+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Proteção para quem protege o meio ambiente

Instituto internacional ARAYARA lança programa pioneiro de proteção a ativistas ambientais; iniciativa é resposta às ameaças de morte a defensores do meio ambiente

Brasília será o cenário do lançamento de um novo programa para garantir a segurança física, jurídica e humanitária de ambientalistas e líderes comunitários que enfrentam situações de vulnerabilidade e riscos em sua atuação. O Programa Defensores dos Defensores será lançado nesta quarta, 12, e irá oferecer suporte legal com acesso a advogados, treinamento de defesa e estratégias de segurança, assistência emergencial, também com recursos financeiros, para vítimas e familiares.

“Este programa é um passo essencial para garantir que vozes comprometidas com a proteção do meio ambiente não sejam silenciadas. É nossa responsabilidade, enquanto sociedade, proteger aqueles que se dedicam a cuidar de nossa casa comum”, afirma Nicole Figueiredo, diretora executiva do Instituto Arayara, responsável pelo Programa Defensores dos Defensores.

Em 2023, pelo menos 25 ambientalistas foram mortos no país, consolidando o território brasileiro como o segundo mais perigoso para defensores da terra e do meio ambiente, atrás apenas da Colômbia. Nos últimos três anos foram registrados 1.700 (mil e setecentos) casos de ameaças, perseguições e despejos, com ativistas sofrendo ações judiciais abusivas, cujo objetivo foi silenciar os defensores e interromper a luta pela causa ambiental.

“Em um contexto global de urgência onde defender o meio ambiente e lutar por justiça climática é cada vez mais urgente, o projeto surge como uma medida efetiva para proteger aqueles que estão na linha de frente, que sofrem com violência e perseguições”, diz Nicole Figueiredo.

Para fortalecer o impacto da iniciativa, o Instituto Arayara também está estabelecendo parcerias com organizações nacionais e internacionais. O Programa abrange também treinamentos e capacitação, desenvolvimento de pesquisas, ações de advocay, efetivação de parcerias e realização de campanhas.

Akira* (Amazonas) é ativista da Arayara que se encontram desde já sob a proteção do Programa Defensores dos Defensores. Ela é defensora indígena do estado do Amazonas, e dedicou boa parte da sua vida em promover oficinas para ensinar mulheres indígenas sobre direitos, sustentabilidade e justiça. Seu principal objetivo é fortalecer mulheres para elas terem liberdade de escolher o espaço que elas querem.

Fonte: Veja

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Aulão: entidades reforçam mobilização nacional contra o “PL da Devastação”

Na tarde de ontem (13), o Instituto Internacional Arayara integrou um debate online promovido pela Frente Nacional contra o “PL da Devastação”, transmitido ao vivo pelo canal da coalizão no YouTube. A iniciativa  reuniu especialistas, estudantes, organizações e movimentos sociais para discutir os riscos ambientais, políticos e jurídicos do Projeto de Lei 2.159, que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil.

Leia Mais »

Organizações da sociedade civil e lideranças indígenas debatem a escalada da violência contra povos e territórios

Dados do Caderno de Conflitos no Campo 2024 mostram um cenário preocupante, com 2.185 conflitos e 13 assassinatos registrados, o segundo maior número da década Na tarde de ontem (12), as mobilizadoras do Instituto Internacional ARAYARA, Raíssa Felippe e Laís Drumond, participaram em Brasília de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos

Leia Mais »

Por que o financiamento climático é a chave da COP30

Adaptação, perdas e danos, transição justa: as promessas não pagas da crise climática que o Brasil quer colocar no centro do debate global Em 2025, o Brasil volta a ocupar o centro das atenções climáticas globais. A cidade de Belém, no coração da Amazônia, será sede da COP30 – a Conferência das Partes da ONU sobre mudanças do clima. Mas,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Brasil é pressionado a reconhecer Amazônia como primeira zona de exclusão global para exploração de petróleo e gás

A menos de três meses da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, em Belém (PA), cresce a pressão sobre o governo Lula por um posicionamento diante a exploração de combustíveis fósseis na Amazônia. Na segunda-feira (11/08), mais de 20 organizações e movimentos sociais enviaram uma carta ao Itamaraty pedindo que o Brasil defenda, na

Leia Mais »