Coalizão Energia Limpa debate sobre racismo energético e transição justa na COP 27 - Instituto Internacional Arayara
+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Apresentando-se pela primeira vez em uma Conferência das Partes, a Coalizão expõe contexto e panorama brasileiro sobre racismo energético

 

A Coalizão Energia Limpa marca sua presença na COP 27 com debate “Racismo Energético e Ambiental – Soluções a partir da Transição Energética Justa, Popular e Inclusiva”, ao lado de entidades ambientais e de direitos humanos, dentro da COP 27 no Brazil Climate Action Hub, dia 09 de novembro. O evento conta com a participação de representantes do Instituto Internacional Arayara, Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e Frente para Nova Política Energética, com mediação do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

 

Será abordada a necessidade da mudança de princípios para assegurar a transição energética, ou seja, o empenho de justiça social, econômica, energética, a inclusão e democracia participativa, além das evidências de injustiça do modelo convencional. A diretora executiva da Arayara, Nicole Figueiredo de Oliveira, contextualizará o atual panorama sobre racismo energético e ambiental brasileiro. “A transição justa vai muito além de assegurar direitos dos trabalhadores”, ressalta Oliveira, “deve-se promover a economia ecológica regenerativa, o incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a descentralização, e a geração de energia barata e diversa”.

 

Outros temas também debatidos pela mesa serão os impactos territoriais de projetos de energias fósseis, o impacto social do aumento tarifário da eletricidade em decorrência do aumento do uso de energias fósseis, a análise da universalização do acesso a energia e a estimativa de populações sem acesso a eletricidade em comunidades remotas e isoladas na Amazônia, além do papel da energia solar distribuída para a inclusão energética.

 

SERVIÇO 

 

Racismo Energético e Ambiental – Soluções a partir da Transição Energética Justa, Popular e Inclusiva

ONDE: Brazil Climate Action Hub, COP 27 

QUANDO: Dia 09/11/22

HORÁRIO: 17h45 às 18h45 (Egito) / 12h45 às 13h45 (horário de Brasília)

 

PARTICIPANTES

Arayara.org: Nicole Figueiredo de Oliveira (Online)

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB): Paulo Tupiniquim

Frente Por uma Nova Política Energética: Joilson Costa

Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA): Ricardo Baitelo

Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ): Célia Cristina da Silva Pinto

 

MEDIAÇÃO

Instituto Clima e Sociedade (iCS): Amanda Ohara