+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Juventude de Loreto se une no combate ao fracking

Duas capacitações foram realizadas pela COESUS em um colégio de Loreto/MA

 

O que é o fracking?

 

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A história mostra que a juventude brasileira sempre esteve presente nos momentos mais importantes de luta e transformação do país. Seja nas manifestações pelas Diretas Já, nas Ocupações de 2016 ou nas recentes Greves Globais pelo clima, os jovens têm sido protagonistas na busca por um futuro melhor.

No dia 26 de setembro de 2022, a COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, realizou duas capacitações na Escola Paulo Freire, na cidade de Loreto, Maranhão. A ação contou com a participação de mais de 200 alunos. Os analistas técnicos Helena, Dalcio e Esmeralda estiveram presentes e aproveitaram a oportunidade para divulgar informações a respeito do fracking e engajar os jovens na causa climática.

As capacitações duraram cerca de duas horas cada e teve a participação interessada dos estudantes. Entre os tópicos abordados, estava a relevância da juventude na construção de um futuro justo e sustentável. O que se reflete no fato de que são essas pessoas que serão impactadas pelas mudanças climáticas no futuro próximo.

 

Estudantes da Escola Paulo Freire ao fim da capacitação.

 

Dalcio Costa, ativista da COESUS, ressaltou a importância de conscientizar e empoderar os jovens sobre o futuro que desejam. Segundo Dalcio:

“Conscientizar é dar o empoderamento aos jovens sobre qual futuro eles querem. É garantir o futuro da vida”.

A COESUS e os analistas técnicos destacaram a importância de incentivar a participação da juventude em momentos de transformações como o vivido nos dias atuais nas questões ambientais. Capacitações e diálogos como os realizados na Escola Paulo Freire são essenciais, segundo a coalizão, para ampliar a conscientização e o engajamento dos jovens nas causas em prol do clima e do meio ambiente.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas entram com ação para interromper perfuração da Petrobras na Margem Equatorial

Oito organizações e redes dos movimentos ambientalistas, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira, 22, com uma ação na Justiça Federal do Pará contra o Ibama, a Petrobras e a União, pedindo anulação do licenciamento do bloco FZA-M-59, que permitiu à Petrobras iniciar a perfuração de petróleo na bacia sedimentar da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira.

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: NGOs sue to suspend Petrobras drilling in the Foz do Amazonas basin and challenge Ibama’s license, focusing on environmental impact and traditional peoples.

NGOs file a lawsuit in the Federal Court of Pará to block Petrobras’ drilling in the Foz do Amazonas basin, alleging environmental risks and questioning the license granted by Ibama. This Wednesday (22), a group of NGOs filed a public civil action in the Federal Court of Pará to suspend drilling of oil by Petrobras in the Foz do Amazonas basin. According to information

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ONGs vão à Justiça pedir anulação do aval à exploração do petróleo na Foz do Amazonas

Ação movida na Justiça Federal do Pará pede liminar para suspender perfuração Oito organizações não-governamentais, incluindo redes do movimento ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais, entraram na quarta-feira com uma ação na Justiça Federal do Pará pedindo a anulação do aval à exploração do petróleo na Foz do Amazonas. A licença à estatal foi concedida pelo Ibama no último

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Federal do Pará contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Petrobras e a União. O grupo pede a anulação do licenciamento ambiental do Bloco FZA-M-59, que autorizou a Petrobras a iniciar a perfuração de petróleo

Leia Mais »