+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Coronavírus: ‘A natureza está nos enviando uma mensagem’, diz chefe de meio ambiente da ONU

A natureza está nos enviando uma mensagem com a pandemia de coronavírus e a atual crise climática, de acordo com o Chefe de Meio Ambiente da ONU, Inger Andersen.

Andersen disse que a humanidade está pressionando demais o mundo natural com consequências prejudiciais, e alertou que não cuidar do planeta significa não cuidar de nós mesmos.

Os principais cientistas também disseram que o surto de Covid-19 foi um “tiro de alerta claro”, dado que existiam muito mais doenças mortais na vida selvagem e que a civilização de hoje estava “brincando com fogo”. Eles disseram que era quase sempre o comportamento humano que fazia as doenças se espalharem para os seres humanos.

Para evitar novos surtos, disseram os especialistas, o aquecimento global e a destruição do mundo natural para a agricultura, mineração e habitação precisam terminar, pois ambos levam a vida selvagem a entrar em contato com as pessoas.

Eles também pediram às autoridades que pusessem fim aos mercados de animais vivos – que eles chamavam de “tigela ideal” para doenças – e ao comércio ilegal mundial de animais.

Andersen, Diretor Executivo do Programa Ambiental da ONU, disse que a prioridade imediata é proteger as pessoas contra o coronavírus e impedir sua propagação. “Mas nossa resposta a longo prazo deve enfrentar a perda de habitat e biodiversidade”, acrescentou.

“Nunca houve tantas oportunidades para os patógenos passarem de animais selvagens e domésticos para as pessoas”, disse ela ao Guardian, explicando que 75% de todas as doenças infecciosas emergentes vêm da vida selvagem.

“Nossa erosão contínua de espaços selvagens nos trouxe desconfortavelmente perto de animais e plantas que abrigam doenças que podem saltar para os seres humanos.”

Ela também observou outros impactos ambientais, como os incêndios florestais australianos, recordes de calor quebrados e a pior invasão de gafanhotos no Quênia por 70 anos. “No final do dia, com todos esses eventos, a natureza está nos enviando uma mensagem”, disse Anderson.

“Existem muitas pressões ao mesmo tempo em nossos sistemas naturais e algo precisa dar”, acrescentou. “Estamos intimamente interconectados com a natureza, gostemos ou não. Se não cuidamos da natureza, não podemos cuidar de nós mesmos. E, à medida que avançamos em direção a uma população de 10 bilhões de pessoas neste planeta, precisamos entrar nesse futuro armados com a natureza como nosso aliado mais forte. ”

Os surtos de doenças infecciosas humanas estão aumentando e, nos últimos anos, houve o Ebola, a gripe aviária, a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), a febre do Rift Valley, a síndrome respiratória aguda grave (Sars), o vírus do Nilo Ocidental e o vírus do zika, todos passam de animais para humanos.

“O surgimento e a disseminação do Covid-19 não eram apenas previsíveis, foi previsto [no sentido de] que haveria outro surgimento viral da vida selvagem que seria uma ameaça à saúde pública”, disse o professor Andrew Cunningham, da Zoological Society of Londres. Um estudo de 2007 do surto de Sars em 2002-03 concluiu: “A presença de um grande reservatório de vírus do tipo Sars-CoV em morcegos-ferradura, juntamente com a cultura de comer mamíferos exóticos no sul da China, é uma bomba no tempo”.

Cunningham disse que outras doenças da vida selvagem têm taxas de mortalidade muito mais altas, como 50% no Ebola e 60% -75% no vírus Nipah, transmitidas por morcegos no sul da Ásia. “Embora você não pense no momento, provavelmente tivemos um pouco de sorte com o [Covid-19]”, disse ele. “Então, acho que devemos considerar isso como uma clara advertência. É um lançamento dos dados. “

“É quase sempre um comportamento humano que causa isso e haverá mais no futuro, a menos que mudemos”, disse Cunningham. Mercados que abatem animais selvagens vivos de longe são o exemplo mais óbvio, disse ele. Acredita-se que um mercado na China tenha sido a fonte do Covid-19.

“Os animais foram transportados por grandes distâncias e são amontoados em gaiolas. Eles estão estressados, imunossuprimidos e excretando quaisquer patógenos que eles têm neles ”, disse ele. “Com pessoas em grande número no mercado e em contato íntimo com os fluidos corporais desses animais, você tem uma tigela ideal para o surgimento de [doenças]. Se você queria um cenário para maximizar as chances de [transmissão], não conseguia pensar em uma maneira muito melhor de fazê-lo. “

A China proibiu esses mercados e Cunningham disse que isso deve ser permanente. “No entanto, isso precisa ser feito globalmente. Existem mercados úmidos em grande parte da África Subsaariana e em muitos outros países asiáticos também. ” A facilidade de viajar no mundo moderno exacerba os perigos, disse ele, acrescentando: “Atualmente, você pode estar em uma floresta tropical da África Central um dia e no centro de Londres no dia seguinte”.

Aaron Bernstein, da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, disse que a destruição de lugares naturais leva a vida selvagem a se aproximar das pessoas e que a mudança climática também está forçando os animais a se moverem: “Isso cria uma oportunidade para os patógenos entrarem em novos hospedeiros. ”

“Tivemos Sars, Mers, Covid-19, HIV. Precisamos ver o que a natureza está tentando nos dizer aqui. Precisamos reconhecer que estamos brincando com fogo “, disse ele.

“A separação entre políticas de saúde e meio ambiente é uma ilusão perigosa. Nossa saúde depende inteiramente do clima e de outros organismos com os quais compartilhamos o planeta. ”

O comércio ilegal de bilhões de dólares em animais silvestres é outra parte do problema, disse John Scanlon, ex-secretário geral da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens.

“Os países importadores devem criar uma nova obrigação legal, apoiada por sanções criminais, para que um importador de animais selvagens prove que foi obtido legalmente de acordo com as leis nacionais do país de origem”, afirmou. “Se pudermos combinar uma linha dura contra criminosos transnacionais organizados da vida selvagem, além de abrir novas oportunidades para as comunidades locais, veremos a biodiversidade, os ecossistemas e as comunidades prosperarem”.

Fonte: The Guardian

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato