+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Instituto Arayara Disponibiliza PLs contra os Danos da Mineração do Carvão

A mineração de carvão afeta negativamente o ecossistema como um todo, sendo uma das formas mais agressivas e poluentes de produção energética.

Ela gera danos de longa duração, impacta diretamente os recursos naturais, o habitat e as vidas de famílias que dependem destes territórios para sua sobrevivência.

Com a promessa de geração de empregos, renda e riquezas, a atividade mineradora acaba proporcionando o oposto, já que muitas famílias são afetadas pelo alto custo social que mineração de carvão gera:

  • Impactos que podem ser permanentes na saúde da população
  • Comprometimento das formas de sustento e da vida das comunidades
  • Apropriação das terras das comunidades locais
  • Deslocamento de atividades econômicas
  • Condições de trabalho perigosas e insalubres atreladas à mineração
  • E tantas outras consequências.

Para se reduzir os impactos dessa atividade – muitas vezes irreversíveis –, é necessário o aumento de restrições de instalação, exigências ambientais e fiscalização, determinando a adoção de mudanças de postura por parte das empresas mineradoras.

Estados e Municípios Contra o Carvão

Por isso, elaboramos um projeto de lei – revisado e aprovado em mais de 80 municípios do Sul do país – que impede a exploração dos territórios locais pela mineração do carvão e protege o meio ambiente e as populações que dependem destas terras para viver.

Também estendemos o PL para a esfera estadual no Rio Grande do Sul.

A população de Porto Alegre, Charqueadas, Eldorado do Sul e outros municípios do estado estão ameaçados com a possibilidade de implantação da Mina Guaíba, que terá como atividade principal a exploração de carvão mineral, mesmo com todos os malefícios da atividade.

O empreendimento é de grande impacto ambiental, uma vez que afeta o ecossistema de variadas formas, especialmente cursos d‘água, vegetações e habitações.

Nosso compromisso sempre foi preservar territórios e salvar vidas. Todos os setores, públicos e privados, precisam entender que as explorações das minas de carvão têm consequências sérias para o meio ambiente, para as formas de vida e a saúde da população. Por isso, continuamos buscando todas as maneiras de proteger os municípios impactados e suas famílias”

Nicole Oliveira, diretora do Instituto Arayara

Algumas das medidas visam proibir a exploração de locais que apresentam potencial turístico, importância paisagística ou ecológica, também sendo vedada qualquer exploração mineral dentro de bacia hidrográfica, dos locais de captação de água para abastecimento público, entre outros critérios que visam proteger os recursos naturais, as famílias locais e a segurança da população.

Nos unimos aos setores públicos, organizações e à população para proteger e evitar que esses territórios e suas famílias paguem um preço alto pelas consequências da exploração descontrolada.

BAIXE AGORA O PROJETO DE LEI E AJUDE A PROTEGER A SUA CIDADE!

BAIXE AGORA O PROJETO DE LEI E AJUDE A PROTEGER O SEU ESTADO!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

1 Comentário

  1. Olga Garcia Falceto

    Carvão nem aqui nem na China!

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA participa de eventos preparatórios da COP30 e leva experiência em justiça climática aos debates

Esta última semana de agosto foi marcada por uma intensa agenda de atividades preparatórias para a COP30, reunindo sociedade civil, governo e especialistas em clima. O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente em diferentes espaços de discussão, contribuindo com sua expertise socioambiental e trazendo a perspectiva das juventudes, das comunidades tradicionais e da justiça climática. Juventude em destaque na Consulta Regional

Leia Mais »

Audiência pública debate subsídios ao carvão e alternativas para uma transição energética justa

Parlamentares, especialistas e sociedade civil se reúnem para debater os impactos dos subsídios ao carvão e a coerência entre as  políticas energéticas e as metas climáticas assumidas. Na quinta-feira, 18 de setembro, das 11h às 12h30, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir os subsídios públicos destinados à geração de energia a partir

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: LRCAP: FNCE manifesta preocupação e vê contratações mais caras

Frente vê favorecimento a grupos econômicos que não atenderiam às exigências iniciais do certame A Frente Nacional dos Consumidores de Energia manifestou em nota à imprensa surpresa e preocupação com as diretrizes adotadas pelo Ministério de Minas e Energia para o Leilão de Reserva de Capacidade de 2026. Análise técnica das portarias postas em consulta pública indica que, inevitavelmente, o

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Leilão de capacidade reacende críticas sobre lobby do carvão e riscos ambientais

MME reabre consulta pública em meio a denúncias de favorecimento à UTE Candiota III O Ministério de Minas e Energia (MME) reabriu em 22 de agosto de 2025 a consulta pública para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2026, por meio da Portaria nº 859/2025. A medida prevê a contratação de potência elétrica a partir de termelétricas movidas a gás natural, carvão mineral e óleo diesel,

Leia Mais »