Projeto da Termo Norte Energia é barrado por riscos ambientais, segundo parecer técnico
O Ibama negou a licença prévia para a construção de uma usina termelétrica no Distrito Federal, proposta pela empresa Termo Norte Energia Ltda. O empreendimento previa uma ligação entre Goiânia e Brasília, ao longo do gasoduto iniciado em São Carlos (SP).
A decisão foi publicada nesta quinta-feira (16) com base no Parecer Técnico nº 132/2025, documento que também inviabiliza outras três termelétricas — UTE Bonfinópolis, UTE Centro-Oeste e UTE Brasil Central —, com áreas somadas superiores a 2 mil hectares.
Todos os projetos estavam vinculados ao Gasoduto Brasil Central, planejado para conectar São Carlos a Brasília e abastecer as usinas com gás natural. O processo de licenciamento do gasoduto, no entanto, está vencido há mais de seis anos.
Segundo a ONG Arayara, a operação das quatro usinas poderia gerar mais de 12 milhões de toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e), além de causar risco de contaminação e ocorrência de chuvas ácidas.
Em nota enviada ao R7 Planalto, a UTE Brasília informou ter recebido o parecer técnico e declarou que “avalia detalhadamente o conteúdo e os fundamentos apresentados pelo órgão ambiental”.
“Após a análise, a companhia definirá as medidas cabíveis dentro do prazo legal e, se necessário, apresentará recurso conforme a legislação vigente”, comunicou a empresa.
Fonte: R7 Planalto
Foto: Reprodução – Termonorte/R7