+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Carla Zambeli deve presidir Comissão de Meio Ambiente da Câmara

Ex-partido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o PSL vai presidir a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, espaço onde são debatidas todas as questões ambientais de nível nacional e internacional de interesse do Brasil, além de ser peça-chave na definição de parâmetros para a regulação ambiental.

O PSL tem até amanhã para indicar à Mesa Diretora da Câmara qual dos seus parlamentares ocupará o cargo, conforme determinação do Presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). Até a atual magistratura, a presidência da Comissão tradicionalmente é ocupada por parlamentares próximos a movimentos sociais defensores da natureza. 

Disputam  a nomeação Carla Zambeli (SP) e, correndo por fora, o deputado Coronel Chrisóstomo (RO). Zambeli, que foi vice-líder do do Governo na Câmara entre julho e setembro de 2020, possui amplas chances de vitória. No seu currículo parlamentar ela exibe a participação  nas Frentes da Telessaúde,  em Defesa do Comércio de Material de Construção e da Cadeia Produtiva do Coco.

Uma das principais declarações anti-ambientais de Zambeli ocorreu em 2019, quando ela discursava em evento organizado pela ONU, em Berlim, para discutir a internet.

“O mundo pensava que a Amazônia estava queimando e os incêndios estão sendo descobertos como criminosos”. “Ongs, que supostamente deveriam estar protegendo, estavam colocando fogo na Amazônia para criminalizar um governo que é novo, de direita”. “Nunca a Amazônia queimou tão pouco”, afirmou.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2019 e 20 o Brasil bateu, sucessivamente, seus recordes de queimadas, emissão de gases de efeito estufa e desmatamento.

 “Assim, o governo vai construindo, com o PSL governista, na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Meio Ambiente, a artilharia para “proteger” as boiadas e avançar na destruição do que a Constituição de 1988 determinou no tocante à proteção de direitos ao meio ambiente e de povos indígenas”, avalia Rubens Born, engenheiro e advogado, especialista em meio ambiente e colaborador do Fórum brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para Desenvolvimento e Meio Ambiente.

“É necessário analisar a indicação de Carla Zambeli em meio a outros elementos do contexto recente, como a eleição dos presidentes da Câmara (Lira) e do Senado (Rodrigo Pacheco, DEM-MG) e a entrega aos dois, pelo Presidente Bolsonaro, de uma pauta de interesse do governo, que inclui o desmonte de direitos para indígenas e o meio ambiente”, afirmou Rubens Born.

Nessa lista, Born também inclui “a questão de mineração em terras indígenas (o Projeto de Lei 191), os PLs de licenciamento ambiental de interesse do agronegócio e de outros setores extremamente pouidores e degradadores, inclusive os setores de mineração, de petróleo e gás, além dos PLs que visam a dar vida à extinta Medida Provisória da grilagem, que eles chamam de regularização fundiária”.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Painel Expõe Lobby do Gás e Desmascara a Falsa Transição Energética na América Latina

A expansão desenfreada do gás natural e a urgência de uma Transição Justa foram o foco do painel “Reducción de emisiones de metano en los sectores energía y residuos desde los principios de la Transición Justa”, realizado no ARAYARA Amazon Climate Hub. O debate, organizado por entidades latino-americanas de defesa ambiental, expôs como a indústria fóssil avança no continente, ignorando

Leia Mais »

Belém em Alerta: Painel na COP30 Expõe Racismo Ambiental e o Legado de Violações em Grandes Eventos

A crise climática não é apenas ambiental, é uma crise de direitos humanos, e o seu impacto recai de forma desproporcional sobre populações negras, periféricas e de baixa renda. Essa foi a tese central do debate “Racismo Ambiental e os Impactos Locais de Grandes Eventos: O Caso de Belém e a Justiça Climática Territorial”, promovido pela Anistia Internacional Brasil no

Leia Mais »

Falsa Transição: Debate no Amazon Climate Hub Denuncia Lobby do Gás e a Criação de “Zonas de Sacrifício”

A expansão do gás natural liquefeito (GNL) e as manobras políticas para consolidar a indústria fóssil foram o foco do debate “Zonas de Sacrifício e Falsa Transição: impactos da Infraestrutura de GNL e dos jabutis do gás” no ARAYARA Amazon Climate Hub. O evento, promovido pela Coalizão Energia Limpa, IEMA e Equal Routes, reuniu especialistas para desmascarar a narrativa de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ibama arquiva último projeto de usina a carvão mineral no país

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou, nesta segunda-feira (10/11) o arquivamento em definitivo do processo de licenciamento para a construção da Usina Termelétrica (UTE) Ouro Negro, em Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. Este era, até então, o último projeto para um empreendimento fóssil de carvão mineral no país em análise pelo

Leia Mais »