+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Juventude de Loreto se une no combate ao fracking

Duas capacitações foram realizadas pela COESUS em um colégio de Loreto/MA

 

O que é o fracking?

 

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A história mostra que a juventude brasileira sempre esteve presente nos momentos mais importantes de luta e transformação do país. Seja nas manifestações pelas Diretas Já, nas Ocupações de 2016 ou nas recentes Greves Globais pelo clima, os jovens têm sido protagonistas na busca por um futuro melhor.

No dia 26 de setembro de 2022, a COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, realizou duas capacitações na Escola Paulo Freire, na cidade de Loreto, Maranhão. A ação contou com a participação de mais de 200 alunos. Os analistas técnicos Helena, Dalcio e Esmeralda estiveram presentes e aproveitaram a oportunidade para divulgar informações a respeito do fracking e engajar os jovens na causa climática.

As capacitações duraram cerca de duas horas cada e teve a participação interessada dos estudantes. Entre os tópicos abordados, estava a relevância da juventude na construção de um futuro justo e sustentável. O que se reflete no fato de que são essas pessoas que serão impactadas pelas mudanças climáticas no futuro próximo.

 

Estudantes da Escola Paulo Freire ao fim da capacitação.

 

Dalcio Costa, ativista da COESUS, ressaltou a importância de conscientizar e empoderar os jovens sobre o futuro que desejam. Segundo Dalcio:

“Conscientizar é dar o empoderamento aos jovens sobre qual futuro eles querem. É garantir o futuro da vida”.

A COESUS e os analistas técnicos destacaram a importância de incentivar a participação da juventude em momentos de transformações como o vivido nos dias atuais nas questões ambientais. Capacitações e diálogos como os realizados na Escola Paulo Freire são essenciais, segundo a coalizão, para ampliar a conscientização e o engajamento dos jovens nas causas em prol do clima e do meio ambiente.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato