e suas minutas de contratos. Este evento ocorreu no dia 25 de março de 2022, às 14h, por meio de videoconferência e está disponível aqui.

Uma lista de 38 observações técnicas sobre a exploração foram enviadas à ANP. Os blocos atingem áreas de mar aberto nas Bacias de Santos e Campos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e parte do Espírito Santo.

Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da ARAYARA, salientou que a agência não deu retorno às demandas das organizações ambientalistas sobre a última rodada. “Expresso que todas as contribuições feitas pelo Instituto Internacional ARAYARA e por outras organizações da sociedade civil ao longo das consultas públicas da ANP, nunca receberam uma devolutiva da parte da Agência Nacional de Petróleo, tratando a consulta pública como um mero mural de recados”, evidencia.

Saiba mais sobre sobre como funciona o processo de leilões de petróleo aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Organizações criticam extensão de subsídios a usinas de carvão mineral

Lei que mantém subsídios públicos para as usinas termelétricas a carvão minera foi aprovada no primeiro dia útil depois do final da COP30 Organizações ambientais e associações de consumidores criticaram a manutenção até 2040 de subsídios públicos para as usinas termelétricas a carvão mineral. A decisão consta na Lei 15.269, chamada de Marco Regulatório do Setor Elétrico (2025), aprovada na segunda

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: La energía solar está ganando terreno en las inversiones públicas mientras que los biocombustibles están perdiendo impulso.

Las inversiones públicas en Brasil revelan desequilibrios en la transición energética. Mientras la energía solar avanza con apoyo financiero y fiscal, los biocombustibles pierden recursos y el petróleo continúa beneficiándose de préstamos e incentivos gubernamentales. La energía solar se consolida como una de las principales apuestas de Brasil para ampliar su participación de mercado. Fuentes renovables en la red eléctricaSin embargo,

Leia Mais »

Derrubada do veto empurra Brasil à devastação, afirma Instituto Arayara

O Instituto Internacional ARAYARA manifesta extrema preocupação com a derrubada de todos os itens do Veto 29/2025 que foram apreciados hoje, classificando a atitude do Congresso como uma “negociação de vidas” que fragiliza a proteção socioambiental e inviabiliza o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil na COP30. A ARAYARA reforça que a sanção da Presidência com veto parcial já

Leia Mais »