+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Prêmio “Natureza Sem Petróleo” anuncia vencedores e reforça mobilização contra o Leilão do Juízo Final

O Instituto Internacional ARAYARA anunciou os vencedores do prêmio “Natureza Sem Petróleo: Imagens pelo Futuro”, concurso que integra a campanha nacional contra a 5ª Oferta Permanente de Concessão da ANP, também chamada de “Leilão do Juízo Final”. A iniciativa mobilizou fotógrafos e videomakers de todo o Brasil em defesa de áreas sensíveis como a Amazônia e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Na categoria Fotografia, o vencedor foi Athila Andrade, que ganhou uma viagem com acompanhante para Soure, no Arquipélago do Marajó (PA). Na categoria Vídeo, o prêmio ficou com Leonhard Bravo / Drag Urbana, que recebeu uma viagem com acompanhante para Fernando de Noronha (PE).

As obras premiadas destacam a urgência de preservar ecossistemas únicos, ameaçados pela expansão da exploração de petróleo. “Recebemos trabalhos que emocionam e inspiram. Cada participante ajudou a fortalecer a luta socioambiental e mostrou que a sociedade está atenta e mobilizada para proteger nosso patrimônio natural”, afirmou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora executiva do Instituto ARAYARA.

O júri — formado por profissionais das áreas de audiovisual, comunicação e ativismo socioambiental — avaliou as obras com base em critérios como relevância e fidelidade ao tema, criatividade e originalidade, impacto social e ambiental da mensagem e qualidade técnica.

Além de revelar talentos, o concurso também incentivou a assinatura de petições públicas e o engajamento nas redes sociais por meio das campanhas #SalveNoronha e #SalveaCostaAmazônica.

Mais informações e as obras vencedoras estão disponíveis no site: www.leilaofossil.org/naturezasempetroleo.

O prêmio integra as mobilizações contra a 5ª Oferta Permanente de Concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizada nesta terça-feira (17), que ofertou 172 blocos exploratórios de petróleo e gás em cinco bacias sedimentares. Apenas 20% dos blocos foram arrematados, com destaque para a bacia da Foz do Amazonas, onde 19 blocos foram vendidos, reacendendo debates ambientais e protestos de organizações da sociedade civil.

 

Foto:  Áthila Andrade – vencedor do prêmio

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Arayara lança programa de proteção a defensores ambientais em Salvador no Dia do Cerrado

Evento na Assembleia Legislativa da Bahia reuniu parlamentares, movimentos sociais e comunidades tradicionais em defesa da vida, dos territórios e da justiça climática. No Dia do Cerrado (11/09), o Instituto Internacional Arayara realizou em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o lançamento do programa “Defensores dos Defensores”, iniciativa de proteção a ativistas ambientais que enfrentam ameaças em seus territórios.

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Programa de apoio a ambientalistas chega à Bahia nesta semana

O Instituto Internacional Arayara irá expandir o apoio que dá a ativistas ambientais por meio do programa Defensores dos Defensores. As atividades, que já foram apresentadas em Brasília e em São Paulo, chegam nesta quinta-feira (11) a Salvador. Por meio dele, defensores dos direitos humanos e do meio ambiente que estejam sofrendo ameaças recebem gratuitamente auxílio psicológico, financeiro, jurídico e

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Dia do Cerrado: Bioma enfrenta ameaças de termelétricas e gasoduto

Instituto Arayara denuncia impactos ambientais, climáticos e sociais de quatro usinas e um gasoduto no coração das águas do Brasil.   O Cerrado, conhecido como o berço das águas por alimentar oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras, enfrenta uma nova e grave ameaça: a expansão acelerada da indústria fóssil sobre o bioma. Um levantamento inédito da Plataforma Monitor Energia, desenvolvido pelo Instituto Internacional Arayara, revela que

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia:Programa de apoio a ambientalistas chega à Bahia nesta semana

O Instituto Internacional Arayara irá expandir o apoio que dá a ativistas ambientais por meio do programa Defensores dos Defensores. As atividades, que já foram apresentadas em Brasília e em São Paulo, chegam nesta quinta-feira (11) a Salvador. Por meio dele, defensores dos direitos humanos e do meio ambiente que estejam sofrendo ameaças recebem gratuitamente auxílio psicológico, financeiro, jurídico e humanitário.   Agência Brasili

Leia Mais »