+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

PL 318/2021: Querem tornar a exploração aos animais um patrimônio

Legitimar a exploração e tortura de animais como argumento econômico. Essa é a proposta do projeto de lei 318/2021 que – acredite – quer transformar a ‘criação de animais’ em patrimônio cultural imaterial.

O projeto, criado pelo deputado Paulo Bengtson, abre precedentes para o aumento da exploração animal e, se for aprovado e posteriormente sancionado como lei, favorecerá diretamente maior tortura, violência e abuso dos animais. Ou seja, a barbárie será normalizada.

A proposta real do projeto é dar permissão oficial para que “fábricas” de filhotes aumentem suas produções agravando os maus-tratos das fêmeas como objeto deplorável de procriação.

O PL também vai aumentar a margem do tráfico de diversas espécies, justificará o confinamento e a depressão dos animais em zoológicos, rodeios, caça, trabalho escravo animal, criação e abate clandestinos sem fiscalização, entre tantas outras práticas bizarras.

O texto do projeto evidencia, como entretenimento cultural e algo a ser enaltecido, as vaquejadas, os rodeios, as exposições de gado, cavalos, cães e gatos, competições entre os animais e tantas outras formas de exploração e tortura, destacando, ainda, criadouros comerciais e zoológicos como forma de educação ambiental.

Dentro da busca pela defesa da vida, em todas as suas formas, a Arayara sempre se posicionará contra iniciativas que visam objetificar vidas e transformar a relação do ser humano com os animais – que deveria ser de proteção – em uma transação comercial.

Este absurdo está disponível no site da Câmara dos Deputados e vocês podem ver o texto da proposta parlamentar na íntegra aqui.

Leia com atenção e vote: DISCORDO TOTALMENTE.

Participe dessa campanha. Doe seu tempo votando, contribuindo. Seja a favor da NÃO exploração de qualquer espécie.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

15 Comentários

  1. Any da silva

    Odeio maltrato animal.

    Responder
    • ROSIMERE CASTRO

      SÃO UNS MALDITOS.ISSO TEM QUE PARAR.

      Responder
      • Maisa Carvalho Felicíssimo

        Odeio quem maltrata animais.. cadeia … Multa..pra quem maltrata os animais

        Responder
        • Rosângela de Souza Fabre

          QUANDO vai parar o descaso do homem e a ganância, a ponto de não perceber que animais são vidas. Sentem dor, depressão, anseiam por suas vidas. Isto tem que parar. O planeta está morrendo e pedindo justiça.

          Responder
    • Cibele Martins

      DISCORDO TOTALMENTE!!
      INDIGNADA COM ESSA PROPOSTA CRUEL

      Responder
  2. Edir

    Sou contra o abuso contra animais, caça predatória, o ser humano deve tratar e cuidar do ambiente de forma respeitável. Nada por diversão, martírio, desrespeito, covardia, crueldade. Quem assim ganhar o sustento, que as.maldicoea de Deus vai sobre o tal.

    Responder
    • Miriam Clara Schloegl

      Isso é maus.tratos

      Responder
      • Fernanda

        O Brasil deveria ser conhecido por proteger sua fauna e não por celebrar sua auto-destruição! Esse projeto é um despropósito e uma vergonha!

        Responder
  3. Ana Luiza

    Sou totalmente contra a exploração de animais para qualquer fim. Não podemos permitir essa obscenidade!

    Responder
  4. Marinalva Moreti

    Não se pode aceitar que uma falta de serviço desse montante, possa fazer a criatividade cruel de um parlamentar grassar por essa searae. Vai trabalhar deputado.

    Responder
  5. HILDA Matias

    É muita prepotência dos humanos julgarem-se superiores às outras espécies de animais. Em muitos aspectos somos inferiores a elas.
    As outras espécies devem ser respeitadas em todos os seus direitos.
    É repugnante ver o que os humanos fazem com os animais.

    Responder
  6. Dalva de Magalhães Monteiro

    Só barbaridades, estamos em uma época da humanidade mais consciente em relação ao meio ambiente e a preservação da espécie, principalmente dando uma qualidade de vida bem melhor para os animais, não se admite tamanho retrocesso.

    Responder
  7. Sandra

    Isso é lastimável,mas acredito na lei do retorno.amo os animais e sofro com o sofrimento deles????

    Responder
  8. Rosângela de Souza Fabre

    QUANDO vai parar o descaso do homem e a ganância, a ponto de não perceber que animais são vidas. Sentem dor, depressão, anseiam por suas vidas. Isto tem que parar. O planeta está morrendo e pedindo justiça.

    Responder
    • Maina Rangel

      Sou totalmente contra qualquer ato de maltrato p os nossos amados, inocentes e indefesos animais! Jamais poderia estar a favor do que este Deputado quer que seja aprovado! Pelo amor de Deus, todos devem manifestar-se contra esse maldito PL.

      Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA participa de eventos preparatórios da COP30 e leva experiência em justiça climática aos debates

Esta última semana de agosto foi marcada por uma intensa agenda de atividades preparatórias para a COP30, reunindo sociedade civil, governo e especialistas em clima. O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente em diferentes espaços de discussão, contribuindo com sua expertise socioambiental e trazendo a perspectiva das juventudes, das comunidades tradicionais e da justiça climática. Juventude em destaque na Consulta Regional

Leia Mais »

Audiência pública debate subsídios ao carvão e alternativas para uma transição energética justa

Parlamentares, especialistas e sociedade civil se reúnem para debater os impactos dos subsídios ao carvão e a coerência entre as  políticas energéticas e as metas climáticas assumidas. Na quinta-feira, 18 de setembro, das 11h às 12h30, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir os subsídios públicos destinados à geração de energia a partir

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: LRCAP: FNCE manifesta preocupação e vê contratações mais caras

Frente vê favorecimento a grupos econômicos que não atenderiam às exigências iniciais do certame A Frente Nacional dos Consumidores de Energia manifestou em nota à imprensa surpresa e preocupação com as diretrizes adotadas pelo Ministério de Minas e Energia para o Leilão de Reserva de Capacidade de 2026. Análise técnica das portarias postas em consulta pública indica que, inevitavelmente, o

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Leilão de capacidade reacende críticas sobre lobby do carvão e riscos ambientais

MME reabre consulta pública em meio a denúncias de favorecimento à UTE Candiota III O Ministério de Minas e Energia (MME) reabriu em 22 de agosto de 2025 a consulta pública para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2026, por meio da Portaria nº 859/2025. A medida prevê a contratação de potência elétrica a partir de termelétricas movidas a gás natural, carvão mineral e óleo diesel,

Leia Mais »