+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Câmara Municipal de Riachão se compromete em barrar o fracking

Grupo de vereadores da cidade receberam a Coalizão Não Fracking Brasil para uma conversa sobre os efeitos da prática

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

O município de Riachão, no Maranhão, na região da Chapada das Mesas, recebeu a visita da equipe da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, no dia 23 de setembro de 2022. Na câmara municipal de vereadores, uma reunião foi realizada com os representantes do legislativo local, com a presença do presidente da casa, Uelton Silva Canuto e os vereadores Welligton Alves Paz (conhecido por Jaba), Edivan Oliveira da Silva (Edivan Paixão), Wanderson Moreira e Júnior dos Santos Pinto.

Conscientes dos impactos negativos do fracking, os vereadores se comprometeram a aprofundar seus estudos sobre o tema e receberam uma proposta de uma lei municipal que dificulta a entrada de empresas petrolíferas para a exploração de gás de xisto pelo fracking em Riachão. Os vereadores disseram estarem determinados a tomar medidas para defender o município contra os riscos associados a essa prática.

A presença da equipe da COESUS forneceu informações atualizadas e embasadas cientificamente sobre os impactos do fracking. Durante a reunião, foram compartilhados estudos e relatos de outras localidades afetadas por essa atividade, a fim de conscientizar os representantes municipais sobre os resultados nocivos na água, na saúde, na agricultura e no meio ambiente.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

POSICIONAMENTO: O mapa do caminho deve ser construído, também, por quem caminha nos territórios afetados pela indústria fóssil.

Na décima-primeira carta da presidência da COP 30, publicada nesta segunda-feira (17), André Corrêa do Lago destaca que o “mundo está observando não apenas o que decidimos, mas como decidimos: se nosso processo reflete verdade, generosidade e coragem”. Ao mesmo tempo, está em discussão a proposta de construção de um mapa do caminho para a transição energética justa a nível

Leia Mais »

COP30: Soluções alimentares de baixo carbono ganham protagonismo e apontam novos rumos para políticas climáticas no Brasil

Projetos que unem agroecologia, alimentação saudável e fortalecimento da agricultura familiar foram apontados como algumas das soluções climáticas mais concretas apresentadas na COP30. Em uma mesa-redonda no Arayara Climate Hub, especialistas, gestores públicos e agricultores mostraram que colocar comida de verdade — limpa, local e justa — no centro das políticas climáticas pode ser decisivo para conter a crise ambiental

Leia Mais »

Arayara e Urgewald revelam rastro do financiamento fóssil na América Latina e Caribe na COP 30

O relatório sobre o financiamento da expansão de combustíveis fósseis na América Latina e no Caribe foi apresentado nesta segunda-feira no Arayara Amazon Climate Hub, em Belém, durante a COP 30. A pesquisa, desenvolvida em parceria entre a Urgewald, Instituto Internacional ARAYARA, FARN (Argentina), Amazon Watch (Peru) e Conexiones Climáticas (México), revela como bancos e investidores internacionais continuam a financiar

Leia Mais »

“Sem Mulher Não Tem Clima”: mulheres lideram debate sobre justiça climática na COP 30

O ARAYARA Amazon Climate Hub sediou na tarde desta segunda-feira (17/11) o painel “Sem Mulher Não Tem Clima”, que discutiu o papel central das mulheres na construção de soluções para a crise climática.  O evento reuniu ativistas indígenas, negras, quilombolas, periféricas e representantes institucionais, destacando como meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade são desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas. A

Leia Mais »