+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Ibama nega licença para usina térmica bilionária de “rei do gás”

Projeto da UTE Brasília, da Termo Norte, prevê 1.470 MW de potência instalada; autarquia ambiental citou impactos para escola e para rio no DF

Com 1.470 MW (megawatts) de potência e usando gás natural, o projeto é orçado em R$ 6,5 bilhões e tem como sócio o empresário baiano Carlos Suarez, conhecido como “rei do gás”.

Com o indeferimento, a UTE Brasília fica impedida de participar do LRCAP (leilão de reserva de capacidade), que o Ministério de Minas e Energia organiza para os próximos meses.

A licença foi negada em despacho assinado nesta quarta-feira (15) pelo presidente da autarquia, Rodrigo Agostinho, que seguiu um parecer da área técnica.

De acordo com Agostinho, a diretoria de licenciamento do Ibama identificou “lacunas significativas de informação” e “impacto direto e irreversível” sobre a Escola Classe Guariroba, instituição pública que atende cerca de 560 estudantes em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.

A remoção da escola representaria “grave prejuízo pedagógico, social e cultural, contrariando o interesse público e o direito fundamental à educação”, segundo o despacho.

Além disso, o presidente do Ibama citou “elementos de sensibilidade ambiental relevantes”, como a pressão sobre o rio Melchior, indicado para captação e descarte de efluentes. Ele é classificado como “curso d’água Classe 4”, com parâmetros incompatíveis com novas cargas poluidoras.

Outro ponto levantado no documento é que o projeto da usina depende do gasoduto São Carlos-Brasília, que transportaria o gás natural e tem licença ambiental vencida há mais de seis anos.

O Instituto Arayara, organização que acompanha o caso desde 2024, avalia que a mobilização comunitária foi determinante para o aprofundamento da análise técnica.

Para Juliano Bueno, diretor técnico do Instituto Arayara e conselheiro do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a decisão representa um marco no licenciamento ambiental federal.

“O parecer do Ibama reforça a necessidade de alinhar a matriz energética à segurança hídrica, à saúde pública e aos compromissos climáticos internacionais”, afirma.

O instituto avalia que a decisão ocorre em sintonia com a tendência global de descarbonização e com as discussões que serão retomadas na COP30, em Belém, onde o futuro das termelétricas e a transição energética deverão ganhar destaque nas negociações multilaterais.

CNN procurou a Termo Norte, mas a empresa ainda não fez comentários sobre o indeferimento da licença.

Fonte: CNN

Foto: Reprodução – CNN

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Sob críticas de ambientalistas, Lula pede que ministérios elaborem ‘mapa do caminho’ nacional para transição energética

Medida que fala em ‘redução gradativa dos combustíveis fósseis’ vem em meio às repercussões sobre exploração na Margem Equatorial e três semanas após o fim da COP30, quando elaboração de documento semelhante para o mundo foi prometida pela presidência brasileira Por Lucas Altino e Luis Felipe Azevedo — Rio e Belém 08/12/2025 12h57 O presidente Lula determinou que ministérios elaborem,

Leia Mais »

POSICIONAMENTO: Não se financia solução ampliando o problema

O Instituto Internacional ARAYARA vê com profunda preocupação o fato de o despacho presidencial propor que a transição energética brasileira seja financiada justamente pelas receitas provenientes da exploração continuada de petróleo e gás. Trata-se de uma contradição estrutural: não é coerente — nem sustentável — financiar a superação dos combustíveis fósseis com a ampliação da sua própria extração. Essa lógica

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Congresso inclui em MP brecha para asfaltamento da BR-319, via na Amazônia que gerou bate-boca de senadores com Marina

A Licença Ambiental Especial (LAE), aprovada pelo Senado anteontem, contém uma brecha para a liberação da pavimentação da rodovia BR-319 em até 90 dias. A obra, que corta o coração da Amazônia, é apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao mesmo tempo em que é criticada por ambientalistas,

Leia Mais »

URGENTE | Leilão do Pré-Sal: ARAYARA cobra governança pública e popular e defesa da soberania energética e climática

O Instituto Internacional ARAYARA vem a público manifestar profunda preocupação com a atual estratégia da Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que insiste na entrega de seus ativos para acionistas privados e estrangeiros, em flagrante contradição com a emergência climática e a própria abundância de reservas nacionais já conhecidas. Esse contra senso é agravado diante da necessidade de que

Leia Mais »