+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Marcha azul junta centenas em Nice para proteger o oceano

Centenas de pessoas desfilaram hoje pelo passeio pedonal junto às praias de Nice, sul de França, na chamada “Marcha Azul”, durante a qual pediram que se protejam os oceanos.

Sob o lema “Proteger os oceanos, proteger a vida”, eram muitos os que envergavam cartazes em inglês e em francês com mensagens como “Proteger significa proteger”, “Todos conseguimos reflorescer o oceano”, “Respeito”, “Parem as máquinas, parem a exploração mineira do fundo mar”.

“Amazónia livre do petróleo e do gás” era outro cartaz empunhado por responsáveis do Instituto Arayara, que explicaram à Lusa que a bacia da foz do Rio Amazonas está em perigo já que “há muita pressão para a exploração por parte de empresas petrolíferas”.

Também elementos da associação A Seat for the Sea explicaram que vieram a esta manifestação para “lutar contra a exploração do mar profundo”, gritando “deixem a natureza como ela é”.

Esta mobilização foi promovida por uma coligação de organizações liderada pela Seas At Risk, da qual é membro a portuguesa associação Zero, que também participou.

Além de organizações não governamentais, participaram comunidades locais e costeiras, pescadores de pequena escala, representantes de povos indígenas e cidadãos preocupados com o futuro do oceano.

Ao longo do trajeto – entre a Plage Lenval e a Plage du Centenaire – foram visíveis medidas de segurança com policia de intervenção e policia a cavalo.

A Marcha Azul acontece quando se assinala o Dia Mundial do Oceano e na mesma cidade que a partir de segunda-feira vai acolher a terceira Conferência do Oceano das Nações Unidas (ONU).

A conferência pretende ser mais um passo para que se ponha em prática o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14: Conservar e utilizar de forma sustentável o oceano e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

A ONU considera que a mobilização e o envolvimento de todos são vitais para acelerar a ação no domínio do oceano, transformando-o em economias sustentáveis.

Fonte: RTP

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Estrutura e Sobrevivência: Parlamentares na COP30 Debatem o Papel da Escola como Centro de Adaptação Climática

A escola precisa ser mais do que um local de ensino: deve se tornar um ponto central de adaptação e resiliência diante da crise climática. Este foi o foco do painel “Educação, Parlamento e Cidades: Construindo Adaptação Climática no Brasil”, realizado nesta quinta-feira (13), no ARAYARA Amazon Climate Hub durante a COP30. O encontro reuniu vereadores e deputados de grandes

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Lula precisa vetar prorrogação dos subsídios às usinas a carvão

Não há justificativa técnica, econômica, social ou ambiental para manter esses incentivos É urgente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corrija o erro mais flagrante cometido pelo Congresso com a aprovação da Medida Provisória 1.304: a prorrogação dos incentivos às usinas termelétricas a carvão até 2040. Não há justificativa técnica, econômica, social ou ambiental para manter os subsídios. O carvão

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Críticos de Foz do Amazonas veem contradição de Lula e usam COP30 para buscar apoio contra petróleo

Ministério Público, indígenas e ONGs defendem compromisso mais ambicioso pelo fim dos fósseis Exploração da Margem Equatorial foi alvo de protestos desta terça (11) durante reunião diplomática Belém (PA) e Rio de Janeiro Durante discursos na COP30 (a conferência sobre mudança climática das Nações Unidas), o presidente Lula (PT) defendeu o fim dos combustíveis fósseis. Grupos que defendem a medida

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Arayara pede a Lula veto a projeto pró-carvão

Instituto Arayara alerta que projeto ameaça compromissos climáticos do Brasil na COP30 ao ampliar subsídios a termelétricas a carvão De acordo com o presidente da Arayara, Juliano Bueno de Araújo, estudos realizados pelo Instituto e pelo Observatório do Carvão Mineral indicam que, se aprovado, o projeto pode adicionar, no mínimo, R$ 2,5 bilhões por ano à conta de energia dos brasileiros, atingindo entre R$ 76

Leia Mais »