+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Coalizão Não Fracking Brasil participa do Dia de Campo

Evento aconteceu em Nova Colinas e contou com falas da COESUS sobre os impacto do fracking

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

O evento Dia de Campo, realizado em Novas Colinas, Maranhão, no dia 23 de setembro de 2022, reuniu cerca de 50 produtores familiares na propriedade do Sr. Domingo Leão. A iniciativa, promovida pela AGERP – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, contou com a participação da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, que ministrou uma palestra sobre os impactos do fracking na produção familiar.

O foco principal do evento foi a produção de mandioca e diversos produtores rurais compartilharam suas experiências sobre o plantio, manejo, colheita e outras especificações relacionadas à cultura. Durante as discussões, alguns produtores procuraram a equipe da COESUS para abordar os impactos diretos causados pelo fracking em suas atividades agrícolas. Eles expressaram preocupações e questionaram sobre alternativas viáveis para geração de energia em suas propriedades.

A técnica da COESUS, Suelita Röcker, explicou sobre as energias renováveis e ressaltou a importância de buscar alternativas sustentáveis, que não comprometam a saúde das pessoas e o meio ambiente. Além disso, uma representante da CAIXA Econômica Federal, presente no evento, indicou possíveis opções de financiamento para que os produtores pudessem instalar sistemas de energias renováveis em suas propriedades.

O Dia de Campo também contou com a presença do prefeito de Novas Colinas, Josei Rego Ribeiro, da vice-prefeita, Mariana Pinto Ribeiro e de vereadores locais. Durante o encontro, a COESUS aproveitou a oportunidade para dialogar com os representantes do poder público e convidá-los a participar de uma sessão pública que ocorreu no mesmo dia.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »