+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Edital Comunica Aê! #SalveaCostaAmazônica

O Instituto Internacional Arayara, por meio deste edital, convida e apoia uma pessoa jovem comunicadora da Amazônia legal para marcar presença nos “Diálogos Amazônicos”!

📍 Local: Hangar Centro de Convenções, Belém/PA 🗓️ 4 a 6 de agosto de 2023

🔗 INSCRIÇÕES:
Preencha seus dados no formulário: https://forms.gle/Nc55sAYrGGwiamq79

OBJETIVO:
Fortalecer o engajamento regional com a temática da campanha #SalveaCostaAmazônica, por meio da cobertura em tempo real das atividades dos Diálogos Amazônicos e envio dos conteúdos para o time de comunicação da ARAYARA.

TEMAS:
A ideia é focar nos debates sobre o desenvolvimento justo e sustentável da região, especialmente em relação à exploração de combustíveis fósseis, clima e economia sustentável.

APOIO FINANCEIRO:
O selecionado receberá um auxílio de até R$3.500 (três mil e quinhentos reais) para cobrir despesas de transporte, hospedagem, alimentação e conexão com a internet móvel durante os Diálogos Amazônicos.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR:
Idade entre 18 e 35 anos;
Experiência com ativismo socioambiental na Amazônia;
Habilidades de comunicação comprovadas através de links de atividades realizadas ou perfis em redes sociais;
Possuir aparelho smartphone em bom funcionamento;
Diversidade é valorizada: preferencialmente, a pessoa deve representar a diversidade regional (nascida na região Norte e Nordeste, mulheres e/ou pessoas LGBTQIAPN+; indígenas, quilombolas e/ou ribeirinhas têm mais chances de serem selecionadas).

PROCESSO DE SELEÇÃO:
Envio das candidaturas via formulário até às 23h59min do dia 30 de julho de 2023 (horário de Brasília).
Análise das candidaturas considerando o histórico de ativismo comunicacional na Amazônia e a justificativa do interesse em participar do evento.
Entrevistas com as pessoas pré-selecionadas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Texto curto descrevendo sua trajetória de ativismo comunicacional na Amazônia
Justificativa do interesse em participar dos Diálogos Amazônicos;
Nome completo;
Data de Nascimento
Número de CPF;
Número de RG;
Endereço de residência completo;
Número de telefone (WhatsApp);
Endereço de E-mail;
Nome de usuário de perfis nas redes sociais em que está ativo (que devem ser perfis públicos);
Modelo do telefone celular com câmera que utilizará para a cobertura.

RESULTADO:
O resultado da seleção será divulgado no dia 02/08/2023 no site e nas redes sociais do Instituto Internacional Arayara.

OBSERVAÇÕES:
A cobertura do evento nas redes sociais deve ser ética e responsável, seguindo os princípios do Instituto Internacional Arayara.
A pessoa selecionada deverá mencionar o Instituto nos seus posts e materiais de comunicação sobre os Diálogos Amazônicos.
Caso a pessoa selecionada represente um coletivo, é necessário formalizar vínculo com o Instituto Internacional Arayara para uso compartilhado dos materiais.

🌍 Faça parte dessa missão histórica pela preservação da Amazônia! Sua voz é essencial!

#PartiuDiálogosAmazônicos #SalveaCostaAmazônica #MarSemPetroleo

Instituto Internacional Arayara: Promovendo conexões para a preservação da Amazônia!

 

Atualização!!! A jovem comunicadora Tay Silva é a escolhida do nosso primeiro edital COMUNICA AÊ!

Agradecemos muuuuito todas as inscrições que tivemos, foram centenas de pessoas sensacionais que com certeza tem todo o potencial para a missão de comunicar os Diálogos Amazônicos e ficaremos felizes em continuar dando mais fomento para toda a galera se engajar!

Mas a grande escolhida de hoje é @_pretay que conquistou a banca e é a grande escolhida desse edital! Olha só o texto de justificativa enviado por ela antes de A-RRA-ZAR na entrevista:

“Vejo os Diálogos Amazônicos como a primeira grande oportunidade da sociedade civil amazônica protagonizar os debates e espaços de tomada de decisão, mostrando nossas potencialidades, diversidades e subjetividades. Que somos muito mais do que a visão de satélite, somos povos, comunidades, culturas capazes e necessários nesses espaços.

Acredito que construir estratégias e ações em comunicação voltado para este espaço, é garantir um registro histórico do caminho que trilharemos na Amazônia até a COP30, mas também, e sobretudo, além dela.

Para mim, participar dos Diálogos Amazônicos, com a oportunidade de ter uma garantia que valoriza a minha presença enquanto comunicadora, bem como uma cobertura horizontal e sensível, é reconhecer o caminho ancestral que me traz até aqui, sobretudo como um corpo político, subvertendo construções que são desenhadas a partir das desigualdades sociais e históricas. Reivindicando lugar, vez e intervenção também no território digital, criando reconhecimento com o público que irá acompanhar a cobertura.

Assim, seria uma honra participar desse espaço, uma vez que entendo como mais uma oportunidade de expandir teias de conhecimentos compartilhados que me fortalecem enquanto amazônida e me traz mais um lugar para intervir e refletir sobre as construções coletivas na Amazônia como um corpo que não só participa, mas que é ativo.”

Fique ligado e acompanhe tudo sobre os Diálogos Amazônicos nos próximos dias! ✨

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Blick auf COP30: Studie benennt Geldgeber für Extraktivismus in Lateinamerika

Urgewald nennt Banken und Investoren hinter neuen Öl- und Gasprojekten. 138,5 Milliarden Dollar Kredite seit 2022. 92 Prozent aus dem Ausland. Banco Santander vorn, Deutsche Bank mit 3,4 Milliarden Das Titelbild der neuen Studie der Umweltorganisation Urgewald vor der COP30 Berlin/Belém. Fünf Wochen vor dem UN-Klimagipfel in Belém (COP30) zeigt eine neue Studie der deutschen NGO Urgewald das Ausmaß der Öl-

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Pemex y Petrobras encabezan la expansión petrolera en América Latina

América Latina y el Caribe atraviesan una etapa de acelerada expansión en proyectos de petróleo y gas, liderada tanto por compañías internacionales como por empresas estatales emblemáticas de la región, como Pemex en México y Petrobras en Brasil. Sin embargo, esta tendencia avanza en dirección contraria a los compromisos climáticos internacionales y representa serios costos ambientales y sociales, de acuerdo con el informe “El rastro

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ¿Qué bancos financian la expansión petrolera en ecosistemas clave de América Latina y el Caribe?

Un informe de Amazon Watch y aliados detalla cómo los grandes bancos internacionales financian empresas que realizan obras gasíferas y petroleras en la Amazonía y sitios centrales de los océanos Atlántico y Pacífico. El estudio explica que los bancos contradicen sus propias políticas para proteger la Amazonía. Fuente: Mongabay, 1 de octubre de 2025. Entre 2022 y 2024, 298 bancos

Leia Mais »

Audiência pública no Congresso discutirá impactos socioeconômicos da exploração do petróleo

Na próxima quarta-feira (09/10), às 10h, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza a audiência pública “Impactos da exploração do petróleo no desenvolvimento socioeconômico”, no Anexo II, Plenário 03 da Câmara dos Deputados. O Instituto Internacional ARAYARA estará presente ao lado de outros representantes da sociedade civil, organizações socioambientais e comunidades diretamente afetadas pela indústria petrolífera.

Leia Mais »