+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Acordo de Glasgow é apresentado para organizações latino-americanas

Realizamos, nesta quinta-feira (4 de março), o webinar sobre o Acordo de Glasglow para organizações da América Latina, onde apresentamos essa iniciativa, abordando os efeitos que o acordo terá nos países latino-americanos, quais são seus dispositivos e quais são os passos esperados para os próximos anos.

Durante o webinar, a diretora do Instituto Internacional Arayara, Nicole Oliveira, apresentou o acordo e destacou como o movimento pela justiça climática sempre esteve lutando por mudanças, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP) e também fora dela, mas que a falta de ações concretas nestas iniciativas institucionais vem mudando o cenário.

“Há cada vez menos movimentos e ONGs que fazem parte da COP e do processo que envolve as instituições e os governos. Então, como podemos criar, como sociedade, uma ferramenta organizacional que reconheça o fracasso das instituições e se proponha a sacudir essa impotência institucional?”, ressaltou.

“Assim, o Acordo de Glasgow visa retomar a iniciativa de governos e instituições internacionais sobre ação climática, criando uma nova alternativa (inventário e agenda climática), além de um espaço de estratégia e coordenação para o movimento por justiça climática”, explica.

Veja a apresentação abaixo (em espanhol):

O Coordenador Nacional do Movimento Cidadão frente às Mudanças Climáticas (MOCICC) do Peru, Antonio Zambrano, destacou que “o Acordo de Glasgow visa ir além do que os governos e estados se comprometem a fazer. Todos sabem que esses compromissos que vêm sendo assumidos pelos governos são absolutamente insuficientes para deter o fenômeno das mudanças climáticas no mundo, incluindo os países da América Latina”.

Ao assinar este acordo, o movimento de justiça climática assume a necessidade de cortar coletivamente as emissões de gases de efeito estufa por meio de uma estrutura política de justiça climática.

Essas organizações se comprometem com o uso adequado de táticas para conseguir alcançar metas concretas e reconfigurar a economia que os governos e as instituições internacionais fracassaram totalmente em realizar.

Qualquer movimento ou organização social, de qualquer porte, localidade ou região, com exceção de partidos políticos, organizações empresariais e igrejas (grupos religiosos são bem-vindos!) pode participar do Acordo.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Crise do clima chega aos tribunais

País é o segundo em número de casos. Decisões de cortes internacionais reforçam ações contra a energia fóssil No cenário de combate ao desmatamento e transição energética com eliminação gradual de combustíveis fósseis, a ação judicial movida em outubro por um conjunto de ONGs e movimentos sociais contra a licença ambiental para pesquisas de petróleo na Bacia da Foz do

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Grupos de ativistas levam defesa do ambiente para a esfera jurídica

Brasil atualmente está atrás somente dos Estados Unidos em número de ações, de acordo com levantamento de centro filiado à Columbia University No cenário de combate ao desmatamento e transição energética, a ação judicial movida em outubro por um conjunto de ONGs e movimentos sociais contra a licença ambiental para pesquisas de petróleo na foz do Amazonas sinaliza a expansão

Leia Mais »

LAE: Congresso enterra licenciamento ambiental brasileiro

POSICIONAMENTO – INSTITUTO INTERNACIONAL ARAYARA Hoje (2), o Congresso Nacional deve decidir um tema que afeta diretamente a vida de todas as brasileiras e brasileiros: preservar o pouco que ainda resta do licenciamento ambiental — já enfraquecido pela derrubada, em 27 de novembro, de 52 dos 63 vetos do presidente Lula à nova Lei Geral do Licenciamento — ou abrir

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Arayara: liderazgo ambiental e innovación en la COP30

Arayara presentó en Belém el Monitor de Energía, una herramienta que promete revolucionar la transparencia en el sector energético brasileño. Durante la COP30, busqué temas y debates sobre la transición energética. Fue en Arayara donde encontré discusiones de alto nivel sobre los océanos, el tratamiento de residuos, el derecho ambiental y la justicia social. Pero lo que más me llenó

Leia Mais »