+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Ibama nega licença para usina termelétrica no DF que ligaria gasoduto entre Goiânia e SP

Projeto da Termo Norte Energia é barrado por riscos ambientais, segundo parecer técnico

O Ibama negou a licença prévia para a construção de uma usina termelétrica no Distrito Federal, proposta pela empresa Termo Norte Energia Ltda. O empreendimento previa uma ligação entre Goiânia e Brasília, ao longo do gasoduto iniciado em São Carlos (SP).

A decisão foi publicada nesta quinta-feira (16) com base no Parecer Técnico nº 132/2025, documento que também inviabiliza outras três termelétricas — UTE Bonfinópolis, UTE Centro-Oeste e UTE Brasil Central —, com áreas somadas superiores a 2 mil hectares.

Todos os projetos estavam vinculados ao Gasoduto Brasil Central, planejado para conectar São Carlos a Brasília e abastecer as usinas com gás natural. O processo de licenciamento do gasoduto, no entanto, está vencido há mais de seis anos.

Segundo a ONG Arayara, a operação das quatro usinas poderia gerar mais de 12 milhões de toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e), além de causar risco de contaminação e ocorrência de chuvas ácidas.

Em nota enviada ao R7 Planalto, a UTE Brasília informou ter recebido o parecer técnico e declarou que “avalia detalhadamente o conteúdo e os fundamentos apresentados pelo órgão ambiental”.

“Após a análise, a companhia definirá as medidas cabíveis dentro do prazo legal e, se necessário, apresentará recurso conforme a legislação vigente”, comunicou a empresa.

 

Fonte: R7 Planalto

Foto: Reprodução – Termonorte/R7

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: La Cop 30 tra delusioni e iniziative dal basso

Si è conclusa la Cop 30 (Conferenza Onu sul Clima) svoltasi a Belém, una delle città simbolo dell’Amazzonia, che avrebbe dovuto dare sistematicità ai temi di mitigazione, adattamento e investimenti ma che, ancora una volta, per l’influenza dei lobbisti (https://volerelaluna.it/ambiente/2025/11/21/cop-30-la-carica-de-lobbisti-delle-multinazionali-del-petrolio/) e dei paesi produttori di petrolio, arabi in testa, ha dato frutti deludenti, malgrado la forte spinta del Presidente Lula che, da metà Conferenza

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Após COP30, sanção da MP do carvão provoca críticas e expõe contradições na agenda climática brasileira

ARAYARA repudia manutenção de subsídios bilionários a térmicas a carvão até 2040 e alerta para impacto climático, econômico e regulatório A sanção integral da Medida Provisória 1.304, convertida na Lei nº 15.269/2025, reacendeu o debate sobre coerência climática e políticas públicas para o setor elétrico no Brasil. Publicada em 24 de novembro, no primeiro dia útil após o encerramento da COP30,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Governo veta ressarcimento a eólica e solar para não afetar tarifa, mas mantém incentivos ao carvão

Para setor, vetos não resolveram questões importantes incoerentes com o cenário atual de transição energética O governo federal vetou, pelo menos, 10 trechos da Medida Provisória nº 1304, de 11 de julho de 2025, que tem o objetivo de modernizar o marco regulatório do setor elétrico. Entre os pontos derrubados estão o dispositivo que previa ressarcimento, via encargos na conta

Leia Mais »