+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

‘Emergência climática’ é eleita a ‘Palavra do ano’ pelo Dicionário Oxford

A “Palavra do ano” de 2019, segundo o Dicionário Oxford, é “emergência climática”. Ela foi divulgada nesta quarta-feira (20) e, segundo o próprio dicionário britânico, o uso do termo aumentou mais de 100 vezes desde setembro de 2018. Os dados foram coletados em um banco com milhões de palavras em inglês.

Como é escolhida a palavra do ano?

Todos os anos, a editora elege a palavra que, naquele período, atraiu um grande interesse.

As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no “potencial duradouro” e na “significância cultural”.

“A palavra ‘clima’ tem sido fundamental para 2019 e aparece em várias frases importantes, mas a ‘emergência climática’ se destaca por vários motivos. Estatisticamente falando, isso representa uma nova tendência para o uso da palavra ‘emergência’”, disse a equipe do dicionário.

Ainda segundo o Oxford, a escolha do termo em pesquisas científicas sobre questões climáticas influenciou o aumento do uso neste ano. Um artigo recente, assinado por 11 mil cientistas e 153 países, alertou que “os pesquisadores têm uma obrigação moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer ameaça catastrófica”.

O jornal “The Guardian” escolheu editorialmente o uso do termo “emergência climática” no lugar de “mudanças climáticas”. A ideia é reforçar que os impactos do aquecimento global já estão acontecendo no planeta.

O termo foi escolhido a partir de uma lista com outras expressões relacionadas ao assunto: “ação climática”, ” crise climática”, “negação climática”, “eco-ansiedade”, “ecocídio”, “extinção”, “aquecimento global”.

“Este foi um ano fascinante para a palavra ‘clima’, e vemos isso especialmente na maneira como as pessoas que falam o inglês passaram a combiná-la com outras palavras”, disse Casper Grathwohl, presidente da empresa do Oxford.

Fonte: G1

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Crise do clima chega aos tribunais

País é o segundo em número de casos. Decisões de cortes internacionais reforçam ações contra a energia fóssil No cenário de combate ao desmatamento e transição energética com eliminação gradual de combustíveis fósseis, a ação judicial movida em outubro por um conjunto de ONGs e movimentos sociais contra a licença ambiental para pesquisas de petróleo na Bacia da Foz do

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Grupos de ativistas levam defesa do ambiente para a esfera jurídica

Brasil atualmente está atrás somente dos Estados Unidos em número de ações, de acordo com levantamento de centro filiado à Columbia University No cenário de combate ao desmatamento e transição energética, a ação judicial movida em outubro por um conjunto de ONGs e movimentos sociais contra a licença ambiental para pesquisas de petróleo na foz do Amazonas sinaliza a expansão

Leia Mais »

LAE: Congresso enterra licenciamento ambiental brasileiro

POSICIONAMENTO – INSTITUTO INTERNACIONAL ARAYARA Hoje (2), o Congresso Nacional deve decidir um tema que afeta diretamente a vida de todas as brasileiras e brasileiros: preservar o pouco que ainda resta do licenciamento ambiental — já enfraquecido pela derrubada, em 27 de novembro, de 52 dos 63 vetos do presidente Lula à nova Lei Geral do Licenciamento — ou abrir

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Arayara: liderazgo ambiental e innovación en la COP30

Arayara presentó en Belém el Monitor de Energía, una herramienta que promete revolucionar la transparencia en el sector energético brasileño. Durante la COP30, busqué temas y debates sobre la transición energética. Fue en Arayara donde encontré discusiones de alto nivel sobre los océanos, el tratamiento de residuos, el derecho ambiental y la justicia social. Pero lo que más me llenó

Leia Mais »