+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Quatro iniciativas lançadas durante o Solutions Day da COP27

A Presidência da COP27 do Egito lançou quatro iniciativas centradas em soluções no último dia do dia temático da COP27.

 

As iniciativas lançadas em relação às soluções climáticas fornecem caminhos complementares para aprimorar a ação climática global e garantir que os países sejam capazes de cumprir suas NDCs e cumprir as metas do Acordo de Paris.

 

Iniciativa Friends of Greening National Investment Plans na África e nos países em desenvolvimento: Liderada pelo Ministério de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Egito e apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Iniciativa visa moldar o processo de planejamento e desenho das políticas econômicas em um maneira que considere o impacto da mudança climática, quantificando os esforços feitos na mitigação e adaptação, ao mesmo tempo em que identifica as lacunas e o apoio necessário, e propõe um conjunto de diretrizes, critérios e conselhos políticos essenciais para acelerar a implementação da UNFCCC, Acordo de Paris e as NDCs.

 

Iniciativa de Transporte de Baixo Carbono para Sustentabilidade Urbana (LOTUS): respondendo à necessidade urgente e à vontade de se afastar da mentalidade legada de ‘modo primeiro’, a iniciativa transformadora visa ativar a mudança sistêmica para melhorar e descarbonizar o cenário da mobilidade urbana. Facilitada pelo SLOCAT e pelo BCG e desenvolvida em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a iniciativa se concentrará em melhorar o acesso a soluções de mobilidade urbana resilientes e de baixo carbono e fortalecer os facilitadores fundamentais da mudança como prioridades de primeira ordem. Para definir a mobilidade sustentável de baixo carbono como prioridade máxima, o LOTUS permite que os esforços existentes sejam dimensionados e replicados em várias regiões.

 

Comentando sobre o lançamento, o presidente da COP27, Shoukry, disse: “A descarbonização do cenário da mobilidade urbana é uma prioridade para a Presidência e destacada como uma de nossas discussões importantes durante a Cúpula de Implementação de Sharm El Sheikh. Com mais da metade da população mundial vivendo em cidades, o transporte representa 37% das emissões de CO2 dos setores de uso final. À medida que a urbanização acelera no sul global, melhorar o transporte e a mobilidade urbana está se tornando uma alavanca cada vez mais importante para enfrentar o desafio das emissões globais”.

 

Iniciativa de Resiliência Urbana Sustentável para a Próxima Geração (SURGe): Lançada pela Presidência da COP27, em colaboração com o UN-Habitat e com a facilitação do ICLEI, a SURGe visa abordar com eficácia algumas das barreiras que limitam as reduções de emissões urbanas, adaptando os sistemas urbanos para mudança climática e construção da resiliência do sistema urbano. A iniciativa rastreará edifícios e habitações, água urbana, mobilidade urbana, resíduos e consumo urbanos e energia urbana, todos os quais serão apoiados por parcerias e colaborações com organizações de todo o mundo.

 

“A mudança climática e a crescente urbanização são megatendências interligadas. A urbanização sustentável é uma peça crítica das medidas de mitigação no mundo em desenvolvimento, onde a urbanização é mais rápida. A SURge busca criar um mundo urbano melhor, mais sustentável e mais forte, visando emissões líquidas zero e descarbonização. Esta iniciativa é outro exemplo de como a COP27 está ajudando a reunir parceiros para implementação”, disse um porta-voz da Presidência da COP27.

 

Global Waste Initiative 50 até 2050: A iniciativa visa tratar e reciclar pelo menos 50% dos resíduos sólidos produzidos na África até 2050. Ela alavancará compromissos voluntários de mais de 180 países em nível internacional para que a África alcance essa meta. A iniciativa é a primeira coalizão global do gênero que propõe uma plataforma colaborativa para todas as partes interessadas envolvidas na gestão de resíduos para tratar de forma holística todos os tipos de resíduos sólidos e contribuir para uma meta ambiciosa na escala do continente africano.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Exploração de petróleo na Foz do Amazonas gera tensão e ameaça ativistas ambientais

A Foz do Rio Amazonas, uma das áreas mais ricas em biodiversidade do Brasil, está no centro de uma intensa disputa ambiental. Em meio ao debate sobre a liberação do bloco petrolífero FZA-M-59, comunidades locais, pescadores e ambientalistas têm buscado apoio para tentar barrar a expansão da exploração predatória de petróleo na região. Diante desse cenário, o Instituto Internacional ARAYARA,

Leia Mais »

Congresso aprova marco da eólica offshore com incentivo ao carvão

Câmara ressuscitou “jabutis” da privatização da Eletrobras e assegurou a contratação, até 2050, de termelétricas movidas a gás e carvão. Governo estuda veto Originalmente publicado em O Eco, por Ellen Nemitz em 19/12/2024.  O urgente projeto de tornar o setor elétrico brasileiro mais verde sofreu um importante revés no Congresso Nacional. O Projeto de Lei n. 576/2021, que traz uma

Leia Mais »

Jabuti’ para térmicas a carvão beneficia diretamente estatal do RS, diz Arayara

Entidade aponta que emenda somam cerca de R$ 4 bilhões até 2050, “beneficiando diretamente a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) O Instituto Internacional Arayara realizou o lançamento oficial do Monitor de Energia, uma plataforma digital voltada para disseminar informações sobre a matriz energética brasileira. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e marcou também a divulgação

Leia Mais »

Impulsionado por lobby, gás natural acumula vitórias em 2024 no Brasil

Setor emplacou “jabuti” em projeto de eólicas offshore e viu complexo termelétrico avançar no Pará Por Rafael Oliveira – Agência Pública – 16/12/2024 No tabuleiro da produção energética no Brasil, o peão do gás natural avançou várias casas em 2024. A vitória mais recente ocorreu na semana passada, quando o lobby do setor conquistou a aprovação de um jabuti –

Leia Mais »