+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Câmara Municipal de Riachão se compromete em barrar o fracking

Grupo de vereadores da cidade receberam a Coalizão Não Fracking Brasil para uma conversa sobre os efeitos da prática

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

O município de Riachão, no Maranhão, na região da Chapada das Mesas, recebeu a visita da equipe da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, no dia 23 de setembro de 2022. Na câmara municipal de vereadores, uma reunião foi realizada com os representantes do legislativo local, com a presença do presidente da casa, Uelton Silva Canuto e os vereadores Welligton Alves Paz (conhecido por Jaba), Edivan Oliveira da Silva (Edivan Paixão), Wanderson Moreira e Júnior dos Santos Pinto.

Conscientes dos impactos negativos do fracking, os vereadores se comprometeram a aprofundar seus estudos sobre o tema e receberam uma proposta de uma lei municipal que dificulta a entrada de empresas petrolíferas para a exploração de gás de xisto pelo fracking em Riachão. Os vereadores disseram estarem determinados a tomar medidas para defender o município contra os riscos associados a essa prática.

A presença da equipe da COESUS forneceu informações atualizadas e embasadas cientificamente sobre os impactos do fracking. Durante a reunião, foram compartilhados estudos e relatos de outras localidades afetadas por essa atividade, a fim de conscientizar os representantes municipais sobre os resultados nocivos na água, na saúde, na agricultura e no meio ambiente.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Brazilian Federal Court Sets Historic Climate Precedent in Coal Power Plant Licensing Case

Brazil has just reached a historic milestone in climate and environmental litigation. In an unprecedented ruling, the Federal Court of Rio Grande do Sul determined that climate impacts and greenhouse gas (GHG) emissions must be formally considered as mandatory criteria in the environmental licensing process for a coal-fired power plant. The decision was issued in a public civil action filed

Leia Mais »

Justiça cria precedente histórico ao exigir análise climática para renovação da licença da Usina Candiota III

O Brasil acaba de registrar um marco inédito na Justiça climática e ambiental. Uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul reconheceu, pela primeira vez, que os impactos climáticos e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) precisam fazer parte obrigatoriamente da análise para renovação da licença ambiental de uma usina termelétrica a carvão mineral. A decisão

Leia Mais »

Na Mídia | LRCAP 2026: relatório pede suspensão e PF investiga leilão de energia

Documento aponta indícios de cartel, sigilo de cálculos e impacto bilionário na tarifa; especialistas defendem alternativas limpas ao modelo de térmicas fósseis Por: painelpolitico.com Na tarde desta quarta-feira (6), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados recebeu um relatório explosivo: o deputado federal Danilo Forte (PP-CE) recomenda a suspensão imediata do Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 (LRCAP), a não homologação

Leia Mais »

PAMEC 2026: Arayara reforça protagonismo na transição energética offshore

Evento internacional reuniu especialistas em energias oceânicas no Rio de Janeiro e evidenciou o potencial do Brasil para a transição energética no ambiente marinho.   A Pan-American Marine Energy Conference (PAMEC) 2026 integrou o conjunto de conferências internacionais dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis marinhas. Realizada entre os dias 10 e 15 de abril de 2026, na COPPE/UFRJ,

Leia Mais »