+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Ministério da Saúde confirma morte de dois indígenas por covid-19

O Ministério da Saúde informou no início da noite de sábado (11) a morte de mais dois indígenas por causa do novo coronavírus (covid-19). Uma das mortes foi de uma indígena Kokama, de 44 anos, e o outro óbito foi de indígena da etnia Tikuna, de 78 anos. 

Segundo nota do ministério, a indígena Kokama se encontrava internada desde 28 de fevereiro, em Manaus, para tratamento de anemia hemolítica autoimune. “O quadro da paciente agravou-se após contração da covid-19, quando passou a respirar por aparelhos, vindo a falecer em dia 9 de abril. De acordo com o atestado de óbito, a indígena faleceu em decorrência de insuficiência respiratória aguda por covid-19; anemia hemolítica autoimune; e lúpus eritematoso sistêmico”.

O indígena da etnia Tikuna morreu hoje. Ele chegou a ser removido do Hospital de Tabatinga (AM) para tratar de bloqueio no coração na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Delphina Aziz (Manaus), mas não resistiu. “Em 25 de março, havia sido transferido para o Hospital Adriano Jorge e em 31 de março para o Hospital Francisca Mendes, referência em Cardiologia. Durante o período de tratamento hospitalar, o teste para covid-19 acusou positivo, o que agravou ainda mais seu quadro”, diz nota do Ministério.

Primeiro caso

Na noite de quinta-feira (9) morreu o jovem yanomami, de 15 anos de idade, que testou positivo para a covid-19 e havia sido internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista. Desde sexta-feira (3) ele recebia cuidados em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei), que atende a região, ele era natural da aldeia Rehebe, nos domínios da Terra Indígena Yanomami, mas passou a residir no município de Alto Alegre, a 87 quilômetros (km) da capital. O motivo da mudança para a Terra Indígena Boqueirão foi dar continuidade aos estudos do ensino fundamental. Ainda segundo o Dsei, o adolescente morava com uma liderança indígena.

Edição: Bruna Saniele | Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

“Desenvolvimento não pode significar destruição”, afirmou Célia Xakriabá, em audiência que debateu os  impactos da geração de energia e petróleo em terras indígenas

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (8) uma audiência pública para discutir os impactos da geração de energia sobre terras indígenas no Brasil. A iniciativa, proposta pela deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), reuniu representantes de ministérios, organizações indígenas, entidades ambientais e lideranças parlamentares no Plenário 12 da Casa.  

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Câmara debate impactos de hidrelétricas, petróleo e renováveis em terras indígenas

Audiência pública expõe as tensões entre expansão energética e a proteção de povos originários, com foco em salvaguardas ambientais e direitos constitucionais A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (8) uma audiência pública para discutir os impactos da geração de energia, em suas diversas formas, sobre terras indígenas no Brasil.

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ExxonMobil consolida ‘petroestado’ em meio a denúncias ambientais na Guiana

Petroleira norte-americana transforma país em um dos maiores produtores de petróleo do mundo. No entanto, a expansão veio à custa do aumento da desigualdade, da flexibilização de regras ambientais, da queima irregular de gás e da crescente influência estrangeira sobre o país. Por InfoAmazonia | ODS 15, ODS 7 • Publicada em 8 de abril de 2025 – 09:01 • Atualizada em 8 de abril

Leia Mais »

Comunidade de Samambaia debate impactos da UTE Brasília em encontro no CRAS da Expansão

Projeto da usina ameaça escola pública, meio ambiente e segurança alimentar da população local, alertam organizações Na semana passada (01/4),  o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Expansão da Samambaia foi palco de um encontro promovido pela Rede Social Samambaia, que reuniu servidores públicos e membros da sociedade civil para discutir os impactos socioambientais da proposta de construção

Leia Mais »