Steven van Gucht, chefe de doenças virais do Instituto Belga de Saúde, relatou em uma entrevista coletiva um caso de transmissão do coronavírus de uma pessoa para um gato. A informação é do The Brussels Times.
“Recentemente, a Faculdade de Medicina Veterinária de Liege relatou que uma infecção por coronavírus foi confirmada em um gato. O felino morava com seu dono, que começou a mostrar sintomas do vírus uma semana antes do animal”, disse Van Gucht.
O animal, disse ele, “tinha diarreia, vômito e dificuldade em respirar, e o vírus foi encontrado pelos pesquisadores nas suas fezes”.
“Queremos enfatizar que este é um caso isolado. Não há indicação de que isso seja comum. Além disso, neste caso, é uma transmissão de humano para animal, e não o contrário. O risco de transmissão de animal para humano é muito pequeno”, ele acrescentou.
As autoridades disseram que este é o único caso conhecido na Europa de um animal infectado, embora já existam dois em Hong Kong.
Em 20 de março, as autoridades de Hong Kong confirmaram que um segundo cão estava infectado com a Covid-19. Trata-se de um pastor alemão que morava na mesma casa com uma pessoa infectada e isolada.
Fonte: RT