+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Dia de celebrar a colheita do arroz agroecológico

Parte da área da produção estava ameaçada pelo projeto da Mina Guaíba

Todos devemos comemorar nesta 19ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, que é celebrada hoje, dia 18 de março, na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), localizada na região metropolitana de Porto Alegre, o arquivamento da Mina Guaíba pelo órgão ambiental do Rio Grande do Sul.

O projeto que pretendia fazer a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina, a Mina Guaíba, pegaria parte da área de plantio do arroz orgânico da região. A notícia do encerramento oficial do processo de licenciamento ambiental da Mina Guaíba no último dia 14, chegou como mais um motivo de comemoração para os produtores.

Muitos agricultores estavam apreensivos com relação a instalação da mina e do polo carboquímico. A Copelmi pretendia realocar aos poucos os moradores da área, que precisariam conviver por anos com problemas como explosões, falta de água e a contaminação provocada pelas micropartículas que o carvão mineral liberaria no ar. Agora, eles terão mais segurança para investir no assentamento e na produção desse produto que alimenta o mercado local e nacional.

Na live do evento transmitido pelo youtube o MST descreve “Os Sem Terra celebram esse momento com a sociedade gaúcha e brasileira, pois essa é uma construção coletiva das cooperativas e das famílias assentadas. A produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do lucro.“

A Arayara.org e demais integrantes do Observatório do Carvão Mineral conferiram de perto o quão relevante é o trabalho dos produtores da região. Não é à toa que os assentamentos são os maiores produtores do cereal orgânico na américa latina, é fruto de muita persistência, trabalho e dedicação.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ibama nega licença para usina térmica bilionária de “rei do gás”

Projeto da UTE Brasília, da Termo Norte, prevê 1.470 MW de potência instalada; autarquia ambiental citou impactos para escola e para rio no DF Com 1.470 MW (megawatts) de potência e usando gás natural, o projeto é orçado em R$ 6,5 bilhões e tem como sócio o empresário baiano Carlos Suarez, conhecido como “rei do gás”. Com o indeferimento, a UTE Brasília fica impedida

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ibama nega licença para usina termelétrica em Brasília por inviabilidade ambiental

A poucos dias da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu a Licença Prévia da Usina Termelétrica (UTE) Brasília, planejada para funcionar com gás natural fóssil e potência de 1.470 MW no Distrito Federal. A decisão, fundamentada no Parecer Técnico nº 132/2025-Coert/CGTef/Dilic, apontou a inviabilidade ambiental e

Leia Mais »

Workshop da presidência da COP30 discute soluções climáticas baseadas no oceano

No dia 15 de outubro de 2025, o Instituto Internacional ARAYARA participou do workshop “Mutirão Azul: Acelerando Soluções Climáticas Baseadas no Oceano”, organizado pela presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O encontro reuniu representantes da sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais, academia, investidores e órgãos governamentais envolvidos com as agendas de oceano e clima, e

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ibama barra usina que ameaçava escola rural e rio no DF

Parecer aponta inviabilidade ambiental do projeto da UTE Brasília O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou um parecer nesta quarta-feira (15) indeferindo a licença prévia para a instalação da Usina Termelétrica de Brasília (UTE). A decisão reconheceu a inviabilidade ambiental e locacional do empreendimento. O projeto previa a construção da UTE  na Fazenda Guariroba, localizada entre

Leia Mais »