+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Grandes petrolíferas lucraram quase 2 trilhões de dólares em três décadas

Grandes petrolíferas como a BP, Shell, Exxon e Chevron lucraram perto de dois trilhões de dólares durante as últimas três décadas, assegura o “The Guardian”. Os lucros são provenientes da exploração de reservas de petróleo, gás e carvão, que agora começam a ser escassas e a levar o planeta ao colapso climático.

De acordo com uma análise do ‘The Guardian’, realizada por especialistas dos EUA, o impacto da extração dos combustíveis já era conhecido em 1990 por líderes políticos e pela indústria, mas os lucros falaram mais alto, e em três décadas as quatro empresas já acumularam 1,991 trilhão de dólares em lucro.

A análise realizada pela entidade nos EUA mostrou que a Exxon foi a mais lucrativa nos anos em análise, perfazendo um total de 775,2 bilhões de dólares. Só durante a década de 2000-2009, a Exxon Mobil conseguiu lucrar 353 bilhões de dólares, enquanto nesta última década amealhou 285,2 bilhões de dólares.

A Shell ficou em segundo lugar como a mais lucrativa, com um total de 523,6 bilhões de dólares. O maior período lucrativo também verificou ser a década de 2000 a 2009, com um lucro de 239,8 bilhões de dólares.

Para o cientista climático Michael Mann, o impacto ambiental da extração de combustíveis fósseis na Austrália são exemplo para o mundo. “Aqui em Sydney, onde vimos recordes de secas, calor, incêndios e inundações, este relatório fornece uma lembrança preocupante de que estamos todos pagando o preço dessa exploração. Para que algumas empresas possam continuar a ter lucros gigantes, pagamos o preço através de uma crise climática”, afirmou.

Fonte: Jornal Economico

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Dois Biomas, Um Clima: Painel Expõe a Interdependência Amazônia-Cerrado e a Destruição por Commodities

A saúde da Amazônia depende intrinsecamente do Cerrado, e a destruição de um bioma não pode ser isolada da crise do outro. O painel “Two biomes, one climate: The Amazon-Cerrado connection”, realizado na quarta-feira, 19 de novembro, trouxe essa premissa para a programação do ARAYARA Amazon Climate Hub. O evento, proposto pelo Centro de Análises de Crimes Climáticos (CCCA), da

Leia Mais »

Linha de frente Global: vitórias e riscos contra fósseis

A resistência ao petróleo e ao carvão no Sul Global é uma luta contínua, onde vitórias judiciais históricas garantem o direito à consulta, mas a ameaça de exploração permanece. Essa foi a principal lição do evento “Frontline on Fossil Fuels”, realizado na quarta-feira, 19 de novembro, no ARAYARA Amazon Climate Hub. Moderado por Kjell Kuhne (LINGO), o painel reuniu líderes

Leia Mais »

Especialistas Debatem a Pobreza Energética e a Crise Climática que Oprime a Amazônia

Em meio aos dias de calor extremo na capital paraense, a discussão sobre a vulnerabilidade da Amazônia ganhou urgência. O evento “Justiça Energética e Direitos em Tempos de Crises na Amazônia”, realizado na noite de terça-feira, 18 de novembro, no ARAYARA Amazon Climate Hub, reuniu especialistas e lideranças para debater como os eventos climáticos extremos e a ineficiência do sistema

Leia Mais »

A armadilha do gás e o subsídio bilionário do carvão

Debate no Arayara Climate Hub expõe a contradição fóssil do Brasil.  Enquanto líderes globais na COP30 debatem o fim dos combustíveis fósseis, o Brasil segue consolidando uma política energética que privilegia o gás e o carvão em detrimento das renováveis, impondo altos custos ambientais e econômicos ao consumidor. Essa contradição foi o tema central do evento “From Coal to Gas:

Leia Mais »