+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Arayara e ANDA se unem em prol de animais ameaçados por leilão de petróleo

Ao longo destes 29 anos, o Instituto Internacional Arayara participou de diversas campanhas nacionais e internacionais que defendem a vida em todas as suas formas. Em meio a tantos eventos que expõem a falta de responsabilidade e consciência humana, iniciamos uma colaboração conjunta com a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) e demos mais um passo na luta para defender aqueles que não têm voz.

Como uma organização que preza pela seriedade e comprometimento, defendendo a vida e a importância de lutar através da informação, o Instituto Internacional Arayara entende que a ANDA desenvolve um trabalho consistente, profundo e fundamental em um país onde o direito dos animais é visto como uma luta secundária – quando o tema deveria estar no centro de todos os debates que envolvem meio ambiente, sustentabilidade e justiça.

É fundamental o trabalho da primeira agência de notícias do mundo com foco em direito dos animais e proteção ambiental, que não só informa a sociedade sobre o tema, mas denuncia e provoca as autoridades à prática de ações concretas que apontem para a mudança e evolução em cima do assunto.

“Antigamente, não se discutia os interesses e direitos dos animais. Viemos para revelar na mídia os bastidores dessa realidade. Quando colocamos o debate na grande imprensa, também ajudamos a elevar o assunto e, com isso, novas leis foram solicitadas, se abriram discussões sobre esse tema que não eram debatidas. E passamos ao jornalismo de ação, para além do fato noticiado, também atuando no combate do foco da notícia, através da judicialização e ações públicas”, ressalta Silvana Andrade, jornalista, fundadora e presidente da ANDA, criada há 13 anos.

“O trabalho desenvolvido pela Arayara é de extrema importância e absolutamente sério, e vejo essa nossa soma de forças a geração de resultados multiplicados. É uma parceria com uma perspectiva muito promissora”, complementa

A luta contra a 17ª Rodada de blocos da ANP

A parceria com a ANDA se inicia com a campanha em defesa da baleia-azul, que surgiu a partir dos relatórios técnicos produzidos pela Arayara em conjunto com o Observatório do Petróleo e Gás, referentes à 17ª rodada do leilão de blocos para a exploração de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo (ANP), prevista para ser realizada no dia 7 de outubro.

Verificamos que a baleia-azul está entre as dezenas de animais criticamente em perigo de extinção e que serão diretamente impactados por este leilão. Entendemos que existia uma necessidade de realizar uma campanha específica para dar voz à baleia e às espécies marinhas, muitas delas tão raras, ameaçadas pela 17ª rodada.

Quando falamos da baleia-azul, estamos falando do maior animal do planeta. Um ser majestoso que emite pulsos e gemidos para se comunicar com sua espécie e navegar nas profundezas do oceano. As baleias-azuis podem ouvir umas às outras a até 1.600 km de distância.

Grandes mamíferos, como a baleia-sei. a baleia-azul, a baleia-comum e o cachalote, são espécies sensíveis à atividade sísmica.

Por estarem ameaçadas de extinção e terem suas zonas de ocorrência expostas à exploração de petróleo, a ANP admite a responsabilidade de agravar o risco e a Arayara assume – agora com ANDA – a frente de combater essa ameaça aos nossos seres marinhos, que não têm como se defender da depredação causada pelo ser humano.

“A ANDA é referência em notícias quando se trata de proteção aos direitos dos animais, e por isso para nós não há nenhum parceiro melhor para divulgar e informar sobre os riscos que a baleia-azul e outros mais de 60 animais marinhos estão sofrendo com a 17a Rodada e outras rodadas de oferta de blocos de petróleo e gás no Brasil. Esperamos que nossa parceria seja longa, e que juntos possamos salvar milhares de animais do sofrimento e uma possível extinção”, ressalta Nicole Oliveira, diretora da Arayara.org.

Conheça mais sobre o trabalho realizado pela ANDA acessando o siteInstagramFacebookLinkedInYouTube e Twitter da organização.FacebookTwitterEmailShare

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »