+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Câmara Municipal de Riachão se compromete em barrar o fracking

Grupo de vereadores da cidade receberam a Coalizão Não Fracking Brasil para uma conversa sobre os efeitos da prática

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

O município de Riachão, no Maranhão, na região da Chapada das Mesas, recebeu a visita da equipe da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, no dia 23 de setembro de 2022. Na câmara municipal de vereadores, uma reunião foi realizada com os representantes do legislativo local, com a presença do presidente da casa, Uelton Silva Canuto e os vereadores Welligton Alves Paz (conhecido por Jaba), Edivan Oliveira da Silva (Edivan Paixão), Wanderson Moreira e Júnior dos Santos Pinto.

Conscientes dos impactos negativos do fracking, os vereadores se comprometeram a aprofundar seus estudos sobre o tema e receberam uma proposta de uma lei municipal que dificulta a entrada de empresas petrolíferas para a exploração de gás de xisto pelo fracking em Riachão. Os vereadores disseram estarem determinados a tomar medidas para defender o município contra os riscos associados a essa prática.

A presença da equipe da COESUS forneceu informações atualizadas e embasadas cientificamente sobre os impactos do fracking. Durante a reunião, foram compartilhados estudos e relatos de outras localidades afetadas por essa atividade, a fim de conscientizar os representantes municipais sobre os resultados nocivos na água, na saúde, na agricultura e no meio ambiente.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato