+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Conflitos socioambientais e os impactos nas comunidades originárias é tema de destaque no II Seminário de Sustentabilidade da UFPI

De hoje (1º) ao dia 3 de outubro, acontece o II Seminário Regional de Políticas de Sustentabilidade (II SERPS), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Durante três dias, professores, pesquisadores e estudantes de várias instituições estarão reunidos na UFPI, para debater os desafios contemporâneos relacionados à sustentabilidade e políticas públicas. A programação do seminário conta com debates, palestras e apresentações de pesquisas.

A conferência de abertura, intitulada “Desenvolvimento Humano Sustentável e Erradicação da Pobreza”, foi ministrada na tarde de hoje pelo professor Elimar Nascimento, da Universidade de Brasília (UnB). Durante sua apresentação, o professor ressaltou que “o futuro é a morada privilegiada da incerteza” e pontuou a necessidade de, além de buscar sustentabilidade, focarmos na restauração do que a humanidade já destruiu. 

Os estudantes de pós-graduação Carolina Pereira Madureira e Lucas Lira de Menezes participaram ativamente, levantando questões sobre a transição energética e os benefícios da energia fotovoltaica, destacando a importância de uma implementação que leve em conta as especificidades regionais, gerando ganhos tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

Conflitos Socioambientais e Comunidades Tradicionais

A mesa redonda sobre Geopolítica, Conflitos Socioambientais e Impactos nas Comunidades Originárias, que acontecerá nesta quarta-feira (2/10), às 18h, será conduzida pela coordenadora do Departamento de Florestas, Comunidades, Clima e Restauro Ecológico do Instituto Internacional Arayara. Durante o evento, Luíza Machado discutirá os conflitos socioambientais no Brasil, destacando os impactos profundos nas comunidades tradicionais e originárias e trazendo à tona a urgência de enfrentar esses desafios.

Segundo Luíza, o que conecta todos os conflitos é a disputa por territórios que dispõem de recursos valiosos. “Ninguém luta por desertos, as pessoas lutam por áreas que têm algo a oferecer. Ou seja, os conflitos socioambientais representam a disputa do ser humano, não contra a natureza, mas pela natureza”, completa.

“Diversos dos grandes conflitos armados no Brasil têm aspectos socioambientais, a exemplo da colonização, marcada pela disputa do território com os povos indígenas. Podemos exemplificar a questão através da luta do Quilombo de Palmares contra a escravidão, mas também pelo direito ao território, e temos diversos outros exemplos recentes, marcados pelas tentativas de supressão de povos e comunidades para exploração de recursos, a exemplo do petróleo e do carvão”, destaca Machado. 

De acordo com os organizadores do II SERPS, o seminário busca ainda fortalecer a colaboração entre academia, sociedade civil e organizações não governamentais para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis, essenciais diante dos desafios ambientais contemporâneos .“A presença de professores e especialistas de instituições de renome contribui significativamente para o enriquecimento das discussões e fomenta parcerias interinstitucionais”.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Conferência Livre debate Justiça Climática e os impactos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)

A Conferência Livre “Construindo Soluções para a Justiça Climática frente aos Impactos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP” foi realizada ontem (23), de forma online, com a participação de 56 pessoas. O evento, promovido pelo Instituto Internacional ARAYARA, em parceria com a Organização dos Velhos Troncos do Povo Anacé da Japuara – Japiman, debateu os impactos socioambientais e

Leia Mais »

ARAYARA é empossada no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo

O Instituto Internacional ARAYARA assumiu oficialmente sua função como suplente no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo (CEMC) nesta última quarta-feira (22). A cerimônia de posse ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, secretários estaduais, parlamentares e representantes das entidades que compõem o Conselho. Durante o evento,

Leia Mais »

Desafios climáticos e socioambientais são debatidos na primeira Conferência Municipal sobre Meio Ambiente de Barra do Ribeiro 

Na última segunda-feira (20), o município de Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul, sediou sua Primeira Conferência Municipal sobre Meio Ambiente, um evento promovido pelo Instituto Internacional ARAYARA, a ONG Toda Vida, o Observatório do Carvão Mineral e o Observatório Ambiental e Climático. O encontro reuniu mais de 35 membros da comunidade local, com o objetivo de debater

Leia Mais »