+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

A reportagem de M. Gonzatto sobre a Mina Guaíba (ZH;18-19/01/20) reabre a discussão sobre a ‘mina’ de problemas ambientais. Fomentar esse empreendimento anula esforços mundiais ao combate das mudanças climáticas. Os incêndios na Austrália ligam sinais de alerta, com grande perda de vida humana, fauna e flora, onde o carvão mineral é importante fonte da matriz energética. Precisamos considerar os fatos mundiais.
Busco alertar a sociedade, pois, a discussão precisa ser democrática e racional. Não haverá lucro financeiro sustentável por vários motivos, muitos apontados por Gonzatto. Abrir mão dos subprodutos da mineração será optar pela transição energética e possibilitar o desenvolvimento sustentável territorial para as próximas gerações.

Quando a empreendedora Copelmi fala nos empregos que criará não fala na qualidade dos mesmos. Nossa população merece trabalho que gere evolução através de meios sustentáveis. Sr. Governador, subsidie a construção de usinas de energia eólica e solar fotovoltaica. Amplie a participação da energia renovável na matriz energética do RS. Se precisamos importar insumos para nossa produção (como cita a reportagem), ainda é mais barato que sofrer impactos ambientais irreversíveis.

No contexto ambiental e da saúde pública, caso licenciada a mina, o sítio designado perderia 2 mil ha da cobertura vegetal atual. Por estar perto da região metropolitana e contígua ao Parque Delta do Rio Jacuí, há uma série de peculiaridades à ecologia do local. Esta seria impactada por obras que alterariam os padrões de drenagem, afetando o lençol freático, entre outros complexos problemas será o aumento da poluição do ar pela poeira química fina, produzida pela mineração. Mesmo com tecnologias modernas a poeira no ar é conhecida em regiões que contêm minas de carvão. Antes de fomentar a exploração de mais uma fonte fóssil de energia, vamos investigar cientificamente os impactos ambientais.

Eloisa de Moraes
Ambientalista e Dra. em Planejamento Urbano e Regional

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Consultoria: Pessoa Mobilizadora Socioambiental – Belém, PA

Consultoria: Pessoa Mobilizadora Socioambiental – Belém, PA O Instituto ARAYARA busca uma pessoa mobilizadora socioambiental para fortalecer o trabalho de advocacy da instituição em nível regional, nacional e internacional, promovendo campanhas, encontros, oficinas e visitas a comunidades para incentivar o engajamento com temas climáticos, visto o contexto COP30 e a absoluta necessidade de maior participação social.   A atuação será

Leia Mais »

Vaga: Assistente de Operações Administrativas – Belém, PA

Vaga: Assistente de Operações Administrativas – Belém, PA O Instituto ARAYARA busca uma pessoa assistente de operações administrativas para apoiar a gestão e funcionamento de um espaço que receberá atividades institucionais e eventos. O papel envolve organização logística, suporte a fornecedores e equipes, além de garantir o bom funcionamento do ambiente. Principais responsabilidades: ●  Auxiliar na organização diária do espaço,

Leia Mais »

Termo de Referência – Designer de Espaço para Eventos (PJ, prazo determinado)

O Instituto ARAYARA busca uma pessoa designer de espaço para eventos para atuar no desenvolvimento, planejamento e organização de um ambiente destinado a atividades institucionais e programações diversas. O trabalho envolverá desde a concepção do layout até a implementação de soluções que garantam funcionalidade, acessibilidade e experiência imersiva para visitantes e participantes.   Principais responsabilidades:      ●  Desenvolver o

Leia Mais »

Termo de Referência – Contratação de Pessoa Estagiária ou Bolsista em Incidência Política/Advocacy

1. Cargo Desejado Pessoa estagiária em incidência política/advocacy 2. Perfil Desejado Formação acadêmica: Cursando graduação em Ciência Política, Direito, Gestão Ambiental, Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia ou áreas correlatas. Experiência prévia (profissional ou voluntária): Atuação em política institucional, cooperação internacional, movimentos sociais, assessoria parlamentar, organizações da sociedade civil ou órgãos públicos; Participação em campanhas ou monitoramento de políticas públicas. Conhecimentos

Leia Mais »