+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Último dia dos Diálogos Amazônicos traz “Marcha Amazônia Livre de Petróleo #Salve a Costa Amazônica, Diga Não ao Petróleo”

Programação contra o Petróleo no bioma amazônico segue por todo o dia no Centro de Eventos do Hangar em Belém-PA

Acontece hoje, domingo, dia 06 de agosto de 2023, na última etapa dos Diálogos Amazônicos, evento que antecede a Cúpula da Amazônia em Belém do Pará, uma mobilização social e cultural chamada “Marcha Amazônia Livre de Petróleo #Salve a Costa Amazônica, Diga Não ao Petróleo”. O ato, que se inicia às 10h30 em frente ao Hangar, representa um clamor por medidas concretas para evitar a exploração de petróleo e gás na Pan-Amazônia e de forma veemente se colocar contra a exploração, especialmente na Foz do Rio Amazonas, e em toda a Margem Equatorial Brasileira.

O evento reúne ativistas, ambientalistas, comunidades tradicionais e diversos setores da sociedade em um ato simbólico que expressa a urgência de preservar esse bioma único e essencial para o equilíbrio do nosso planeta. Organizado pelo Instituto ARAYARA dentro das ações de sua campanha nacional #MarSemPetróleo juntamente com parceiros como o Instituto Mapinguari, Observatório do Marajó, Utopia Negra Amapaense, Purpose Brasil, Engajamundo e Observatório do Petróleo e Gás, entre outros, a marcha contará com apresentações artísticas e muita informação.

Segundo a mobilizadora Flávia Guedes da frente de bacias hidrográficas e oceanos do Instituto Mapinguari, explorar combustíveis fósseis vai na contramão dos acordos internacionais de enfrentamento à crise climática, em um momento de preocupação global.

“Os impactos que a atividade de exploração gera são irreversíveis, e seus danos não estão relacionados somente ao derramamento de petróleo. Precisamos que a Amazônia seja reconhecida e que o desenvolvimento seja baseado nos verdadeiros potenciais sustentáveis que já possuímos que não se aliam a atividades exploratórias e degradantes”, comenta Flávia.

Já João Meireles – Secretário executivo do Observatório do Marajó – diz que tem posição contrária à exploração na costa Amazônica devido ao perigo inerente à atividade “como em caso de acidente e possível vazamento” além de alertar que é necessário reduzir e não aumentar a produção de combustíveis fósseis para conter a emergência climática.

“Nós populações tradicionais já vivenciamos a emergência climática, explorar petróleo a essa altura vai contra a manutenção da dinâmica de vida e território, vai contra nossa existência, visto que hoje já sofremos com sumiço de espécie de animais, mudanças nas safras de colheita entre outras. Sendo emergente pensar um desenvolvimento e matriz energética que esteja alinhado com a preservação e a manutenção da natureza, e isso só é possível criando alternativas junto às comunidades tradicionais” reforça João.

“Eu conheço a Amazônia Azul e a importância do manguezal, eu sei porque tem muito peixe em certas áreas e a relevância disso, sou de área de RESEX (Reserva Extrativista) e precisamos fazer o link do quanto isso é ameaçado pela exploração de combustíveis fósseis. A comunicação do conhecimento tradicional e também do científico é fundamental para a conscientização” comenta a mestre em oceanografia Kerlem Carvalho, do Instituto ARAYARA.

A programação no Hangar em Belém, durante todo o dia de hoje, promete reunir vozes poderosas na luta pela proteção da Amazônia contra a exploração de petróleo e gás, nessa região tão vital para o equilíbrio do planeta. Confira os eventos que compõem a programação deste domingo:

08:00 – Sala 12

Um olhar sobre os efeitos das mudanças climáticas na Costa Norte e Nordeste do Brasil

09:00 – Sala 12

Oficina de cartazes para a Marcha #AmazoniaLivreDePetroleo

10:30 – Em frente ao Hangar

Marcha Amazônia Livre de Petróleo #Salve a Costa Amazônica, Diga Não ao Petróleo

14:00 – Sala 04

Transição energética na Amazônia: desafios e oportunidades para um futuro urbano e interurbano sustentável

16:00 – Sala 08

Por que não queremos a exploração de Petróleo na Foz do maior Rio do mundo

18:00 – Hotel Ibis Styles Belém Hangar (Sala Ver o Rio, Mezanino)

Adiar ou acelerar o fim do mundo? A ameaça do petróleo e do gás na Pan-Amazônia

Toda a população está convidada a participar desse importante dia de eventos, que buscam sensibilizar para a preservação da Amazônia e a busca por alternativas energéticas sustentáveis, rechaçando a continuidade do avanço do Petróleo e Gás Fóssil. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais equilibrado e justo para a amazônia!

Aproveite e assine a petição #SalveaCostaAmazonica clicando aqui!

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato