+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Audiência pública debate subsídios ao carvão e alternativas para uma transição energética justa

Parlamentares, especialistas e sociedade civil se reúnem para debater os impactos dos subsídios ao carvão e a coerência entre as  políticas energéticas e as metas climáticas assumidas.

Na quinta-feira, 18 de setembro, das 11h às 12h30, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir os subsídios públicos destinados à geração de energia a partir do carvão mineral e seus impactos socioambientais, econômicos e climáticos.

O debate é uma iniciativa do mandato da deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) e contará com a presença de representantes do Instituto Internacional ARAYARA, Observatório do Carvão Mineral, Frente Nacional de Consumidores de Energia, Observatório da Mineração, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

De acordo com o requerimento apresentado pela deputada, o Brasil destinou, entre 2020 e 2024, uma média anual de R$1,07 bilhão em subsídios para a produção de eletricidade a partir do carvão mineral, valor 4,5 vezes maior do que o destinado às energias renováveis no mesmo período. Os dados são do relatório Boom and Bust Coal 2024, do Global Energy Monitor em parceria com o ARAYARA.

“O Brasil tem a oportunidade de liderar a transição energética na América Latina, mas ainda gasta bilhões sustentando uma fonte poluente, cara e incompatível com os compromissos climáticos do país. E quem mais sente, são os consumidores brasileiros, que acabam pagando essa conta e são os que mais sofrem com as consequências climáticas”, afirma John Wurdig, coordenador de Transição Energética do Instituto Internacional ARAYARA.

A audiência também será espaço para debater o Veto 3, relativo à Lei das Eólicas Offshore, que suprime dispositivos que beneficiam carvão e gás natural até 2050, e o PL 219/2025, que propõe a proibição definitiva de subsídios ao carvão mineral no setor elétrico.

A deputada Talíria Petrone aponta, no requerimento da audiência pública, que “diante desse cenário, é fundamental um debate amplo e transparente na Câmara dos Deputados, com a participação de especialistas, representantes do governo, setor energético e sociedade civil”.


Serviço:
Audiência Pública – Subsídios ao carvão: impactos socioambientais e caminhos para uma transição energética justa
Data: Quinta-feira, 18 de setembro
Horário: 11h às 12h30
Local: Comissão de Legislação Participativa, Câmara dos Deputados

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ministério ignora críticas no próprio governo e mantém carvão em leilão de energia

O Ministério de Minas e Energia manteve a possibilidade de usinas a carvão participarem do próximo leilão de reserva de capacidade de energia. A decisão, às vésperas da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), foi tomada sob críticas de ambientalistas, entidades de defesa do consumidor e de outras pastas do governo. O carvão desperta preocupação por ser uma

Leia Mais »

Nota de Distrato sobre Subsídios a Termelétricas a Carvão na MP nº 1.304/2025

Manifestação contrária à inclusão de incentivos financeiros a usinas poluentes em tramitação na Comissão de Medidas Provisórias do Senado Federal, em defesa da transição energética justa e da sustentabilidade ambiental O Instituto Internacional ARAYARA e o Observatório do Carvão Mineral manifestam seu mais veemente repúdio a possibilidade dos Senadores da República incluírem na  Medida Provisória n° 1304, de 2025 subsídios

Leia Mais »

LRCAP 2026: nota de desagravo é emitida contra a portaria do MME que prevê leilão de usinas a carvão 

O Instituto Internacional ARAYARA, organização dedicada à justiça climática e à transição energética justa e sustentável, divulgou, ontem (27), uma nota de desagravo contra a Portaria Normativa nº 118/2025 do Ministério de Minas e Energia (MME), publicada em 23 de outubro. A medida estabelece as diretrizes e sistemáticas para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2026, que inclui a

Leia Mais »

ARAYARA apresenta contribuições à Carta do Bioma Pampa e crítica retrocessos ambientais no Rio Grande do Sul

Organização cobra coerência climática do governo estadual, denuncia arquivamento do Zoneamento Ecológico-Econômico e propõe inclusão de medidas sobre mineração do carvão, emergência climática e povos indígenas O Instituto Internacional ARAYARA, referência em justiça climática e transição energética justa, apresentou suas contribuições à consulta pública da Carta do Bioma Pampa, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por

Leia Mais »