+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA participa de lançamento da Frente Ambientalista por Justiça Climática em São Paulo

Iniciativa reúne ativistas, coletivos e especialistas para fortalecer políticas públicas voltadas à crise climática

Na noite da última quarta-feira (30), o Instituto Internacional ARAYARA participou do lançamento da Frente Ambientalista por Justiça Climática, realizado na Câmara Municipal de São Paulo. O evento reuniu organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e especialistas ambientais com o objetivo de construir uma articulação conjunta para enfrentar os impactos da crise climática na capital paulista.i

A nova Frente se propõe a fomentar a integração entre os mandatos parlamentares do município e a sociedade civil, promovendo políticas públicas que atuem diretamente sobre os desafios ambientais urbanos. Segundo os organizadores, a iniciativa visa combater os efeitos desiguais da crise climática, que atingem de forma mais intensa povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, mulheres e moradores de favelas — populações historicamente mais vulneráveis.

A analista do departamento de Energia, Clima e Geociências  da ARAYARA, Hirdan Medeiros, participou da mesa redonda com o tema “Transição Ecológica”, onde destacou a relevância da Frente como mecanismo essencial para transformar São Paulo em uma cidade mais sustentável e resiliente.

 

“Uma transformação sustentável exige mudanças profundas nos sistemas urbanos e energéticos, com foco na redução dos impactos ambientais e na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Costa. Ela também ressaltou que a transição ecológica envolve o uso de fontes de energia renováveis, avanços na arborização urbana, melhorias na gestão de resíduos e o fortalecimento da governança colaborativa. “Trata-se de um esforço estratégico para tornar São Paulo uma metrópole mais verde, inteligente e resiliente”, completou a pesquisadora.

Com a participação de diferentes atores sociais e políticos, o evento evidenciou a urgência de ações integradas diante da emergência climática e apontou caminhos concretos para tornar as cidades mais justas, inclusivas, resilientes e ambientalmente responsáveis.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Mega-Sena do Carvão Mineral: O prêmio de R$ 1 bilhão que o brasileiro pagou na conta de luz em 2025 para o setor elétrico carbonífero

O prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão da Mega da Virada 2025 não é apenas o maior já pago aos apostadores: ele se aproxima do montante bilionário que o Governo Federal, sobre as diretrizes do Ministério de Minas e Energia, destinou em subsídios a apenas duas termelétricas a carvão mineral na Região Sul do Brasil no ano passado.    O

Leia Mais »