+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Coalizão Não Fracking Brasil participa do Dia de Campo

Evento aconteceu em Nova Colinas e contou com falas da COESUS sobre os impacto do fracking

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

O evento Dia de Campo, realizado em Novas Colinas, Maranhão, no dia 23 de setembro de 2022, reuniu cerca de 50 produtores familiares na propriedade do Sr. Domingo Leão. A iniciativa, promovida pela AGERP – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, contou com a participação da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, que ministrou uma palestra sobre os impactos do fracking na produção familiar.

O foco principal do evento foi a produção de mandioca e diversos produtores rurais compartilharam suas experiências sobre o plantio, manejo, colheita e outras especificações relacionadas à cultura. Durante as discussões, alguns produtores procuraram a equipe da COESUS para abordar os impactos diretos causados pelo fracking em suas atividades agrícolas. Eles expressaram preocupações e questionaram sobre alternativas viáveis para geração de energia em suas propriedades.

A técnica da COESUS, Suelita Röcker, explicou sobre as energias renováveis e ressaltou a importância de buscar alternativas sustentáveis, que não comprometam a saúde das pessoas e o meio ambiente. Além disso, uma representante da CAIXA Econômica Federal, presente no evento, indicou possíveis opções de financiamento para que os produtores pudessem instalar sistemas de energias renováveis em suas propriedades.

O Dia de Campo também contou com a presença do prefeito de Novas Colinas, Josei Rego Ribeiro, da vice-prefeita, Mariana Pinto Ribeiro e de vereadores locais. Durante o encontro, a COESUS aproveitou a oportunidade para dialogar com os representantes do poder público e convidá-los a participar de uma sessão pública que ocorreu no mesmo dia.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Oficina debate impactos da mineração oceânica e infraestrutura costeira no Sudeste brasileiro

Evento reúne especialistas, comunidades tradicionais e ambientalistas para discutir ameaças socioambientais e geopolíticas no contexto da mineração marinha e da COP30 Pesquisadores, ativistas, comunidades tradicionais e representantes da sociedade civil se reuniram na última quarta-feira (21) para discutir os impactos da mineração oceânica e dos grandes empreendimentos de infraestrutura sobre os territórios costeiros. A oficina integrou o Projeto Conexões Costeiras

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Especialista ambiental expressa preocupação com “PL da Devastação”

Projeto deve retornar à Câmara para nova votação Por Valentina Rocha O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira, 21, com 54 votos favoráveis e 13 contra, o Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, que propõe mudanças nas regras do licenciamento ambiental no país. Se aprovado quando retornar à Câmara e for sancionado, a proposta, que ficou popularmente conhecida como “PL da

Leia Mais »

PL da Devastação: governo libera bancada no Senado

Sob a justificativa de simplificar o conjunto de normas ambientais, ontem (21), o Projeto de Lei nº 2.159/2021 foi aprovado nesta noite no Senado Federal, apesar da intensa mobilização entre ambientalistas, especialistas e organizações da sociedade civil. Apelidado de “PL da Devastação” e “mãe de todas as boiadas”, o projeto agora retorna à Câmara para nova votação. Foram 54 votos

Leia Mais »