+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Abraham Weintraub: o ministro que odeia a expressão “povos indígenas”

Na reunião ministerial de 22 de abril, cuja divulgação é alvo de disputa judicial entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Sérgio Moro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que “odeia” a expressão “povos indígenas”.

Weintraub teria dito ao presidente Jair Bolsonaro e seus colegas que repudia a expressão porque todos são “o povo brasileiro”. A informação é da coluna de Rubens Valente, do portal UOL.

A expressão “povos indígenas” é usada há anos por lideranças, organizações indígenas, como a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), uma das principais no país, e documentos internacionais, como a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Que o governo Bolsonaro despreza os povos indígenas já está claro. Que a FUNAI está sendo desmontada, também. Que o ministro do Meio Ambiente está incentivando o garimpo em terras indígenas, também. A novidade, agora, é a “opinião” de quem comanda a pasta da Educação.

O que esperar (mais) de um governo como este?

Reforçamos nosso repúdio não apenas às declarações de Abraham Weintraub, mas ao desmonte que está sendo promovido no país.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Protagonismo LGBTQIA+ se destaca na defesa dos manguezais na Amazônia

O ARAYARA Amazon Climate Hub iniciou nesta quinta-feira (20) sua programação com o painel “Protagonismo LGBTQIA+ na defesa dos Manguezais no Estado do Pará”, reunindo representantes de redes e organizações amazônidas para debater a proteção ambiental e a preservação cultural na região. O evento trouxe relatos de jovens e lideranças que enfrentam desafios diários enquanto lutam pelo reconhecimento e pela

Leia Mais »

Jovens e líderanças indígenas destacam papel da Amazônia na COP30 e alertam sobre ameaças à vida e aos territórios

Enquanto a imprensa internacional discutia nesta quarta-feira (19/11) o rascunho da carta final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que reforça a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, jovens e lideranças indígenas participaram de um painel no ARAYARA Amazon Climate Hub para debater o papel central da Amazônia na implementação dessas metas. O evento

Leia Mais »

“Exploração na Foz do Amazonas é um experimento para testar a resistência estratégica das comunidades”, diz, especialista

No ARAYARA Amazon Climate Hub, a Rede Cuíra Jovens Protagonistas dos Manguezais promoveu nesta quarta-feira (19/11) o painel Nosso Mangue Tem Valor com Gente e Livre de Petróleo!. A iniciativa integra a campanha lançada em novembro por organizações e redes representativas de povos extrativistas e comunidades costeiras do litoral amazônico, com foco na proteção da sociobiodiversidade e na inclusão das

Leia Mais »

A teia da influência: lobby de fósseis e agronegócio captura a política Climática em Debate no ARAYARA Hub

O futuro climático do Brasil e do planeta está sendo sistematicamente moldado pela “influência indevida” de grupos de interesse ligados ao petróleo, carvão e ao agronegócio. Essa captura dos processos decisórios, que se manifesta desde os corredores da COP até as leis nacionais, foi o tema central da mesa-redonda “Quando o lobby e a influência indevida promovem injustiça climática”, realizada

Leia Mais »