+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Diretora apresenta texto poético e contundente sobre o precioso recurso

A diretora executiva da ARAYARA Nicole Figueiredo de Oliveira iniciou sua fala na live do dia da água, 22 de março, com a leitura de um texto produzido por ela que deixou os integrantes do evento online comovidos. O tema da live foi Vampiro Hídricos – como a água sofre ameaças com o uso de combustíveis fósseis.

 

Confira:

 

“Hoje celebramos o Planeta Água, planeta que nos abriga, nos alimenta, nos sustenta. Celebramos as águas de superfície, subterrâneas, dos aquíferos, os rios voadores, as águas dos mares, das geleiras e dos topos das montanhas.

 

Celebramos a água presente em nossos corpos, que carrega nutrientes e substâncias para as nossas células e para fora delas.

 

Não é à toa que a água tem um dia internacional para si. Ela é o solvente universal, é aquela que tudo carrega, tudo limpa, tudo irriga.

 

Água poderosa, que chove, que neva, que onda, que gela. Água de redemoinhos ou de lagoas, de tormentas ou de garoas, até em sua forma mais dura, ela representa vida para ursos e peixes.

 

Um grande líder indígena do Equador, Yaku Perez, uma vez disse que a água não é insípida, incolor e inodora. A água não é essa coisa sem cor, sem sabor, sem odor. Ela é saborosa, é viva!

 

Valorizar a água é valorizar a existência, o deslumbre da natureza e da vida! Todas as pessoas deveriam dar valor, poupar e economizar água sempre, mas a escassez hídrica é responsabilidade das grandes corporações, que usurpam a água das pessoas, da agricultura e dos animais.

 

Neste Dia Mundial, uma pessoa que valoriza a água, já não toma banhos longos ou desperdiça a água lavando calçadas e deixando torneiras abertas, portanto não vamos falar sobre isso.

 

Vamos sim falar dos grandes vampiros hídricos.

 

Existem muitos vampiros por aí, sugando água, contaminando lençóis, com má gestão evaporando ou vazando, e assim vão sugando. Sugando a vida, sugando as pessoas, os alimentos e os animais.

 

Hoje vamos falar sobre os vampiros hídricos fósseis, as termelétricas, o fracking, a extração de carvão. Assim como o Drácula de Bram Stoker, esses vampiros, sugam com dentes mecânicos a água para manter e sustentar uma energia do passado, um corpo decrépito e monstruoso, que distribui contaminação, corrupção e medo.

 

O fracking é assim. Um Frankenstein assustador, uma tecnologia mirabolante que suga milhões de litros de água dos rios ou aquíferos, que são misturados a centenas de produtos químicos tóxicos, cancerígenos, mutagênicos e em seguida injetados no subsolo para extração do gás de xisto.”

 

Nicole encerra dando dicas de obras que abordam a escassez hídrica: O Quinze, de Rachel de Queiroz; Bagaceira, de José Américo de Almeida; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

 

Clique aqui para acessar a live que ficou gravada no YouTube da ARAYARA.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso vota Orçamento e avalia veto à Lei do Licenciamento Ambiental

Sessão conjunta desta quinta-feira (16/10) deve reacender debates sobre metas fiscais e o equilíbrio entre crescimento econômico e proteção ambiental O Congresso Nacional realiza nesta quinta-feira (16/10) uma sessão conjunta para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e analisar o veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei Geral do Licenciamento

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licenciamento ambiental: Congresso se prepara para julgar vetos de Lula

Parlamentares tentam acordo sobre os 63 dispositivos barrados pelo Planalto na Lei nº 15.190/2025, enquanto frentes empresariais pressionam pela derrubada das restrições O Congresso deve analisar nesta quinta-feira o veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025), sancionada em agosto. O texto, originado do PL 2.159/2021, foi aprovado pelo Legislativo com

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Kolumne: Warum unser Geld ein unterschätzter Hebel für den Klimaschutz ist

Nicht nur Fliegen oder Fleischkonsum zählen: Auch die Wahl der Bank ist entscheidend fürs Klima. Eine neue Studie zeigt, wie stark Banken fossile Projekte finanzieren – und wie groß unser Einfluss ist. vom Recherche-Kollektiv Klima & Wandel: Elena Matera Die Klima- und Umwelt-Kolumne erscheint alle zwei Wochen – kritisch, nahbar, lösungsorientiert! Hier schreiben Elena Matera und Lisbeth Schröder im Wechsel. Ich zahle so gut

Leia Mais »

Relatório internacional aponta estatal argentina como principal destino de investimentos em combustíveis fósseis

Documento foi produzido pelas organizações ambientais Instituto Internacional Arayara e Urgewald, em parceria com as ONGs latinas Conexiones Climaticas, Amazon Watch e FARN Por: Avenida Comunicação O relatório Urgewald, divulgado no dia (29/09), traz dados inéditos sobre o financiamento da expansão de combustíveis fósseis na América Latina e no Caribe (ALC). O estudo, intitulado O Rastro do Dinheiro por Trás

Leia Mais »