+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Último dia dos Diálogos Amazônicos traz “Marcha Amazônia Livre de Petróleo #Salve a Costa Amazônica, Diga Não ao Petróleo”

Programação contra o Petróleo no bioma amazônico segue por todo o dia no Centro de Eventos do Hangar em Belém-PA

Acontece hoje, domingo, dia 06 de agosto de 2023, na última etapa dos Diálogos Amazônicos, evento que antecede a Cúpula da Amazônia em Belém do Pará, uma mobilização social e cultural chamada “Marcha Amazônia Livre de Petróleo #Salve a Costa Amazônica, Diga Não ao Petróleo”. O ato, que se inicia às 10h30 em frente ao Hangar, representa um clamor por medidas concretas para evitar a exploração de petróleo e gás na Pan-Amazônia e de forma veemente se colocar contra a exploração, especialmente na Foz do Rio Amazonas, e em toda a Margem Equatorial Brasileira.

O evento reúne ativistas, ambientalistas, comunidades tradicionais e diversos setores da sociedade em um ato simbólico que expressa a urgência de preservar esse bioma único e essencial para o equilíbrio do nosso planeta. Organizado pelo Instituto ARAYARA dentro das ações de sua campanha nacional #MarSemPetróleo juntamente com parceiros como o Instituto Mapinguari, Observatório do Marajó, Utopia Negra Amapaense, Purpose Brasil, Engajamundo e Observatório do Petróleo e Gás, entre outros, a marcha contará com apresentações artísticas e muita informação.

Segundo a mobilizadora Flávia Guedes da frente de bacias hidrográficas e oceanos do Instituto Mapinguari, explorar combustíveis fósseis vai na contramão dos acordos internacionais de enfrentamento à crise climática, em um momento de preocupação global.

“Os impactos que a atividade de exploração gera são irreversíveis, e seus danos não estão relacionados somente ao derramamento de petróleo. Precisamos que a Amazônia seja reconhecida e que o desenvolvimento seja baseado nos verdadeiros potenciais sustentáveis que já possuímos que não se aliam a atividades exploratórias e degradantes”, comenta Flávia.

Já João Meireles – Secretário executivo do Observatório do Marajó – diz que tem posição contrária à exploração na costa Amazônica devido ao perigo inerente à atividade “como em caso de acidente e possível vazamento” além de alertar que é necessário reduzir e não aumentar a produção de combustíveis fósseis para conter a emergência climática.

“Nós populações tradicionais já vivenciamos a emergência climática, explorar petróleo a essa altura vai contra a manutenção da dinâmica de vida e território, vai contra nossa existência, visto que hoje já sofremos com sumiço de espécie de animais, mudanças nas safras de colheita entre outras. Sendo emergente pensar um desenvolvimento e matriz energética que esteja alinhado com a preservação e a manutenção da natureza, e isso só é possível criando alternativas junto às comunidades tradicionais” reforça João.

“Eu conheço a Amazônia Azul e a importância do manguezal, eu sei porque tem muito peixe em certas áreas e a relevância disso, sou de área de RESEX (Reserva Extrativista) e precisamos fazer o link do quanto isso é ameaçado pela exploração de combustíveis fósseis. A comunicação do conhecimento tradicional e também do científico é fundamental para a conscientização” comenta a mestre em oceanografia Kerlem Carvalho, do Instituto ARAYARA.

A programação no Hangar em Belém, durante todo o dia de hoje, promete reunir vozes poderosas na luta pela proteção da Amazônia contra a exploração de petróleo e gás, nessa região tão vital para o equilíbrio do planeta. Confira os eventos que compõem a programação deste domingo:

08:00 – Sala 12

Um olhar sobre os efeitos das mudanças climáticas na Costa Norte e Nordeste do Brasil

09:00 – Sala 12

Oficina de cartazes para a Marcha #AmazoniaLivreDePetroleo

10:30 – Em frente ao Hangar

Marcha Amazônia Livre de Petróleo #Salve a Costa Amazônica, Diga Não ao Petróleo

14:00 – Sala 04

Transição energética na Amazônia: desafios e oportunidades para um futuro urbano e interurbano sustentável

16:00 – Sala 08

Por que não queremos a exploração de Petróleo na Foz do maior Rio do mundo

18:00 – Hotel Ibis Styles Belém Hangar (Sala Ver o Rio, Mezanino)

Adiar ou acelerar o fim do mundo? A ameaça do petróleo e do gás na Pan-Amazônia

Toda a população está convidada a participar desse importante dia de eventos, que buscam sensibilizar para a preservação da Amazônia e a busca por alternativas energéticas sustentáveis, rechaçando a continuidade do avanço do Petróleo e Gás Fóssil. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais equilibrado e justo para a amazônia!

Aproveite e assine a petição #SalveaCostaAmazonica clicando aqui!

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Brazilian Federal Court Sets Historic Climate Precedent in Coal Power Plant Licensing Case

Brazil has just reached a historic milestone in climate and environmental litigation. In an unprecedented ruling, the Federal Court of Rio Grande do Sul determined that climate impacts and greenhouse gas (GHG) emissions must be formally considered as mandatory criteria in the environmental licensing process for a coal-fired power plant. The decision was issued in a public civil action filed

Leia Mais »

Justiça cria precedente histórico ao exigir análise climática para renovação da licença da Usina Candiota III

O Brasil acaba de registrar um marco inédito na Justiça climática e ambiental. Uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul reconheceu, pela primeira vez, que os impactos climáticos e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) precisam fazer parte obrigatoriamente da análise para renovação da licença ambiental de uma usina termelétrica a carvão mineral. A decisão

Leia Mais »

Na Mídia | LRCAP 2026: relatório pede suspensão e PF investiga leilão de energia

Documento aponta indícios de cartel, sigilo de cálculos e impacto bilionário na tarifa; especialistas defendem alternativas limpas ao modelo de térmicas fósseis Por: painelpolitico.com Na tarde desta quarta-feira (6), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados recebeu um relatório explosivo: o deputado federal Danilo Forte (PP-CE) recomenda a suspensão imediata do Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 (LRCAP), a não homologação

Leia Mais »

PAMEC 2026: Arayara reforça protagonismo na transição energética offshore

Evento internacional reuniu especialistas em energias oceânicas no Rio de Janeiro e evidenciou o potencial do Brasil para a transição energética no ambiente marinho.   A Pan-American Marine Energy Conference (PAMEC) 2026 integrou o conjunto de conferências internacionais dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis marinhas. Realizada entre os dias 10 e 15 de abril de 2026, na COPPE/UFRJ,

Leia Mais »