Mar e praia geralmente pressupõem vento, certo? Em alto mar, o vento é ainda mais forte e pode ser um grande aliado na transição energética através da energia eólica offshore.
Mas o que é energia eólica offshore? Nada mais é que a implantação de turbinas eólicas em alto mar, onde o possui uma velocidade intensa e constante, elevando a produção de eletricidade.
A energia eólica offshore tem atraído o interesse dos principais promotores de projetos eólicos, pois a produção de eletricidade é maximizada pela instalação de turbinas eólicas de potências significativamente superiores aos projetos terrestres, o que faz com que sejam alcançados custos de manutenção por MW inferiores.
Outra grande vantagem dos projetos offshore é a caraterística do vento que se baseia em velocidades constantes sendo possível explorar esse recurso de forma bastante eficiente.
Atualmente, mais de 80 países que hoje usam a energia eólica como recurso para produção de eletricidade. Os países têm investido muito em energias renováveis e a energia eólica tem sido a mais procurada e usada em boa parte do mundo. Seu crescimento anual estimado é de 25%.