+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA passa a integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Cornélio Procópio

O Instituto Internacional ARAYARA agora faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (CODUR) de Cornélio Procópio, no Paraná. A entidade, reconhecida por sua atuação na defesa ambiental, será representada pela ambientalista e professora Izabel Cristina Marson.

O CODUR reúne representantes do poder executivo, da sociedade civil e de diversas entidades, desempenhando um papel estratégico na organização e modernização das áreas urbana e rural do município. Segundo Marson, a participação da ARAYARA permitirá a construção de ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir o desenvolvimento sustentável.

Além da ARAYARA, o conselho contará com a participação de outros representantes da sociedade civil organizada, como Yassuo Curiaki, do Instituto Prevenir, e João Ataliba de Rezende Neto, da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

Região de destaque e desafios ambientais

Cornélio Procópio já esteve no centro de debates ambientais. Localizado no Norte Pioneiro do Paraná, o município está a 97,3 quilômetros da Usina Termelétrica (UTE) Figueira, que opera há mais de seis décadas e acumula um histórico de graves problemas ambientais. Segundo o estudo “Usina Termelétrica Figueira: Impactos da Queima do Carvão Mineral em Figueira-PR”, a unidade é considerada um dos maiores casos de contaminação radioativa e tóxica já registrados no Brasil.

“O empreendimento representa sérios riscos para as comunidades próximas e para o meio ambiente, incluindo a contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas”, alerta Juliano Bueno de Araújo, diretor técnico da ARAYARA.

Pioneirismo contra o fracking

O município também se destaca por sua postura ambientalmente responsável. Em 2016, por iniciativa da sociedade civil organizada, o município proibiu a concessão de alvarás para o fracking, técnica de fraturamento hidráulico usada na extração de gás de xisto e altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública.

O Brasil possui a décima maior reserva de gás do mundo, mas a oposição ao fracking tem avançado significativamente. Desde 2016, a ARAYARA, por meio da Coalizão Não Fracking Brasil (COESUS), lidera a campanha Não Fracking Brasil, que já resultou na sanção da primeira lei anti-fracking do país, no Paraná, em 2019, e na proibição da técnica em Santa Catarina no mesmo ano.

Mais recentemente, em dezembro de 2024, a Justiça Federal suspendeu a exploração de gás de xisto no Recôncavo Baiano, marcando um avanço na luta contra o fracking. Atualmente, a técnica já foi proibida por lei em 391 municípios e dois estados brasileiros devido aos seus graves impactos ambientais.

Araújo ressalta que a integração da ARAYARA ao CODUR representa um reforço significativo para Cornélio Procópio. “Apesar da vitória na luta contra o Fracking, a região Sul do Brasil enfrenta desafios cada vez maiores e catástrofes resultantes das mudanças climáticas, além dos impactos diretos e indiretos da cadeia carbonífera. Agora, estamos ainda mais próximos desta comunidade, prontos para contribuir ativamente com o desenvolvimento sustentável e com ações de mitigação e adaptação climática”, afirma.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Nota de esclarecimento – Conferências Municipais do Meio Ambiente RS

Esclarecemos que o levantamento da ARAYARA, divulgado no Portal Zero Hora e contestado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foi realizado a partir da obtenção dos dados da sua própria plataforma, disponível em: 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Brasil Participativo.  Neste levantamento, realizado no dia 26 de janeiro de 2025, o estado do Rio Grande

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: O Leilão de Reserva de Capacidade e a necessária reforma do setor elétrico brasileiro

O leilão é uma medida de caráter paliativo, resultado de uma série de desequilíbrios do setor que convive com o excesso de subsídios e benesses para vários segmentos Anton Schwyter é Economista, mestre e doutorando em Energia, gerente de Energia, Clima e Geociências do Instituto Internacional ARAYARA Com o objetivo de garantir a segurança do suprimento elétrico em momentos de

Leia Mais »

ARAYARA passa a integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Cornélio Procópio

O Instituto Internacional ARAYARA agora faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (CODUR) de Cornélio Procópio, no Paraná. A entidade, reconhecida por sua atuação na defesa ambiental, será representada pela ambientalista e professora Izabel Cristina Marson. O CODUR reúne representantes do poder executivo, da sociedade civil e de diversas entidades, desempenhando um papel estratégico na organização e

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Nicole Oliveira participa programa TVGGN 20 Horas

“O que foi prometido foi desmontado, e a verdade mais difícil de engolir é que Trump saiu do Acordo de Paris e promoveu agressivamente o petróleo. Agora, vemos no Brasil uma política semelhante, incentivando a expansão da indústria petrolífera, quando deveríamos descarbonizar a economia para conter o caos climático”, destacou a diretora executiva do Instituto Internacional ARAYARA, durante uma participação

Leia Mais »