+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Legislativo sedia lançamento do programa nacional de proteção a ativistas ambientais

Ação foi realizada em parceria do Instituto Internacional Arayara com a Frente Parlamentar Mista Ambientalista e em Defesa de Territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, coordenada pelo deputado Marcelino Galo (PT).
A Assembleia Legislativa sediou, nesta quinta-feira (11), o lançamento do programa nacional Defensores dos Defensores na Bahia. A iniciativa tem como objetivo oferecer proteção a ativistas engajados em causas como meio ambiente e direitos humanos.
No Parlamento baiano, a ação foi realizada em parceria com a Frente Parlamentar Mista Ambientalista e em Defesa de Territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, coordenada pelo deputado Marcelino Galo (PT), e o Instituto Internacional Arayara, responsável pelo programa.
Na abertura do evento, realizado no plenarinho da ALBA, Marcelino Galo destacou a importância de debater a proteção aos defensores socioambientais diante das ameaças que enfrentam diariamente. “A realidade nos cobra um programa como esse. Lideranças vivem uma rotina marcada pelo assédio no trabalho de militância a favor da vida e da natureza. São conflitos por água, terra e, agora, por fontes de energias renováveis”, contextualizou.
Ele ressaltou que o programa já teve atos de lançamento no Distrito Federal e em São Paulo, e que a Bahia é o terceiro estado a receber a iniciativa. “A Bahia é um estado muito grande, diverso e com muitos conflitos, sejam agrários ou ligados à implantação de energias renováveis. Tudo isso leva à violação de direitos de comunidades, que são representadas por lideranças que precisam de suporte e apoio diante das situações de assédio e agressão”, afirmou.
O fundador do Instituto Internacional Arayara, Juliano Bueno, explicou que a entidade atua há 34 anos no Brasil e no exterior. Segundo ele, a Bahia está entre os cinco estados com maior quantidade de casos de perseguição a ativistas. “Este programa tem um dever de casa: salvar vidas. Ele se soma aos esforços do Estado, mas mantém a autonomia que a sociedade civil necessita”, disse.
PRINCÍPIOS DE PROGRAMA
O gerente jurídico e coordenador do programa, Lucas Kannoa, detalhou o funcionamento da ação, que engloba princípios de proteção, treinamento, pesquisa e parcerias. “O objetivo é colaborar com políticas públicas existentes, que muitas vezes não conseguem atender aos anseios da sociedade. É uma iniciativa que garante proteção efetiva a ambientalistas e defensores dos direitos humanos”, explicou.
Kannoa acrescentou que a iniciativa oferece suporte jurídico, acolhimento humanitário, apoio financeiro e assistência psicológica, permitindo que os ativistas desenvolvam seu trabalho com segurança. “O programa tem porta aberta e qualquer pessoa pode se inscrever pelo site, preenchendo um formulário para pré-análise”, completou.
O evento contou com a participação de vereadores, ativistas, especialistas em direito ambiental e representantes de comunidades afetadas por conflitos diversos. Entre os convidados que integraram a mesa de debate estava a vereadora Eliete Paraguassu (Psol), representante da comunidade quilombola de Ilha de Maré.
Ela destacou sua experiência com ameaças e afirmou ter sido beneficiada pelo projeto. “Sou uma das mulheres em ameaça e fui beneficiada pelo Projeto Arayara. É um projeto muito importante. Todos os dias somos violentados em nome do capital”, disse.
Também participaram da mesa de honra o vereador Thor de Ninha, de Alagoinhas; o professor Júlio Rocha, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba); e Maurício Reis, representando a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

Fonte: ALBA

Foto: Reprodução / PauloMocofaya/ AgênciaALBA

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Lobby compromete negociações sobre fim dos combustíveis fósseis

Posições nacionais contrárias ao mapa do caminho para o fim dos combustíveis fósseis têm forte atuação de lobistas, avaliam especialistas. Uma questão se arrasta desde conferências do clima anteriores à COP30: a presença massiva de lobistas da indústria dos combustíveis fósseis. Belém recebeu mais de 1.600 deles, mostrou uma uma análise da coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO), um número maior que

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘Chance de crescer’ e ‘atrapalhava quem produz’: o que pensa a bancada do agro sobre o novo licenciamento ambiental

Medida Provisória que restabelece dispositivos vetados por Lula e amplia flexibilizações foi aprovada na Câmara na terça Os deputados Zé Vitor e Capitão Alberto Neto defendem o texto  Câmara Aprova MP que Flexibiliza Licenciamento Ambiental; Críticos Alertam para Riscos A Câmara aprovou a Medida Provisória que flexibiliza o licenciamento ambiental, restaurando trechos vetados por Lula. O Senado deve votar em

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘O canto da sereia do lobby dos fósseis e os interesses políticos superaram a razão e a ciência climática’

Entrevista com Nicole Figueiredo Oliveira e Juliano Bueno | BRASIL A CIVICUS discute a cúpula climática COP30 com Juliano Bueno e Nicole Figueiredo Oliveira, diretor técnico e diretora executiva do Instituto Internacional Arayara, uma organização brasileira que trabalha pela distribuição justa e sustentável de recursos. Entre 10 e 22 de novembro, Belém sediou a COP30 no coração da Amazônia brasileira,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licença Ambiental Especial passa no Senado e segue para sanção

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, a Medida Provisória 1.308/2025, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelos governos federal e estadual. A matéria segue para a sanção da Presidência da República. Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou 63 trechos do Projeto de Lei nº 2.159/2021, que institui a Lei Geral

Leia Mais »