+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Conexão Amazônia-Indonésia: Cinema e Sabedoria Ancestral Unem o Sul Global Contra a Crise Climática

A experiência de comunidades tradicionais do Brasil e da Indonésia converge na luta pela justiça climática. Essa foi a força motriz do evento “Vozes da Indonésia: Conhecimento Indígena, Alimentos Azuis e Narrativas Climáticas”, que transformou o ARAYARA Amazon Climate Hub em um palco de intercâmbio Sul-Sul na noite de sábado, 15 de novembro.

Promovido pelo The Climate Reality Project Indonesia, o encontro uniu jovens líderes, o Movimento Escoteiro e o público da COP30 para debater soluções e narrativas de resistência, focando no poder da comunicação e da identificação global.

Um Espelho de Vulnerabilidade Global

As falas de abertura, conduzidas por Arefah Handayani (Gerente de Ação Comunitária do Climate Reality Indonesia) e Pedro Jesús (Organização Mundial do Movimento dos Escoteiros), destacaram a semelhança dos desafios enfrentados pelos dois países.

“Os problemas que o Brasil enfrenta são parecidos com os que a Indonésia enfrenta em relação à emergência climática,” observaram os painelistas, que reforçaram que a juventude deve estar à frente da luta.

Eles lembraram a urgência do momento, dez anos após o Acordo de Paris, ressaltando que “os níveis do mar já subiram, o 1,5º já está alcançado”, o que exige que projetos de adaptação e mitigação se transformem em “implementação e ações concretas” nos territórios.

O Poder Político da História Contada

O ponto central da noite foi a exibição do documentário Demokrasi. A diretora, Ahgnetta, destacou em mensagem de vídeo a relação do título com a justiça climática, criticando a “falha dos sistemas de governos e instituições em assistir às populações mais vulneráveis” e a fragilidade da democracia no Sul Global.

O filme ilustrou como a crise é sentida em três ambientes diferentes da Indonésia – urbano, costeiro e de povos originários – gerando forte conexão com o público brasileiro. O potencial da comunicação para gerar identificação foi ressaltado por Isaura Rodriguez (Organização Mundial do Movimento dos Escoteiros).

“Eu acredito muito no poder de contar histórias. E contar histórias em vídeo tem um potencial muito forte, é diferente de falar aqui sobre isso,” afirmou Isaura.

A emoção na plateia refletiu essa conexão. Uma participante, de uma comunidade tradicional de pesca do Rio Grande do Norte, compartilhou:

“Me senti muito representada, me emocionou… É incrível como a minha vivência se conecta com as vivências de pessoas do outro lado do mundo.”

Os relatos difíceis do filme abriram o debate sobre ecoansiedade, reforçando que falar sobre os impactos nos territórios e os sentimentos gerados pela crise é parte crucial da ação climática.

O evento buscou conectar saberes tradicionais com as políticas globais, promovendo um diálogo sobre o Conhecimento Indígena como base de resiliência e as dietas de Alimentos Azuis como estratégias de adaptação.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Brazil’s Congress defies Lula to push through “devastation bill” on COP30’s heels

NGOs say the new environmental licensing rules to fast-track mining, energy and infrastructure projects will sweep away existing safeguards, undermining the country’s climate pledges in Belém Brazil’s Congress has pushed through legislation to weaken environmental safeguards for mining, infrastructure and agricultural projects, overriding a partial presidential veto just days after the end of COP30 and setting the stage for a possible showdown

Leia Mais »

Leilão de áreas do Pré-Sal expõe contradição da política energética brasileira e afasta Petrobras da transição energética justa

Leilão de áreas do Pré-Sal pela PPSA ignora tendência global de queda do petróleo e compromete estratégia climática brasileira São Paulo, 04 de dezembro de 2025 – O Primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do Pré-Sal representa mais um passo na contramão da transição energética que o Brasil afirma liderar, ampliando a entrega de recursos estratégicos a empresas privadas nacionais

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licença especial acelera licenciamento para empreendimentos que vão do agro à exploração de petróleo na Amazônia

Por Fábio Bispo – InfoAmazônia Parte central de medida provisória aprovada pela Câmara nesta terça-feira (3), a nova Licença Ambiental Especial (LAE) prevê o prazo máximo de até 1 ano para licenciar projetos considerados ‘estratégicos’ pelo governo. Especialistas alertam para afrouxamento de regras para grandes projetos da agropecuária extensiva, mineração e exploração de petróleo. Um relatório redigido e alterado seis

Leia Mais »

Licenciamento especial vai à sanção e ONGs prometem judicializar

Organizações ambientais prometem judicialização de alterações no licenciamento de grandes projetos no Brasil Por Nayara Machado – Eixos NESTA EDIÇÃO. Senado aprova MP do licenciamento especial em votação simbólica. Texto vai à sanção. ONGs classificam mudanças na lei como retrocesso ambiental e prometem levar à Justiça. Em uma votação simbólica na tarde desta quarta (3/12), o Senado aprovou a conversão em

Leia Mais »