+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ONU: mudança climática tem impacto sistemático para a civilização

A crise climática é um “impacto sistemático para a civilização”, e não uma questão social, ambiental ou econômica específica, disse Sukhrob Khojimatov, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Turquia.

“É um grande desafio para o nosso planeta e para os moradores”, disse Khojimatov, representante residente adjunto do PNUD na Turquia, em um evento na capital turca, Ancara.

Em um discurso durante a cerimônia de abertura do projeto intitulado Melhorando a Ação de Adaptação na Turquia, Khojimatov afirmou que, como o problema é sistemático, também se espera que a solução seja sistemática, o que “deve aumentar a resiliência dos sistemas naturais e humanos, reduzindo a desigualdade em todas as dimensões”

“A mudança climática teve um impacto significativo na Turquia na última década […] os padrões de mudança climática e os desastres relacionados ao clima estão aumentando na Turquia”, disse o representante citando números do departamento de meteorologia do país.

Ele também observou que houve um aumento de longo prazo no número de dias de verão e dias tropicais na Turquia, o que demonstra os efeitos das mudanças climáticas sobre o país.

“Graças à sociedade frutífera, trabalhamos na eficiência de energia, recursos, energia renovável e uma redução integrada do risco de desastre do ecossistema”.

Khojimatov disse que o PUND na Turquia, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e Urbanização, contribuiu para o projeto da União Europeia, que busca construir sociedades resilientes contra as mudanças climáticas.

“O objetivo específico deste projeto é estabelecer um ambiente propício para a adaptação às mudanças climáticas na Turquia, através do desenvolvimento de linhas de base políticas, técnicas e operacionais, que incluem melhores ferramentas de tomada de decisão para as mudanças climáticas nas políticas de adaptação.”

As mudanças climáticas não têm fronteiras

“A mudança climática é, claro, um problema global, e temos que pensar em soluções globais, mas a primeira coisa é que precisamos agir em nível local”, sugeriu Angel Gutierrez Hidalgo, consultor sênior da delegação da União Europeia para Turquia.

Ele argumentou que soluções locais, como o projeto a ser implementado na Turquia, também fornecerão soluções específicas para lidar com as mudanças climáticas.

“Está claro que qualquer ação implementada na Turquia hoje terá um impacto além de nossas fronteiras. E é por isso que também é importante para a UE”, afirmou Hidalgo, enfatizando que as mudanças climáticas não conhecem fronteiras.

Os países da UE são responsáveis ​​por menos de 10% das emissões globais, lembrou o conselheiro, e instou todos os países a agirem juntos.

Durante o evento, Sebahattin Dokmeci, diretor geral adjunto de gestão ambiental do Ministério do Meio Ambiente da Turquia, disse que o aumento na quantidade e intensidade de desastres causados ​​pelas mudanças climáticas representa uma grande ameaça para todos os seres vivos.

Mencionando que a Turquia está localizada no Mediterrâneo oriental, que é vista como uma das regiões mais vulneráveis ​​aos efeitos das mudanças climáticas, Dokmeci observou que a frequência e a gravidade dos desastres no país relacionados às mudanças climáticas aumentaram forma significativa nos últimos anos.

“Especialmente desastres como inundações, deslizamentos de terra e ciclones nas regiões do Mar Negro e do Mediterrâneo geraram uma grande perda de vidas e propriedades”, disse o vice-diretor.

Fonte: TRT

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Reunião na ALEP Debate Novo Código Florestal do Paraná e Revela Pontos Críticos

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na manhã desta quinta-feira (26), uma reunião pública para debater o Projeto de Lei nº 80/2026, que propõe a criação de uma nova Política Ambiental de Proteção, Gestão e Uso Sustentável da Vegetação no estado, na prática, um novo Código Florestal estadual. A iniciativa, conduzida pelo deputado estadual Goura (PDT), reuniu representantes do poder

Leia Mais »

LRCAP 2026: Retorno do Carvão Mineral Eleva Riscos Climáticos e Custos Energéticos ao Consumidor Brasileiro

O Instituto Internacional ARAYARA, como a maior ONG de litigância climática e ambiental da América Latina, informa à sociedade brasileira que vê com preocupação os resultados do Leilão – Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 (LRCAP 2026) – UTEs a Gás Natural, Carvão Mineral e UHEs, que ocorreu hoje hoje (18.03). A Empresa de Pesquisa

Leia Mais »

Guerra no Irã e a transição energética

Por: Urias Neto – Engenheiro Ambiental, Gerente de Engenharia Ambientas e Ciências/Licenciamento Ambiental A possibilidade de que os Estados Unidos e Israel tenham subestimado a capacidade militar do Irã pode contribuir para a prolongação dos conflitos no Oriente Médio. Um conflito mais duradouro tende a ampliar as tensões no mercado internacional de energia, sobretudo porque a região concentra parte significativa

Leia Mais »