+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Nova versão do Monitor Amazônia Livre de Petróleo e gás revela dados inéditos e funcionalidades ampliadas

O Instituto Internacional ARAYARA anunciou uma nova atualização do Monitor Amazônia Livre de Petróleo, plataforma digital que reúne dados sobre a expansão da exploração de petróleo e gás em uma das regiões mais biodiversas e sensíveis do planeta: a Amazônia.

A ferramenta, que já era referência em transparência ambiental, ganhou agora novas funcionalidades que ampliam sua capacidade de análise sobre a fronteira fóssil no Brasil. Uma das principais novidades é a atualização da base de dados com todos os blocos exploratórios em vigor no território nacional, incluindo os mais recentes lançamentos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Além disso, a plataforma passa a contar com novos filtros de visualização: um específico para os blocos situados na Margem Equatorial Brasileira — zona costeira de altíssima sensibilidade socioambiental — e outro que permite identificar blocos sobrepostos a Áreas Protegidas, conforme os dados da base global WDPA (World Database on Protected Areas).

Outra melhoria relevante foi a integração dos limites oficiais da Área do Pré-Sal, o que amplia o escopo de análise sobre os riscos das atividades offshore e seus impactos nos ecossistemas marinhos.

Acesse o Monitor Amazônia Livre de Petróleo e Gás e explore suas funcionalidades.

Dados que geram impacto

Segundo George Mendes, Gerente de Geociências, Geomática e Clima da ARAYARA, a atualização dos dados revela um cenário ainda mais preocupante. “É alarmante o número de blocos que avançaram para a fase de estudo nas bacias de Pelotas e do Amazonas, evidenciando uma pressão crescente sobre áreas de altíssima relevância ecológica e climática”, alerta.

Com base nas informações do Monitor, a ARAYARA elaborou estudos técnicos que foram decisivos para impedir a assinatura de contratos de exploração de petróleo na Amazônia durante o 4º Ciclo de Oferta Permanente da ANP, em 2023 — uma vitória significativa na defesa do bioma.

No 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão, também promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), apenas 34 dos 172 blocos ofertados foram arrematados — uma adesão de cerca de 20%, considerada mais uma conquista dos movimentos socioambientais. Em termos de território, o resultado representa uma preservação expressiva: dos 145.597,8 km² em oferta, aproximadamente 117 mil km² permaneceram livres da exploração.

Nova versão

O novo Monitor Amazônia Livre de Petróleo permite que qualquer pessoa — ativistas, pesquisadores, tomadores de decisão ou cidadãos interessados — visualize, em tempo real, os riscos que ameaçam o bioma amazônico, tanto em terra quanto no mar.

A plataforma é gratuita, será atualizada periodicamente e conta com o apoio de uma rede de parceiros nos nove países que compõem a Pan-Amazônia.

 

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Brazil’s Congress defies Lula to push through “devastation bill” on COP30’s heels

NGOs say the new environmental licensing rules to fast-track mining, energy and infrastructure projects will sweep away existing safeguards, undermining the country’s climate pledges in Belém Brazil’s Congress has pushed through legislation to weaken environmental safeguards for mining, infrastructure and agricultural projects, overriding a partial presidential veto just days after the end of COP30 and setting the stage for a possible showdown

Leia Mais »

Leilão de áreas do Pré-Sal expõe contradição da política energética brasileira e afasta Petrobras da transição energética justa

Leilão de áreas do Pré-Sal pela PPSA ignora tendência global de queda do petróleo e compromete estratégia climática brasileira São Paulo, 04 de dezembro de 2025 – O Primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do Pré-Sal representa mais um passo na contramão da transição energética que o Brasil afirma liderar, ampliando a entrega de recursos estratégicos a empresas privadas nacionais

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licença especial acelera licenciamento para empreendimentos que vão do agro à exploração de petróleo na Amazônia

Por Fábio Bispo – InfoAmazônia Parte central de medida provisória aprovada pela Câmara nesta terça-feira (3), a nova Licença Ambiental Especial (LAE) prevê o prazo máximo de até 1 ano para licenciar projetos considerados ‘estratégicos’ pelo governo. Especialistas alertam para afrouxamento de regras para grandes projetos da agropecuária extensiva, mineração e exploração de petróleo. Um relatório redigido e alterado seis

Leia Mais »

Licenciamento especial vai à sanção e ONGs prometem judicializar

Organizações ambientais prometem judicialização de alterações no licenciamento de grandes projetos no Brasil Por Nayara Machado – Eixos NESTA EDIÇÃO. Senado aprova MP do licenciamento especial em votação simbólica. Texto vai à sanção. ONGs classificam mudanças na lei como retrocesso ambiental e prometem levar à Justiça. Em uma votação simbólica na tarde desta quarta (3/12), o Senado aprovou a conversão em

Leia Mais »