+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Especialista ambiental expressa preocupação com “PL da Devastação”

Projeto deve retornar à Câmara para nova votação

Por Valentina Rocha

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira, 21, com 54 votos favoráveis e 13 contra, o Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, que propõe mudanças nas regras do licenciamento ambiental no país. Se aprovado quando retornar à Câmara e for sancionado, a proposta, que ficou popularmente conhecida como “PL da Devastação”, eliminará a obrigatoriedade de licenciamento para diversas atividades de alto impacto, além de permitir licenças automáticas por meio da internet, sem análise técnica prévia. Organizações alertam que isso enfraqueceria a fiscalização e aumentaria os riscos de tragédias ambientais como as de Mariana e Brumadinho.

O diretor técnico do Instituto Internacional Arayara, maior organização da América Latina no que tange à mitigação e redução de danos decorrentes de questões climáticas e ambientais, o advogado e engenheiro ambiental Juliano Bueno de Araújo, avalia que a aprovação da Emenda 120 nas comissões do Senado (CMA e CRA) poderia fragilizar o licenciamento ambiental justamente para atividades com alto potencial poluidor e grandes emissões de gases de efeito estufa, como é o caso das usinas termelétricas a gás fóssil ou carvão mineral.

“Licenças simplificadas para empreendimentos desse porte não garantem segurança energética — ao contrário, abrem margem para insegurança jurídica, ao permitir o funcionamento de projetos com pouquíssima avaliação de seus impactos ambientais e sociais. Araújo ressalta que é indispensável manter o licenciamento trifásico — prévio, de instalação e de operação — com suas devidas renovações ao longo do tempo. “Qualquer flexibilização nesse processo coloca em risco não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública e os compromissos climáticos do país”, destacou Araújo.

Na última segunda-feira, 19, o Observatório do Clima, do qual a ARAYARA faz parte, entregou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, uma carta com mais de 100 páginas com análises técnicas sobre o PL. O documento aponta inconstitucionalidades, ameaça à segurança jurídica e impactos severos como aumento da poluição, do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa. A entidade pede que o Senado revise o texto e garanta um licenciamento robusto e alinhado aos compromissos climáticos do Brasil, especialmente às vésperas da COP-30.

Fonte: Veja

Foto: reprodução/ Veja/ Edilson Rodrigues /Agência Senado

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: 1º EJUV: Qual o papel do jornalismo climático e do ativismo digital para o enfrentamento às mudanças climáticas?

A primeira edição do Encontro Nacional de Comunicadores, Ativistas Digitais e Juventudes (1°EJUV), organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, aconteceu entre os dias 23 e 24 de agosto no Armazém do Campo, na capital paulista. 160 jovens participaram do evento que contou com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), através

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Comissão debate impactos da indústria fóssil sobre a pesca

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará, na terça-feira (2), uma audiência pública para discutir os impactos do avanço da indústria fóssil, que reúne empresas e atividades ligadas à exploração e uso de petróleo, carvão mineral e gás natural, sobre a cadeia produtiva e o setor pesqueiro no país. O debate foi solicitado

Leia Mais »

Mobilidade limpa e sustentável em pauta no programa Ponto de Conexão

Na tarde de sexta-feira (29), o engenheiro ambiental John Wurdig, Gerente de Transição Energética do Instituto Internacional ARAYARA, participou ao vivo do programa Ponto de Conexão, exibido pelo canal Rede RS — novo veículo de jornalismo regional no Rio Grande do Sul, disponível no 11 da NET/CLARO e no 55.1 da antena digital. O tema do debate foi “Mobilidade Limpa:

Leia Mais »

ARAYARA participa de eventos preparatórios da COP30 e leva experiência em justiça climática aos debates

Esta última semana de agosto foi marcada por uma intensa agenda de atividades preparatórias para a COP30, reunindo sociedade civil, governo e especialistas em clima. O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente em diferentes espaços de discussão, contribuindo com sua expertise socioambiental e trazendo a perspectiva das juventudes, das comunidades tradicionais e da justiça climática. Juventude em destaque na Consulta Regional

Leia Mais »