+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

“Ambientalistas estão de luto”, diz diretor da ARAYARA sobre licença concedida à Petrobras para explorar a Foz do Amazonas

Nesta terça-feira (21), o Instituto Internacional ARAYARA participou do seminário promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Observatório do Clima — rede da qual é integrante — na Câmara dos Deputados. O debate expôs as contradições da atual política energética e ambiental do Brasil em um momento decisivo, com o país se preparando para sediar a COP30 em Belém.

Durante o debate, o diretor da ARAYARA e conselheiro do Conama, Juliano Bueno de Araújo, criticou a recente licença concedida pelo Ibama à Petrobras para perfuração de um poço de petróleo na foz do rio Amazonas. Segundo ele, a medida “fere a coerência climática do país, aprofunda a dependência do petróleo e contribui para o caos climático”.

Juliano lembrou que a Petrobras já responde por 29% da expansão de combustíveis fósseis na América Latina, consolidando-se, nas palavras dele, como a “líder da não-transição energética” na região.

O especialista também apontou outros retrocessos recentes, como o subsídio de R$ 50 bilhões à queima de carvão mineral e o último leilão de blocos do pré-sal, que aconteceu ontem (22) no Rio de Janeiro e teve cinco blocos arrematados (dos sete blocos ofertados). “Os ambientalistas estão de luto. Estamos nos tornando o quarto maior exportador de CO₂ e metano do mundo”, afirmou.

Alerta para retrocessos no licenciamento ambiental

A ARAYARA reforçou ainda a preocupação com a possível derrubada dos vetos presidenciais à nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental, o que poderia fragilizar ainda mais a proteção ambiental no país. A coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima, Sueli Araújo, alertou que a flexibilização proposta representa um “licenciamento automático”, sem a devida análise técnica de impactos, ampliando o risco de desmatamento e emissões.

Atualmente, o desmatamento responde por 46% das emissões brutas de gases de efeito estufa do Brasil, segundo o Observatório do Clima.

Confira seminário

 

Desafios para a COP30

O coordenador de política internacional do Observatório do Clima, Cláudio Ângelo, criticou o atraso na entrega das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), metas de redução de emissões previstas no Acordo de Paris. Segundo ele, mesmo com prorrogações concedidas pela ONU, apenas 62 dos 197 países signatários apresentaram suas metas — entre eles, os maiores emissores globais.

Ângelo destacou que a COP30 será decisiva para pressionar por compromissos mais ambiciosos e coerentes com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

“A Agência Internacional de Energia já deixou claro: se levamos a sério a meta de 1,5°C, não pode haver novos projetos de petróleo, gás ou carvão a partir de 2021. Infelizmente, parece que esqueceram de dar esse recado no Palácio do Planalto”, afirmou.

Momento decisivo para o Brasil

Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), a COP30 representa uma oportunidade de “contestação e reflexão em meio a um cenário de profundas contradições”. Já o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), enfatizou a importância da mobilização da sociedade civil e do simbolismo de realizar a cúpula climática na Amazônia.

“A COP30 é uma chance de reafirmar o papel do Brasil na liderança climática global e de fazer valer uma agenda que enfrente de fato a crise climática com justiça social e ambiental”, defendeu.

O seminário também discutiu temas como racismo ambiental, justiça climática e restauração florestal, reforçando a necessidade de integrar direitos humanos, políticas públicas e transição energética justa.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na mídia | Questionamentos judiciais fazem ANEEL adiar homologação do leilão de térmicas a combustíveis fósseis

FIESP e CNI criticam o certame e pedem para acompanhar o processo no TCU; Arayara pede ao tribunal a exclusão de usinas a carvão do processo. Por ClimaInfo 17/05/2026  Continua o imbróglio envolvendo o leilão de reserva de capacidade (LRCAP) de 2026, que contratou usinas a gás fóssil, carvão, óleo combustível e diesel, e só é elogiado pelas empresas que

Leia Mais »

Brazilian Federal Court Sets Historic Climate Precedent in Coal Power Plant Licensing Case

Brazil has just reached a historic milestone in climate and environmental litigation. In an unprecedented ruling, the Federal Court of Rio Grande do Sul determined that climate impacts and greenhouse gas (GHG) emissions must be formally considered as mandatory criteria in the environmental licensing process for a coal-fired power plant. The decision was issued in a public civil action filed

Leia Mais »

Justiça cria precedente histórico ao exigir análise climática para renovação da licença da Usina Candiota III

O Brasil acaba de registrar um marco inédito na Justiça climática e ambiental. Uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul reconheceu, pela primeira vez, que os impactos climáticos e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) precisam fazer parte obrigatoriamente da análise para renovação da licença ambiental de uma usina termelétrica a carvão mineral. A decisão

Leia Mais »

Na Mídia | LRCAP 2026: relatório pede suspensão e PF investiga leilão de energia

Documento aponta indícios de cartel, sigilo de cálculos e impacto bilionário na tarifa; especialistas defendem alternativas limpas ao modelo de térmicas fósseis Por: painelpolitico.com Na tarde desta quarta-feira (6), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados recebeu um relatório explosivo: o deputado federal Danilo Forte (PP-CE) recomenda a suspensão imediata do Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 (LRCAP), a não homologação

Leia Mais »