+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Piraquara: O Valor da Água em Debate no Dia do Rio

Curitiba – No último dia 24 de novembro, a cidade de Piraquara, localizada no estado do Paraná, realizou no Dia do Rio a VII Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, sediado no Centro da Juventude, concentrou-se em discutir o recurso vital que define uma região: a água.

Piraquara desempenha um papel crucial no abastecimento de água para a grande Curitiba e cidades circunvizinhas da região metropolitana. Com aproximadamente  mais de 93% de seu território formado por mananciais, a cidade assume uma importância estratégica gigantesca para o abastecimento e segurança hídrica do estado do Paraná.

A conferência abordou questões técnicas relacionadas à água e à sua utilização no município, destacando também o impacto econômico na sociedade civil. Um ponto crítico emergiu durante a discussão: a falta de monitoramento eficaz sobre agrotóxicos no município. Representantes da sociedade civil alertam para a urgência de um plano de atuação e monitoramento que controle o uso desses produtos químicos, destacando exemplos concretos de contaminação que representam uma ameaça para a saúde pública.

A imagem do Sr. Luis segurando uma garrafa contaminada torna-se um símbolo visual do impacto real desses agrotóxicos na vida cotidiana. Essa representação gráfica é um apelo direto à conscientização sobre os perigos da contaminação e à necessidade de ação imediata.

Durante uma conferência, representantes do Ministério Público trouxeram à tona uma preocupação financeira adicional: o valor pago pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) ao município por metro cúbico de água utilizada é considerado inferior ao justo. Esse valor foi objeto de discussão, levando à proposta de uma Ação Civil Pública (ACP) para garantir o pagamento de recursos retroativos a Piraquara.

Diante dessa discussão, fica evidente que o Dia do Rio em Piraquara transcende a celebração para se tornar um chamado à ação. A água, recurso vital, exige atenção imediata e esforços coordenados para preservação e manutenção de sua qualidade. Piraquara, como guardiã dessas fontes, é o centro de uma batalha pela sustentabilidade e segurança hídrica no estado do Paraná.

Por Dálcio costa | Instituto Internacional ARAYARA

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

2 Comentários

  1. ENEDINA TROIANI SANCHES

    Sugestão: que cada usuário de água seja um fiscal de sua qualidade, denunciando qualquer alteração de gosto, cor, odor, e exija -se coleta e exame imediatos do produto, afinal é a vida do consumidor que está em risco e todo o meio ambiente. A comunidade deve ser informada destes resultados, em escolas, igrejas, comércio, etc.

    Responder
  2. Mirian Cristina

    Eu hoje dia 01/12/2023 estou sem água em Piraquara ! É um falta de consideração ao cliente, desligar a água sem avisar…Me disseram por meio do 0800…que só vai voltar amanhã 02/12

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas pressionam pelo veto de Lula ao PL do licenciamento

Organizações ligadas à sustentabilidade consideram retrocesso projeto de lei que flexibiliza as normas ambientais. Eles apontam graves riscos para os biomas brasileiros e criticam os novos processos para obtenção de licenças Aprovado na madrugada de quinta-feira (17/7) pela Câmara dos Deputados, o PL 2159/21, que estabelece a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, gerou forte reação de especialistas, ambientalistas e juristas.

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Projeto que afrouxa licenciamento ambiental pode acelerar exploração de petróleo perto da Foz do Amazonas, apontam especialistas

Texto prevê licenças por decreto e sem análise técnica para projetos considerados estratégicos. Especialistas apontam risco de impacto na Amazônia e pressão para liberar petróleo na região. Nesta quinta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que enfraquece as regras para o licenciamento ambiental. Um dos pontos destacados é que a proposta permite que o governo licencie, por decreto, empreendimentos que

Leia Mais »

Opinião: O mesmo Brasil que registra recorde de acidentes na exploração de petróleo também aprova projeto que desmonta licenciamento ambiental

Conforme os dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Painel Dinâmico de Incidentes em Exploração e Produção, o Brasil teve, em 2024, um recorde de 731 acidentes envolvendo a exploração marítima de petróleo, sendo este o maior valor da série histórica, que começou a ser contabilizada em 2011 e que já soma 26460 incidentes

Leia Mais »