+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA passa a integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Cornélio Procópio

O Instituto Internacional ARAYARA agora faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (CODUR) de Cornélio Procópio, no Paraná. A entidade, reconhecida por sua atuação na defesa ambiental, será representada pela ambientalista e professora Izabel Cristina Marson.

O CODUR reúne representantes do poder executivo, da sociedade civil e de diversas entidades, desempenhando um papel estratégico na organização e modernização das áreas urbana e rural do município. Segundo Marson, a participação da ARAYARA permitirá a construção de ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir o desenvolvimento sustentável.

Além da ARAYARA, o conselho contará com a participação de outros representantes da sociedade civil organizada, como Yassuo Curiaki, do Instituto Prevenir, e João Ataliba de Rezende Neto, da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

Região de destaque e desafios ambientais

Cornélio Procópio já esteve no centro de debates ambientais. Localizado no Norte Pioneiro do Paraná, o município está a 97,3 quilômetros da Usina Termelétrica (UTE) Figueira, que opera há mais de seis décadas e acumula um histórico de graves problemas ambientais. Segundo o estudo “Usina Termelétrica Figueira: Impactos da Queima do Carvão Mineral em Figueira-PR”, a unidade é considerada um dos maiores casos de contaminação radioativa e tóxica já registrados no Brasil.

“O empreendimento representa sérios riscos para as comunidades próximas e para o meio ambiente, incluindo a contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas”, alerta Juliano Bueno de Araújo, diretor técnico da ARAYARA.

Pioneirismo contra o fracking

O município também se destaca por sua postura ambientalmente responsável. Em 2016, por iniciativa da sociedade civil organizada, o município proibiu a concessão de alvarás para o fracking, técnica de fraturamento hidráulico usada na extração de gás de xisto e altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública.

O Brasil possui a décima maior reserva de gás do mundo, mas a oposição ao fracking tem avançado significativamente. Desde 2016, a ARAYARA, por meio da Coalizão Não Fracking Brasil (COESUS), lidera a campanha Não Fracking Brasil, que já resultou na sanção da primeira lei anti-fracking do país, no Paraná, em 2019, e na proibição da técnica em Santa Catarina no mesmo ano.

Mais recentemente, em dezembro de 2024, a Justiça Federal suspendeu a exploração de gás de xisto no Recôncavo Baiano, marcando um avanço na luta contra o fracking. Atualmente, a técnica já foi proibida por lei em 391 municípios e dois estados brasileiros devido aos seus graves impactos ambientais.

Araújo ressalta que a integração da ARAYARA ao CODUR representa um reforço significativo para Cornélio Procópio. “Apesar da vitória na luta contra o Fracking, a região Sul do Brasil enfrenta desafios cada vez maiores e catástrofes resultantes das mudanças climáticas, além dos impactos diretos e indiretos da cadeia carbonífera. Agora, estamos ainda mais próximos desta comunidade, prontos para contribuir ativamente com o desenvolvimento sustentável e com ações de mitigação e adaptação climática”, afirma.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Véget ért a szénalapú energiatermelés korszaka Brazíliában: az Ouro Negro erőmű engedélyezési eljárását lezárták

Belém, COP30 nyitónapja: Az Ibama, Brazília környezetvédelmi hatósága hivatalosan bejelentette az Ouro Negro széntüzelésű termelőerőmű (UTE) engedélyezési folyamatának végleges lezárását. Ez a döntés egyben az utolsó, Latin-Amerikában vizsgált fosszilis szénalapú projekt lezárását is jelenti, amely jelentős mérföldkő a régió energetikai átmenetében. A projekt és az engedélyezési folyamat háttere Az Ouro Negro projekt egy 600 MW teljesítményű széntüzelésű erőmű megépítését célozta Pedras

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Khi than đá vẫn trụ vững ở Brazil giữa thời kỳ năng lượng tái tạo

Tại Brazil, nơi năng lượng tái tạo chiếm hơn 80% sản lượng điện, ngành than vẫn tồn tại nhờ lợi ích địa phương và thiếu chiến lược chuyển đổi, phơi bày những thách thức khi nền kinh tế xanh phải dung hòa với sinh kế của hàng nghìn lao động.   ổng thống Brazil Luiz Inacio Lula da Silva phát

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Welcome to the planet’s newest oil frontier

Off Brazil’s northeastern coast, where the sediment-heavy water of the vast Amazon River tips out into the Atlantic, are two very different types of treasure. The first is an ecological gem: a 3,600 square-mile deepwater coral reef discovered less than a decade ago. The second treasure puts the first in immediate danger. Billions of barrels of oil may lie in the ancient

Leia Mais »

Silêncio Judicial: Lançamento de Pesquisa Inédita na COP30 Expõe Assédio Contra Defensores Climáticos

O ARAYARA Amazon Climate Hub sediou, nesta terça-feira (11), o lançamento da pesquisa inédita “Mapeamento da Litigância Estratégica contra a Participação Pública no Brasil”, que revela como grandes atores utilizam o sistema de Justiça para intimidar, silenciar e criminalizar defensores ambientais, indígenas e quilombolas. O evento, com o tema “Litigância Estratégica contra a Participação Pública (LEPPs): tendências, impactos e caminhos

Leia Mais »