+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Programa Defensores dos Defensores chega a São Paulo dia 25 de março

Iniciativa do Instituto Internacional ARAYARA visa proteger ambientalistas ameaçados no Brasil e América Latina.

O Instituto Internacional ARAYARA lança na próxima terça-feira, (25/3), em São Paulo, o Programa Defensores dos Defensores, iniciativa que busca proteger ativistas ambientais ameaçados no Brasil e na América Latina. O evento será realizado na Defensoria Pública da União de São Paulo, reunindo representantes da sociedade civil, especialistas, lideranças comunitárias e parlamentares. O programa oferecerá suporte jurídico, humanitário e psicológico, além de atuar na prevenção de ameaças e no fortalecimento de redes de proteção.

O lançamento contará com a participação dos diretores do Instituto Arayara, Nicole Oliveira (diretora executiva) e Juliano Bueno (diretor técnico), e envolverá debate com a participação do Cacique Awa Tenon Degua, coordenador-geral da ARPINSUDESTE; do Defensor Regional de Direitos Humanos do Estado de São Paulo (DPU), Dr. Murillo Martins; da socióloga, ambientalista, professora da PUC-SP, Marijane Vieira Lisboa; da defensora de direitos humanos e meio ambiente, coordenadora do Instituto Zé Claudio e Maria, Claudelice Silva Santos; debate este sob a mediação de Ana Claudia Mielke, Coordenadora do Intervozes.

“O programa ‘Defensores dos Defensores’ surge para transformar a realidade e garantir a proteção daqueles que lutam por um futuro mais justo e ambientalmente responsável”, afirma Juliano Bueno.

A diretora executiva da ARAYARA, Nicole Figueiredo de Oliveira, destaca a urgência da iniciativa, alertando para a falta de proteção estatal aos defensores ambientais. “O Estado deveria garantir a segurança dessas pessoas, mas, muitas vezes, é ele próprio quem promove ou se omite diante das violações. Nosso programa nasce para oferecer o suporte necessário para que os ativistas possam continuar lutando por seus direitos, seus territórios, suas famílias e suas vidas”, disse.

O programa terá cinco eixos centrais: Treinamento, Estruturação, Defesa, Parcerias e Pesquisa. “Com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, o programa oferece suporte emergencial, assistência jurídica e psicológica, a fim de promover o acolhimento e a proteção efetiva de ativistas”, destaca Heloisa Simão, integrante da equipe do programa.

O Instituto também tem planos para expandir o programa para todos os 5.570 municípios brasileiros, garantindo assistência contínua a ambientalistas e comunidades ameaçadas.

Serviço:
Evento: Lançamento Programa Defensores dos Defensores
Data: 25/03/2025
Local: Auditório da Defensoria Pública da União – São Paulo (SP)
Horário: 14h às 17h
Inscrições gratuitas: https://defensoresclimaticos.org/
Transmissão ao vivo: youtube.com/@ArayaraOficial

Fonte: Plurale

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

POSICIONAMENTO: TFFF, uma das iniciativas mais ambiciosas e controversas no financiamento climático global

Proposto pelo Brasil e lançado oficialmente durante a COP 30 em Belém. Este mecanismo busca mobilizar recursos permanentes para conservação de florestas tropicais através de um modelo financeiro que combina capital público e privado. O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou essa iniciativa pela primeira vez durante a COP 28 em Dubai (2023). Liderado pelo Brasil

Leia Mais »

Especialistas discutem o avanço da litigância climática na  defesa povos e meio ambiente

A independência do judiciário e o livre exercício da profissão jurídica continuam sob ameaça em muitos países. Juízes, promotores e advogados enfrentam ataques, intimidações, detenções arbitrárias e até assassinatos. A declaração de Margaret Satterthwaite, Relatora Especial da ONU, abriu a “Oficina de Litigância Climática: da Investigação aos Casos Práticos”, realizada nesta terça-feira (18/11) no Amazon Climate Hub, marcando um debate

Leia Mais »

Quem Paga a Conta da Crise Climática? pesquisa evidencia peso da crise climática sobre mulheres

Para revelar o trabalho feito pelas mulheres e traduzir em números e propostas de políticas públicas, a Hivos, em parceria com o WRI e com pesquisadores da Rede Vozes pela Ação Climática (VAC), lançou os resultados da pesquisa “Custos Sociais e Econômicos da Mudança do Clima sobre Domicílios liderados por mulheres: Evidências do Brasil e da Zâmbia (2022–2025)”. A apresentação

Leia Mais »

Além da Impunidade: COP30 Debate Responsabilidade Estatal e Reparação Climática na Amazônia

A crise climática na Amazônia não é apenas uma questão de desmatamento, mas um resultado direto da impunidade empresarial e da omissão estatal frente à expansão extrativista. O evento “Responsabilidades de los Estados frente a la impunidad de las empresas para garantizar un clima seguro y una transición justa fuera de fósiles y con justas reparaciones para países amazónicos”, realizado

Leia Mais »