+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Coalizão Não Fracking Brasil se reúne com membros da igreja católica

Encontro aconteceu para afirmar o compromisso com a Fé, Paz e Clima

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, mantém parceria com a Igreja Católica na defesa da vida e contra o chamado “Gás da Morte”. Em cada cidade que a COESUS visita, é procurada a igreja local para reafirmar a parceria estabelecida em defesa do planeta e da proteção da vida.

Em 13 de setembro de 2022, a Não Fracking Brasil teve a oportunidade de conversar com o padre Francielio, de São João dos Patos, no Maranhão. O padre se colocou à disposição da equipe para ajudar na conscientização e os apresentou ao Bispo de Caxias, Dom Sebastião. O pontífice convidou a equipe da COESUS e seu representante, Dalcio Costa, para participar da X Romaria da Juventude e conversar com os jovens presentes sobre os impactos do fracking no trabalho e na vida. O tema da romaria era “Nosso Grito é por Trabalho e Vida”.

Além disso, a equipe também teve a oportunidade de conversar com o Bispo de Balsas, Dom Valentim. Durante o encontro, ele reforçou a luta contra o fracking e compartilhou sobre um projeto de sua iniciativa para o plantio de 8 milhões de árvores.

A presença da COESUS nas comunidades religiosas é de extrema importância, pois a conscientização sobre os perigos do fracking e a defesa do meio ambiente estão intimamente ligadas aos valores da fé e paz. A igreja desempenha um papel fundamental na sensibilização dos fiéis e na promoção de ações concretas em prol da preservação do planeta.

Nesse sentido, a parceria entre a COESUS e as lideranças religiosas fortalece a mensagem de proteção à “casa comum” e à vida em todas as suas formas. A conscientização dos jovens, em especial, é essencial, pois são eles que irão herdar o futuro e enfrentarão os impactos das decisões tomadas hoje.
A COESUS mantém seu compromisso com Dom Sebastião, Dom Valentim e de tantos outros líderes religiosos em defesa do meio ambiente e contra o fracking.

 

 

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

COP30 em Belém terá 30% da alimentação vinda da agricultura familiar

Regra inédita pode movimentar R$ 3,3 milhões na economia rural e promover modelo alimentar sustentável Pela primeira vez na história, a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP) terá uma regra específica para a alimentação dos participantes. A COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025, exigirá que pelo menos 30% dos ingredientes utilizados na

Leia Mais »

Crise climática ameaça pesca e comunidades costeiras, aponta a 5ª edição da Auditoria da Pesca Brasil

A Oceana Brasil lançou, na última quarta-feira (13), a 5ª edição da Auditoria da Pesca Brasil, publicação reconhecida como a mais completa avaliação sobre a gestão das pescarias costeiro-marinhas no país. O evento reuniu pescadores, cientistas, gestores e representantes da sociedade civil para debater os desafios e prioridades da pesca sustentável em um cenário de emergência climática. O Instituto Internacional

Leia Mais »

Ministério do Meio Ambiente realiza oficina para construção do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais

Na última quarta-feira (13), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) deu início à segunda oficina de construção do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). O Instituto Internacional ARAYARA marcou presença no encontro, que reuniu 27 das 28 representações de PCTs reconhecidos no Brasil para debater diretrizes de uma política pública capaz de transformar em

Leia Mais »

ARAYARA envia contribuições à Consulta Pública da FEPAM sobre áreas de risco e licenciamento ambiental 

O Instituto Internacional ARAYARA enviou suas contribuições à consulta pública promovida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), que discute a minuta da Diretriz Técnica sobre critérios e condições para o licenciamento ambiental de empreendimentos localizados em áreas suscetíveis a inundações, enxurradas e alagamentos. A consulta que estava disponível no site oficial da fundação foi encerrada no dia 16 de

Leia Mais »