+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Palestra debate impactos socioambientais e racismo ambiental no DF em evento do CRESS

Na última quarta (14), a mobilizadora socioambiental da ARAYARA e coordenadora do Instituto Filhas da Terra, Larissa Brenda Cordeiro, participou como palestrante de um evento promovido pela Gerência de Serviço Social na Saúde e pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-DF).

A atividade, realizada em alusão ao Dia do Assistente Social, teve como tema central deste ano: “Crise socioambiental, emergências sanitárias e prática profissional.”

Durante sua fala, Larissa abordou a realidade e os impactos socioambientais e à saúde pública no Distrito Federal, com ênfase especial no projeto de instalação de uma usina termelétrica na região, a UTE Brasília. A palestra também destacou a eco-história dos territórios de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia — áreas marcadas por forte presença de populações vulnerabilizadas e onde está localizado o Rio Melchior, caso emblemático de racismo ambiental no DF.

“É importante destacar que a proposta de criação da usina prevê o fechamento da única Escola Classe localizada na área rural de Samambaia, o que afetará diretamente mais de 365 crianças, não apenas da região, mas também da área rural de Ceilândia. Cordeiro ressaltou ainda que essa escola já havia sido transferida anteriormente devido à proximidade com um aterro sanitário, encerrado por oferecer condições insalubres para os alunos.

Ao final da palestra, foi realizada uma rodada de perguntas com o público presente, o que impulsionou novas parcerias para aprofundar o debate sobre racismo ambiental em outras regiões do Distrito Federal.

“Acredito que essa palestra foi fundamental para fortalecer a articulação da nossa categoria profissional na defesa dos direitos sociais e ambientais. As questões ambientais ainda são pouco discutidas dentro do Serviço Social, e por isso fiquei muito feliz com a escolha da temática deste ano e com o convite para compor a mesa de palestrantes”, afirmou Larissa.

O evento reforçou a importância de incluir as emergências socioambientais como pauta permanente nas práticas profissionais do Serviço Social, especialmente diante dos desafios impostos pela crise climática e seus desdobramentos nos territórios mais vulneráveis.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Derrubada do veto empurra Brasil à devastação, afirma Instituto Arayara

O Instituto Internacional ARAYARA manifesta extrema preocupação com a derrubada de todos os itens do Veto 29/2025 que foram apreciados hoje, classificando a atitude do Congresso como uma “negociação de vidas” que fragiliza a proteção socioambiental e inviabiliza o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil na COP30. A ARAYARA reforça que a sanção da Presidência com veto parcial já

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Sociedade civil vê retrocesso grave em queda de vetos de PL Ambiental

Organizações da sociedade civil veem como um “retrocesso grave” a decisão do Congresso Nacional de derrubar 56 dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025), chamada pelos ambientalistas de “PL da Devastação”. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) diz, em nota, que a decisão do Congresso coloca em risco

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ONGs vão acionar a Justiça contra derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental

Institutos alertam que texto é inconstitucional; liderança do governo diz que já identificou seis pontos que serão contestados Institutos e associações ambientalistas reagiram rapidamente à derrubada dos vetos presidenciais sobre a lei do Novo Licenciamento Ambiental, imposta pelo Congresso nesta quinta (27), e anunciaram que vão acionar a justiça. Diversos trechos, que haviam sido vetados pelo presidente Lula, são considerados inconstitucionais pelo grupo. Em

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Sociedade civil vê retrocesso grave em queda de vetos de PL Ambiental

ONGs alertam para riscos aos ecossistemas e aos povos tradicionais Organizações da sociedade civil veem como um “retrocesso grave” a decisão do Congresso Nacional de derrubar 56 dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025), chamada pelos ambientalistas de “PL da Devastação”. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) diz,

Leia Mais »