+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Projeto de usina termoelétrica em Caçapava não obtém licença ambiental e fica fora de leilão de reserva de capacidade

O projeto da Usina Termoelétrica (UTE) São Paulo, planejado para se instalar em Caçapava-SP, não obteve licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, por isso, não poderá participar do leilão de reserva de capacidade deste ano.

Segundo o Instituto Arayara, uma ong que acompanha essas questões ambientais, o Ibama apontou que o empreendimento da Natural Energia não atendeu integralmente a 65% das 233 solicitações de complementação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), incluindo lacunas na avaliação de impactos socioeconômicos e na caracterização dos aspectos físicos do projeto. O gerente de energia, Anton Schwyter, do Instituto conversou com o Portal Quiririm News por telefone e explicou que para participar desse e qualquer outro leilão, o empreendimento precisaria também da licença prévia do Ibama, e que caso regularizem isso, o que leva tempo, podem participar no futuro.

Com 1,6 gigawatts (GW) de capacidade prevista, a usina utilizaria gás natural, operaria com três módulos de geração. De acordo com o Instituto Internacional Arayara, sua instalação poderia elevar as emissões de gases de efeito estufa em quase 30 vezes no município.

Procurada pelo Portal Quiririm News, a Natural Energia afirmou que não comenta sobre questões estratégicas e seguirá os trâmites necessários. O projeto ainda pode avançar caso as exigências do Ibama sejam atendidas.

Portal Quiririm News também tenta contato com o Ibama, porém o órgão não respondeu aos questionamentos até a conclusão desta reportagem.

Fonte: Quiririm News

Foto: reprodução / Quirim News

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »